Resgate de uma tradição: III Encontro Cultural do CENETI trouxe de volta o Varal Literário, que há anos não acontecia


O III Encontro Cultural do CENETI propiciou, entre outras atrações, a volta do Varal Literário, uma tradição na vida cultural do NETI, que há anos não acontecia. O Varal Literário reuniu escritoras ligadas à Academia de Letras do CENETI-ACLC, a Academias literárias no estado de Santa Catarina e novos talentos do NETI e do EJA.  Participaram do evento,  Ivonita di Concilio, autora do romance "Mescla" e da autobiografia "Uma Ponte, um Destino", também diretora geral da Academia de Canto e Letras-ACLC/CENETI; Rosaura Saraiva, presidente da Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC; Leda Monica Fialho de Oliveira, do Coral Vozes da Ilha; Adelia Maria Ribeiro, membro do Grupo de Encontros Culturais-GEC e Dona Maria Moraes de Andrade, aluna do EJA/NETI, autora do livro "Da enxada pro lápis", lançado em 2019. 




O Varal integrou a mostra "Revelação de Talentos", uma parceria entre o CENETI e a AMAG, da qual participaram membros do Grupo Abelhinhas Artesãs do NETI e alunos do EJA/NETI. A Coordenação foi da Diretora Cultural do CENETI, Graciela Baigorria.





"O III Encontro Cultural resgatou o Varal Literário que ficou desativado por cerca de sete anos", enfatizou Graciela Baigorria, diretora Cultural do CENETI.  
O Blog integraNETI não teve a oportunidade de ouvir todas as expositoras, mas conseguiu conversar com duas delas – Leda Monica e Adelia Ribeiro – que aqui falam de sua paixão pelas Artes, em especial pela Literatura e Poesia e de suas participações no Varal.

Leda Mônica levou livros em pintura tecido e declamou poema de sua autoria e de Fernando Pessoa

Lêda conta que levou para o Varal alguns livros escritos por ela contando um pouco da vida dos netos. Ganharam destaque “O livro da Júlia” (cor de rosa) , do “Neto Hugo” (na cor azul) e o livro “A Menina Encantada”, feito em tecido, com personagens todos feitos em pintura tecido, barbantes e bordados. A poetisa também levou para o Varal Literário cerca de 200 poemas pintados a mão. 


Mas, as atrações não pararam por ai: “Declamei um poema de minha autoria, de título “Solte- se!” e um poema de Fernando Pessoa, “Entre Árvores e Esquecimentos”, conta ela.


“Esposa, mãe e avó”, como gosta de ser apresentada, Leda tem paixão pela arte, canto, dança e pintura e diz que a poesia sempre fez parte de sua vida. Integrante do Coral "Vozes Que Não Calam" e do  Coral "Vozes da Ilha", ela tem diversos poemas dedicados a pessoas de relevância no NETI e também participa de Saraus em Academias Literárias.
“Foi uma linda e animada festa. Muita música, dança, histórias, teatro e poesias. Uma oportunidade de mostrar novos talentos, incentivar a criatividade, valorizar o trabalho artesanal e valorizar os dons dos Netianos da 3a idade. Amei participar”, diz a poetisa, nas suas impressões sobre o III Encontro Cultural.
Abaixo, uma série de 20 Poemas de temas como "Solte-se", "Fuja", "Pensando a Vida" "Alimento do Corpo e da Alma" e "CENETI", assinados por ela, ilustra a riqueza de material que a artista, coralista e poetisa expôs no Varal. 


Adelia Ribeiro estreou no Varal com poema inédito de nome "Encantamento"

Outra presença de destaque no Varal Literário foi a poetisa Adelia Ribeiro, que recitou o poema "Encantamento", de sua autoria e levou para o evento uma série de poemas inéditos.
Adelia é natural de Goiás, estudou Física com especialização em Física Médica, trabalhou no Hospital do Câncer, em Curitiba e após especialização em Antropologia Cultural, desenvolveu na Costa Rica pesquisa e estudos em Cultural Popular e Alimentação, Plantas Medicinais e Curandeirismo. Na Califórnia, estudou Alimentos Fermentados para a saúde. 

Declarando-se “Autodidata”, Adélia busca várias linhas de conhecimentos como Física Quântica e Ciências Contemplativa, Medicina Chinesa e Ayurveda.
Integrante ativa do GEC, onde a cada quinze dias assiste e debate filmes com o Grupo, a poetisa é apaixonada por artes, biodança e natureza. 
“Gostei muito de ter participado do Varal Literário. As lâminas que apresentei ficaram lindas e embelezaram o mural”, disse ela, ao compartilhar o poema que recitou no evento.

Poemas ilustrados embelezaram Exposição

Poemas inéditos, escritos entre Fevereiro de 2020 e Julho de 2020, com temas como "Reencanto", "A Grande Dança", "Pequenas Mortes" e "Entrega", mostrados abaixo, compuseram o painel da Poetisa no Varal Literário, em lâminas cuidadosamente elaboradas.

(VA)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI