Reitor da UFSC visitou Estande do NETI na 19ª. SEPEX. Exposições do CENETI, AMAG, PICG, GEC, Abelhinhas e EJA encantaram visitantes


O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Professor Irineu Manoel de Souza, foi uma das presenças ilustres a visitar o estande do NETI na 19a. SEPEX. A agenda de segundo dia do NETI no evento também contou com uma programação diversificada, levada a público por integrantes de Grupos vinculados ao Centro de Estudantes-CENETI, como o Grupo de Encontros Culturais-GEC, Abelhinhas Artesãs e Grupos do NETI como a Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG e o Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG).

Quem conta em detalhes o segundo dia do NETI na SEPEX é a enfermeira Bárbara Tavares, que também fez cliques bacanas dos espaços e atividades trabalhadas no Estande netiano. Confira na sequência!


Por BárbaraTavares

O estande do NETI foi movimentado por muita gente ilustre, como alunos (intergeracional), egressos, professores, técnicos administrativos (TAE’S). O professor Narbal da Silva (PROEX) marcou presença pela manhã, com seu jeito tranquilo e animado de ser. Tivemos também a presença do Reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza e do chefe de gabinete da reitoria Bernardo Meyer, do professor Lúcio Botelho (idealizador da SEPEX), da professora Marilda Aparecida de Oliveira Effting, da atividade socioeducativa Contação de Histórias e do TAE André Tiago, que trabalhou no NETI.






“Mãos de Abelhinhas” encantaram pela delicadeza de seus trabalhos

Tivemos muita linha, lã, botões, agulhas. Adivinhem quem estava expondo? Isso, mesmo o Grupo de Artesanato das Abelhinhas Artesãs e quem estava representando era a Zilda e a Dóris (umas fofas!). Muita gente interessada no trabalho de qualidade, e nas “mãos de abelhinhas” (termo inventado por mim)! O Grupo é coordenado pela Dona Eddy Frantov (93 anos de idade) e elas fazem roupas, cobertores para bebês, toucas para doar a hospitais e instituições. Bom lembrar que elas aceitam doações de linha, lã, botões, tecido, agulhas para se manterem e deixarem muitas famílias agradecidas pelo seu belo trabalho. Quer participar?  Elas se reúnem todas as terças-feiras, a partir das 14h, no NETI.



Projeto “Velho, Eu?” trouxe temáticas como idadismo

Também tivemos novamente o grupo de estudantes representando o “Velho, Eu? ” coordenado pela professora Ana Maria Justo. Teve jogos educativos com a temática do idadismo e muita diversão.




CENETI cativou público ao falar sobre o NETI

O Centro de Estudantes do NETI (CENETI) participou conversando com as pessoas a respeito do NETI. Foi muito legal e divertido!! Estavam presentes Pedro Rogério Martins, presidente do Centro estudantil, Janete Becker, Diretora Financeira e Graciela Baigorria, Diretora Cultural. Sim, um grupo de peso!!



Professoras e estudantes do EJA arrasaram na programação

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) arrasou hoje novamente. As professoras Maristela, Regina e Marilúcia trouxeram os estudantes que estavam muito animados com toda a organização do estande deles, bem como por participar de um evento tão grande da UFSC. Os estudantes podem ir até o NETI e conversar com elas para estudar no ensino fundamental. Essas “profs” são demais! Sempre incentivando seus alunos a serem independentes e participativos em tudo que produzimos de bom na universidade! Mega parabéns a vocês!!



Integrante do GEC deu show ao falar de Cinema na Terceira Idade

O Grupo de Encontros Culturais-GEC participou esplendidamente com a apresentação “Cinema e suas Repercussões na Terceira Idade” proferida por Maria Leonilda Scherner Rossi (fera!). Também estavam presentes Maria Aparecida Ferreira (Dona Cida), Coordenadora geral do GEC e Maria Graciela, da Coordenação Fílmica. Ainda foi passado um filme do Charlie Chaplin para que todos pudessem assistir. O Grupo se encontra quinzenalmente às Segundas-feiras, a partir das 9h, no NETI. Eles debatem filmes, fazem lanche, são muito “tops”!!!







PICG ensinou a fazer folha em Macramê

Um arraso foi a Oficina de Macramê ofertada pelo Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG), sendo ministrado por Maria Aparecida Ferreira (Dona Cida). Além da Cida, estavam Maria Marcon, Arlete, Regina e Maria Cristina. Foi uma oficina intergeracional, visto que pessoas de várias idades participaram. Aprenderam a fazer uma folha (planta) em macramê! Todos levaram o artesanato para casa. Para integrar o grupo, é necessário fazer o Curso de Monitores da Ação Gerontológica (CMAG). Uma preciosidade de trabalho!




Outro destaque foi a nossa bolsista do curso de Jornalismo da UFSC, Lethícia Siqueira, extraordinária na cobertura do evento! Também estiveram presentes os TAE’S do NETI: Michele Medeiros, Deise Rakete e Bárbara Tavares. Realmente foi muito agradável!


Expositores, visitantes, alunos e voluntários posaram para cliques no segundo dia do NETI na 19a. SEPEX







Bárbara Tavares, à esquerda e Michele, brilharam na cobertura da 19a. SEPEX

Texto e fotos: Bárbara Tavares - Material revisado pela Equipe NETI.

(VA)

Comentários

  1. Foi um evento de muito sucesso. Além de participar, também valeu muito visitar os interessantes e diversos trabalhos apresentados em toda a SEPEX.

    ResponderExcluir
  2. Foi um ótimo evento.
    Variedade de trabalhos apresentados.
    SEPEX sucesso total!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI