NETI/UNAPI reviveu trajetória, pincelou futuro e homenageou 12 Categorias na celebração dos seus 40 anos



No dia 18 de Novembro o NETI festejou 40 anos de existência. Para comemorar, foi realizado ato solene no Auditório I da Reitoria da UFSC, pela manhã, e recepção aos convidados na parte da tarde, na sede do NETI, com o evento “NETI de Portas Abertas”. A cobertura é da enfermeira Bárbara Tavares, parceira de Conteúdo do Blog integraNETI e Cerimonialista no evento, que transitou por todos os ambientes da festa. A comemoração permitiu ao NETI revisitar sua história, antecipar status de Universidade - a partir de agora, a sigla passa a ser NETI/UNAPI - Universidade Aberta para as Pessoas Idosas - e teve seu ponto alto nas homenagens prestadas a quem caminhou junto nessa trajetória. Da Equipe de professores e facilitadores, à Equipe de Limpeza e Portaria, todos foram lembrados. Confira a beleza de festa protagonizada pelos netianos no relato de Bárbara Tavares!

PICG recepcionou com glamour e entusiasmo

O Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG) foi magnífico na recepção do evento, com seu glamour, simpatia e alegria. Suas integrantes foram as primeiras a receber a camiseta dos 40 anos do NETI. Elas também confeccionaram as bonecas Abayomis e organizaram as sacolas com o presente para os homenageados, além das bonequinhas de fuxico feitas pela Regina. Na recepção elas entregaram as Abayomis, foi um sucesso! Estiveram presentes Maria Aparecida (Cida), Pepa, Regina, Maria Cristina, Arlete, Maria Marcon, Urilda e Osmarina Souza (convidada). Os servidores Augusto, Arony, Carolina, Deise e Michele e o estagiário Ronielson ajudaram na organização, enquanto a enfermeira Bárbara ficou como cerimonialista.



Na manhã, iniciamos o ato solene na mesa diretiva com a participação da Reitora em exercício, Dilceane Carraro, que falou sobre a importância do NETI dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. Logo em seguida, a coordenadora do NETI, Ana Maria Justo falou sobre os 40 anos de existência do NETI e também sobre a equipe, que apesar de nova conseguiu realizar o evento.

“A construção desta celebração foi um trabalho em equipe, repleto de afeto e do carinho e respeito que cada um de nós tem pelo NETI e pela nossa universidade”.

Na sequência, o diretor do Centro de Estudantes do NETI (CENETI), Pedro Rogério Martins falou sobre a importância do trabalho iniciado pelas professoras Neusa Mendes e Lúcia Takase e sobre a visão de realizar trabalhos voltados à pessoa idosa ou pessoas com 50 anos ou mais.

O Coral Vozes da Ilha mais uma vez encantou com suas músicas, em especial o Hino do NETI, composto por Diana Pinheiro, em 2002.

Foi maravilhoso ouvir a professora Lúcia Takase que pontuou sua experiência no NETI ao longo desses 40 anos.








Com diversão e com direito a lembranças, as egressas do NETI desfilaram com as roupas que Dona Urilda Coutinho emprestou:

1. Urilda Coutinho (PICG e Coral) Roupa: Blazer Azul calça com blusa amarela e lenço NETI. Evento importante no Paula Ramos do MERCOSUL. Ano 2000

2. Maria Cristina (PICG) Roupa: Conjunto Alfaiataria em Azul com saia e lenço amarelo. Evento importante no Paula Ramos do MERCOSUL. Ano 2000.

3. Zeni (Coral) Roupa: Agasalho Azul UFSC com camiseta laranja. Ano 2001.

4. Fábia Bins Roupa: Camiseta Amarela do NETI confeccionada em comemoração aos 25 anos do NETI. Ano 2007

5. Ligia Gomes (Coral) Roupa: Agasalho cinza UFSC com camiseta branca, boné e Pasta azul. Usado nas atividades do PICG. Ano 2010.

6. Ana (Coral) Roupa: Conjunto vermelho (blazer e saia de alta costura) com lenço branco do NETI usado sempre em eventos sociais pelas integrantes do NETI.

Meados de 2014.

7. Doris (Grupo das Abelhinhas) Roupa: Conjunto Alfaiataria vermelho (Vestido e Blazer em alta costura) usados em eventos mais formais do NETI. Meados de 2015

8. Osmarina de Souza Roupa: terno preto, Grupo Literário Terceiro Tempo;

9. Maria Aparecida Ferreira (Cida) (PICG, GEC): desfilou com a camisa polo verde do Fórum e do Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

10.  Elenice Sell desfilou com a camiseta preta de 35 anos do NETI;

11. As servidoras do NETI (Arony, Deise e Michele) desfilaram com a nova camiseta do NETI, em comemoração aos 40 anos de história! Uma camiseta cinza clara, sendo que na frente com a logo e escrito Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UNAPI), fazendo história desde 1982’’, e no verso, NETI/UNAPI: pioneirismo em ações junto a uma sociedade que envelhece, PROEX/UFSC.

Coordenadora falou sobre mudança de status do NETI

Na sequência, ouvimos novamente a coordenadora do NETI, destacando o futuro e o nome do NETI, que a partir de agora se tornará NETI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI/UNAPI). A mudança surge em detrimento da expressão “Terceira idade”, amplamente usada no Brasil e está sendo orientada por órgãos que regulamentam os direitos das pessoas idosas em nosso país”. Destacou também a respeito dos homenageados dos 40 anos, cuja intenção foi lembrar de algumas pessoas que de lá pra cá voluntariamente estão conosco. As homenagens foram entregues pelos servidores do NETI.

Homenagens foram extensivas a 12 categorias

1. Parcerias: professora e ex-coordenadora do NETI/UNAPI  Angela Maria Alvarez.

2. Voluntários: Urilda Coutinho

3. Associação de Monitores da Ação Gerontológica (AMAG): Maria Aparecida Ferreira (Cida).

4. CENETI: Pedro Rogério Martins (todos os estudantes)

5. Grupos: Blog integraNETI, Grupo Abelhinhas Artesãs, Coral Vozes da Ilha, Grupo de Encontro Cultural (GEC), Renascer, Grupo de Convivência 5 de Maio, A Hora da História, PICG e Eddy Frantov.

6. Professores/TAE: Marilda Aparecida de Oliveira Effting

7. Facilitadores: Luzinete Dantas Castro Milán e Elsa Casalett.

8. EJA: Maristela Pereira Sagas, Marilúcia dos Santos Marques, Regina Helena Seabra e Elaine Kriedte Hubscher.

9. Pesquisadora/doutoranda/estudantes da UFSC: Franciele Forcellini.

10.  CEJA: Eliane;

11. Equipe responsável pela limpeza: Mazi e Meire

12. Equipe da portaria: Yan, Aguinaldo

A enfermeira Bárbara destacou que esse evento tem muito toque de “lembrança”, visto que todos da equipe estão estudando a história do NETI e hoje pudemos relembrar muita gente e trazer como homenageados algumas pessoas que estão nos últimos cinco anos contribuindo mais à frente do NETI/UNAPI. Foi realmente divino. Lembrou que pela tarde teríamos mais surpresas.



Instituições presentes foram destaque

A cerimonialista agradeceu as instituições presentes: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/SC), representada por Jordelina Schier; Associação Nacional de Gerontologia Seção Santa Catarina – ANG/SC e Consultor Técnico da Prefeitura de Florianópolis na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa - EBAPI Florianópolis, Paulo Adão Medeiros; Associação de Monitores da Ação Gerontológica (AMAG); Grupo de Ajuda Mútua a Pessoas com Parkinson, seus familiares e cuidadores - GAM Parkinson, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas - GESPI/ NFR/UFSC, Associação Parkinson Santa Catarina – APASC; Fundação Educacional de São José, Curso de Inclusão Digital para Pessoas Idosas, coordenadora pela Maria Helena Krügger, sendo representado por Jéssica Moraes.

Público cantou Parabéns também para Osmarina Souza

Ao final, a professora  Angela Maria Alvarez homenageou Osmarina Souza e logo em seguida, a cerimonialista Bárbara solicitou que a platéia cantasse parabéns para ela e a primeira fatia do bolo foi para Dona Osmarina. Ela completou 93 anos de idade no dia 17/11/22. Encerramos a manhã com parabéns ao NETI/UNAPI e com muita comilança de bolo.

Eventos da tarde lotaram Teatrinho e dependências do NETI

Pela tarde, iniciamos a festividade no Teatro Carmen Fossari com apresentação do Coral Vozes da Ilha com o SambaNETI (muita dança e a espetacular voz de dona Urilda Soares)! Na sequência, se apresentou o Grupo Renascer, da professora Elsa Casalett, iniciando com uma música calmante e uma dança sincronizada e, logo após, levou a plateia à loucura. Depois, veio a apresentação da professora Dione de Freitas da atividade socioeducativa teatro do NETI/UNAPI com sua voz mansa e atenta em falar sobre o teatro e a apresentação de fotos.







Depois viemos para o NETI/UNAPI, para iniciar o NETI/UNAPI de “Portas Abertas”! O PICG recepcionou as pessoas idosas e entregou novamente as bonecas Abayomis. A festa foi ótima, tendo várias exposições, como: Grupo Abelhinhas Artesãs; Velho, eu?; Estande de livro da professora Geny Cantos: O Macro e O Microorganismo: um olhar biocêntrico, tendo como base referencial o Sistema Biodanza; Exposição do Varal Fotográfico NETI + banners dos estudantes, egressos, grupos  e pessoas que fizeram história no NETI; (Re)Homenagem do auditório com a presença do Grupo de Convivência 5 de Maio, representado pela professora Helena Scoz. O auditório do NETI/UNAPI havia feito homenagem a sua fundadora, Elfriede Kalvelage e por esse motivo, entregamos a plaquinha com o nome de uma das fundadoras desse grupo. Também foram atração a  Apresentação de "curtas" de Charlie Chaplin (GEC) + exposição de fotos do CENETI + “Espaço da fama” do Blog integraNETI e a História da EJA/CEJA + exposição de fotos.












O Deck do NETI lotou para ouvir dona Ivonita Di Concílio e a declamação de poemas do Varal Literário: Ivonita Di Concíllio, Adélia Maria Ribeiro e Leda Mônica Fialho. Um show, pois quem sabe faz ao vivo e sem microfone! Parabéns! O café e os parabéns foram regados de muito falatório e comilança, as pessoas estavam felizes!






Texto produzido pela Enfermeira Bárbara Tavares, com revisão da Equipe do NETI/UNAPI. Fotos enviadas por servidores do NETI, estudantes, egressos, grupos e toda a comunidade que participou no dia do evento.

(VA)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI