Coordenadora do NETI ouviu Grupos vinculados ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI e propôs encontros semestrais


A Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, Professora Ana Maria Justo, esteve reunida com representantes de Grupos que compõem o Centro de Estudantes do NETI- CENETI na tarde de 24 de Outubro último, no NETI, quando conheceu a conjuntura e ouviu demandas de cada um deles. Foram convidados representantes do Blog integraNETI, Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs, Grupo de Encontros Culturais (GEC) e Coral Vozes da Ilha, além do Grupo de Convivência 5 de Maio, Grupo Renascer, A Hora da História e a Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC.
A Coordenadora defendeu a realização de encontros semestrais com os Grupos e propôs um relacionamento ainda mais estreito no que se refere às demandas de cada um deles. Nesse sentido, solicitou aos Grupos que desejarem enviar documentação à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, à Pró-reitoria de Extensão-PROEX /UFSC ou a demais órgãos, que antes submetam suas solicitações à Coordenação do NETI, especialmente à sua pessoa, como forma de melhor encaminhar as demandas e atendê-las. As Enfermeiras Bárbara Tavares e Michele Medeiros colaboraram na conversa, que chega ao Blog em detalhes, no relato de Bárbara Tavares.

“Foi uma tarde descontraída e cheia de “histórias pra contar”. O encontro iniciou com uma conversa descontraída com a coordenadora Ana Maria Justo, do NETI - Universidade Aberta da Pessoa Idosa (NETI-UNAPI) da Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (PROEX/UFSC) dizendo boas-vindas, falando sobre a receptividade do NETI-UNAPI em escutar a todos, da necessidade de todos se manterem atualizados, bem como para fazer uma roda de conversa, sendo uma relação recíproca amigável. Aproveitou para falar que deseja fazer encontros semestrais com todos os grupos.



Grupo A Hora da História destacou sua atividade intergeracional

O Grupo A Hora da História (antigos Era uma Vez e Vovó conta História), fundado em 1997, coordenado pela Dulcirene, foi representado pela Margarete que também participa do Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG) e de atividades socioeducativas do NETI. Ela falou sobre a história do grupo, destacou sua importância para o NETI, que a atividade está aberta aos estudantes e egressos da atividade socioeducativa “Contação de Histórias” da professora Marilda do NETI. O grupo se  encontra todas as segundas-feiras, pela tarde, podendo ocorrer no próprio NETI ou na casa de uma das integrantes. Falou que o grupo possui registro (caderno) de identificação com nomes dos integrantes. Destacou que elas contam suas diversas histórias com muita criatividade para o público infantil, sendo portanto, uma importante atividade intergeracional.

Coral Vozes da Ilha admitiu ter sido afetado pela Pandemia e disse estar aberto a novas vozes  

Em seguida, Dona Eddy Frantov, coordenadora do Coral Vozes da Ilha e do Grupo de Artesanto Abelhinhas Artesãs, falou sobre o Coral Vozes da Ilha que foi fundado em 2008, sendo registrado pela UFSC. Um orgulho para ela e seus integrantes! Também participaram do encontro representando o coral: Ana e Maria Elisabeth. Eddy Frantov falou que o Coral Vozes da Ilha é composto atualmente somente por 28 pessoas idosas e que a pandemia afetou consideravelmente o retorno ou a entrada de novas pessoas acima de 50 anos de idade. O Coral também faz apresentações referindo a cultura nordestina (possui 25 músicas), açoriana (20 músicas), bem como tem apresentação no estilo “seresta”, “seresteiros da Ilha” (25 músicas) e no estilo Clara Nunes. Eles estão com agenda cheia! Podem participar pessoas acima de 50 anos, mesmo sem saber cantar,  fazem ensaio todas as sextas-feiras, no centro ecumênico da UFSC, das 14h às 16h. Também possuem registro de todos os integrantes. É ou não é um espatáculo de cultura e vida?


GEC reconheceu que falta de espaço para a atividade limita novas adesões

Você gosta ou não de discutir, assistir a filmes? Ah, eu também! Em seguida Dona Cida, participante do PICG e coordenadora do Grupo de Encontros Culturais (GEC) explanou sobre a história do grupo, do cinedebate, da antiga coordenadora Mônica. Falou que estão com dificuldades para conseguir um espaço maior e ventilado ao mesmo tempo na UFSC, pois o antigo lugar que faziam seus encontros, não pode ser utilizado, devido ser sem ventilação. Se fosse na biblioteca central como era antes) com certeza poderiam aceitar mais integrantes. Também estava presente representando o GEC a Graciela Baigorria. No momento estão com 30 integrantes, ativos, apresentam e discutem sobre os filmes selecionados “a dedo”, pois são grandes conhecedoras dessa arte. Falou também da importância da socialização do café matinal, ocorrido em todos os encontros, que ocorrem todas as segundas-feiras no auditório do NETI. Possuem ficha com registro de todas as participantes.



Blog integraNETI explorou robustez do Projeto e pediu prioridade na transição de comando  

Na sequência, mesmo longe fisicamente, ela parece que está muito perto da gente! Vanda Araújo esteve representando o Blog integraNETI.  Com sua fala assertiva, falou sobre como o Blog foi se estruturando no ano de 2017, sendo lançado no Fórum/Encontro Estadual de Santa Catarina de 2017. Tem orgulho de falar que o blog surgiu durante o Curso de Formação de Monitores de Ação Gerontológica (CFMAG) entre os anos de 2017 e 2018. Ressaltou a importância da formação de um novo conselho, da agilidade no processo de transição de comando e também pediu ajuda ao CENETI nesse sentido. Falou que no momento está coordenando tudo sozinha e que conta a ajuda da dona Cida (Maria Aparecida Ferreira), Graciela Baigorria e Janete Becker (egressas) e da enfermeira Bárbara Tavares para conseguir publicar matérias atualizadas e com veracidade. Expressou desejo de ter estudantes do próprio do NETI ajudando na pauta, reportagem e redação, na cobertura de fotos/vídeos dos eventos nos quais o NETI participa, além de pessoas que saibam atualizar as informações no Blog. Deu a dica de termos estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC auxiliando no Blog e os estudantes, pois faz-se necessário o protagonismo da pessoa idosa. Ressaltou que o Blog contabilizava mais de 130.782 visualizações desde seu lançamento, foram publicadas mais de 1202 postagens e que possuia 662 comentários, sendo publicadas mais de 20 matérias ao mês, em média e 240 matérias ao ano.

Grupo Renascer destacou atuação e empoderamento da mulher idosa

O Grupo Renascer foi representando pela fundadora e Coordenadora, Elsa Casalett, originado em 2014, após um convite da ex-coordenadora do NETI, Jordelina Schier. A Elsa nos trouxe um pouco da história do grupo e falou sobre o empoderamento de cada mulher idosa. Ela também oferece e coordena duas atividades socioeducativas no NETI: Yoga e Dança e Movimento. As aulas são todas as segundas-feiras, pela tarde, no Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Elas fazem apresentações em eventos e universidades. No momento são em 14 pessoas, mas normalmente seriam em 25. Falou que a pandemia afetou o retorno das pessoas idosas. Organiza em uma caderno a identificação de cada aluna. É visível o encantamento dela em relação a existência do grupo.

Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs falou de Projetos para 2023

Hum, quem gosta de mel? Eu também! Em seguida a Zilda representando o Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs falou junto de Dona Eddy Frantov. O grupo foi criado em 17 de dezembro de 2018 e está cadastrado na Assistência Social do Município de Florianópolis, bem como no Programa Florianópolis Feliz Idade. Elas trabalham fazendo peças de roupas para doar em várias instituições, fazem desde casquinho de lã a toucas. Aceitam doações de lãs, linhas, botões, tecidos, agulhas para tricô e crochê. O grupo é aberto para a comunidade 50 anos de idade ou mais e se reúnem todas as terças-feiras, das 14 às 17h no NETI. Também fazem apresentações de seus trabalhos em feiras da cidade e pela Prefeitura de Florianópolis com a Feira de Franklin Cascaes. São abelhinhas à frente de seu tempo, pois pensam para o ano que vem realizar minicursos para aperfeiçoar e ensinar novas pessoas que desejarem entrar. É ou não é uma explosão de doçura?

Presidente do CENETI elogiou iniciativa e antecipou vinda do Grupo A Hora da História para o Centro Estudantil

Você já participou de de um grêmio estudantil? Não? Então, aproveita e venha conhecer o Centro de Estudantes do NETI (CENETI). Ele é composto por estudantes e egressos do NETI, além dos grupos: Coral Vozes da Ilha, Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs, blog IntegraNETI, Grupo de Encontro Culturais. O CENTI estava representado pelo presidente Pedro Rogério Martins e pela Diretora Cultural Graciela Baigorria. Pedro agradeceu pela iniciativa desse encontro e pelo convite. Ele aproveitou para dar um spoiller de que o grupo A Hora da História fará parte do CENETI no ano que vem. Bons ventos a todos!


Coordenadora do NETI agradeceu aos Grupos e pediu atenção à hierarquia na condução das demandas

Ao final, foi solicitado pela coordenadora do NETI que todos os grupos que tivessem documentação para enviar a Reitoria, Pro-reitoria e demais órgãos fossem passados por ela antes,  assim ficará mais fácil de saber as demandas, o que precisamos fazer, enfim. Foi pedido que a produção de cards esteja acompanhada de um pequeno texto ou se for para o Blog, um texto mais completo. O encontro encerrou-se com agradecimentos e com um novo ar de boas-vindas a todos!
Forte abraço

Texto elaborado pela Enfermeira Bárbara e revisto pela equipe do NETI

Fotos cedidas pela Enfermeira Michele Medeiros

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI