Prossegue até 18/11 pesquisa do IBRAG/Uerj sobre doenças de Alzheimer e Parkinson, aplicada a alunos da UnATI.Uerj

 


O Departamento de Genética do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes – IBRAG da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Uerj, realiza desde 31 de Outubro último e até o próximo dia 18/11, Projeto de Pesquisa voltado às Doenças de Alzheimer e Parkinson juntos aos alunos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj. A pesquisa está sendo aplicada no Campus da Uerj/Maracanã e a participação é voluntária. Confira o texto abaixo, do jornalista Marcos Teodoro.



Olá Amigos(as)

demência é um um declínio cognitivo que descreve principalmente a perda da memória, da capacidade intelectual, do raciocínio e das competências sociais estando assim associado à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia e – no caso dos 60+ -, diretamente associada a Doença de Alzheimer.

Alzheimer e Parkinson são as Doenças do Envelhecimento mais prevalentes no mundo, ambas afetam o sistema nervoso central - tanto Alzheimer como Parkinson são doenças neurodegenerativas, progressivas e sem cura; a medida que evoluem, seus sintomas se tornam cada vez menos controláveis.

Em função dessa realidade, Estudos e Pesquisas destacam ser de suprema importância que o diagnóstico médico seja realizado em uma fase inicial - quando os primeiros sintomas aparecem -, garantindo assim que a pessoa que tem uma condição tratável seja diagnosticada e acolhida corretamente.

E uma dessas Pesquisas em andamento é a realizada pelo Departamento de Genética do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Uerj junto aos 60+ da UnATI.Uerj – e que tem como objetivo a identificação de biomarcadores para as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Incialmente realizado junto aos Pacientes do Núcleo de Atenção ao Idoso da UnATI.Uerj agora o Projeto tem como foco os Alunos dos Cursos/Oficinas do Centro de Convivência da UnATI.Uerj, que para participar passarão inicialmente por uma entrevista explicativa, e após – estanho aptos -, realizarão uma coleta de sangue, urina e saliva, que seguirão para as análises no laboratório do Instituto.

Os principais critérios de inclusão no Projeto de Pesquisa são não possuir histórico de Doença de Alzheimer e nem de Parkinson; não possuir diabetes; ter hipertensão e depressão em controle – entre outros. 

Sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Cíntia Rebouças do Departamento de Genética do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Uerj a Pesquisa busca entender quais são os fatores biológicos que podem levar a uma maior predisposição em desenvolver as (02)Doenças - comparando Idosos doentes com Idosos saudáveis.

As duas primeiras etapas da pesquisa ocorreram dias 31 de Outubro e 03 de Novembro último. Interessados em participar desse importante Estudo poderão comparecer a UnATI.Uerj nas datas abaixo e horários, portando documento de identidade com foto: 

4ªFeira - Dia 16/11/2022
Às 11h e às 14h
Sala 10.131.01 – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã
 
6ªFeira - Dia 18/11/2022
Às 11h30min
Sala 10.131.01 – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã

Mais informações serão fornecidas pela Equipe do Projeto nos dias e horários listados. A participação é voluntaria – o exame é bem simples e sem custos.

Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj


(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI