III Encontro Cultural do CENETI fez emergir protagonismo netiano e emocionou convidados



"Foi um sucesso! Maravilhoso! Uma tarde recheada de atrações diversas, onde reunimos Teatro, Dança, Contação de Histórias, Poemas, Músicas... foi Fantástico!" Assim, o presidente do Centro de Estudantes do NETI-CENETI, Pedro Rogério Martins, avaliou o III Encontro Cultural do CENETI, realizado na tarde da última Quinta-feira, 27 de Outubro, no Auditório do CCS/UFSC. O Encontro emocionou o público, que conheceu de perto e aplaudiu a nata da veia artística netiana, expressa no protagonismo de seus alunos e professores. 
Formaram a mesa de Abertura do evento o Professor Dr. Narbal Silva, diretor do Programa de Extensão-PROEX/UFSC, ao qual o NETI está vinculado, a Professora Ana Maria Justo, Coordenadora do NETI e o presidente do CENETI. 



No total, foram 15 Apresentações de Grupos de alunos previamente inscritas junto ao CENETI, enquanto o evento também sediou uma Exposição de Talentos com integrantes de diversos Grupos netianos, entre os quais o Grupo de Artesanato Abelhinhas, a AMAG-Associação de Monitores da Ação Gerontológica da UFSC e o Grupo de Alunos do EJA com aulas no NETI.
Quem traz os detalhes dessa tarde inesquecível é a Diretora Financeira do CENETI, Janete Becker, que participou da Contação de Histórias com a Lenda da Erva Mate e poesia e a Diretora Cultural, Maria Graciela Baigorria. Confira um pedacinho do que foi a programação na versão das dirigentes.

Coral Vozes da Ilha abriu Programação com aplausos


A Abertura do Encontro foi marcada pela fala das autoridades convidadas. O primeiro grupo a se apresentar foi o Coral Vozes da Ilha, com as músicas “Rancho de Amor a Ilha”, “Hey Jude”, “Maravilha de Santa Catarina” e “Sólido de Amigos”. Na sequência, Margareth Melo, membro dos Grupos “Hora da História” e Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculados ao CENETI, encantou o público ao contar “Como surgiram as Histórias”, com seu costumeiro talento natural e cativante. O Grupo de alunos do Curso de Alemão do NETI deu continuidade à programação musical com uma música em alemão, escolhida especialmente para o evento. Na sequência, apresentou-se o Grupo de Dança e Movimento da Professora Elsa Casalett, com sua graciosidade e desenvoltura. 



Evento fez refletir sobre Envelhecer e exibiu talentos na Contação de Histórias, Teatro e Música  

A quinta atração da tarde ficou por conta de alunas da Oficina Reflexões, ministrada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Design na UFSC, Franciele Forcelini, com um texto de tema "Reflexões sobre o Envelhecer”. O público ainda aplaudia conteúdos trabalhados pelo Grupo quando teve início a Contação de Histórias com oito apresentações, em que ganhou destaque o protagonismo de alunos do Curso Contadores de Histórias do NETI. Autores conhecidos nossos como Cecília Meireles, Rubem Alves e Fernando Pessoa, ao lado de representantes da Lenda Gauchesca, do Conto Popular, do Conto Africano e do Conto Sufi tocaram os corações nas interpretações dos alunos, em histórias como A Lenda da Erva Mate, O vestido de Laura, Porque o Cachorro foi morar com o homem, Dona Baratinha, Passarinho Engaiolado, Mar Portugues, O conto das areias e Três Raios de Sol.
Mas, um conjunto de novas atrações estava por vir. A apresentação de número Oito ficaria por conta do Grupo de Teatro, com duas situações envolventes. "O Grupo mostrou técnicas do espelho, como o Grupo do Objeto e o Grupo da Foto. No Grupo do objeto, cada integrante escolhe um objeto em uma mala, depois todos viram de costas para o público por uns instantes e quando vira de volta apresenta um personagem criado a partir do objeto. Já no Grupo da foto, o grupo escolhe uma foto entre muitas e encena o que a foto apresenta"', relata Janete Becker.
A apresentação a seguir ficou com a “Primavera em flores na UFSC”, uma apresentação de slides com algumas árvores do Campus enquanto os alunos as apresentavam. No final, uma das alunas apresentou uma poesia.
O público foi agraciado com outra atração musical, desta vez idealizada por alunos do Curso de Italiano para viagem, do NETI. A turma cantou a Música Bella Ciao e arrancou aplausos da platéia.













Alunos do EJA causaram emoção 

Outro momento bonito foi o da participação dos alunos do EJA com aulas no NETI, apresentada no telão. “Cada aluno foi filmado com um cartaz onde escreveu sobre a importância e a alegria de ir às aulas e aprender a ler, ao mesmo tempo em que falavam a frase que escreveram. As professoras falaram sobre o trabalho e no final trouxeram alguns alunos egressos que tiveram suas vidas transformadas, como Dona Maria Moraes Andrade, autora do livro "Da enxada pró Lápis", lançado em 2019 e que já está com outro quase pronto. Foi emocionante”, relata a diretora do CENETI.









Varal Literário, com apresentação de Poesias e Voz de Urilda Coutinho encantaram 

Após o intervalo, a Programação ganhou continuidade com nova rodada de Contação de Histórias, seguida do Varal Literário, com a apresentação de poesias de Adélia Ribeiro, membro do GEC/CENETI e Leda Mônica, do Coral Vozes da Ilha e com a apresentação de Urilda Soares Coutinho, considerada prata da casa do NETI. “Urilda cantou uma música à capela e estava muito emocionada”, destaca Janete. Para encerrar as apresentações artísticas culturais o CENETI chamou o Grupo Dança e Movimento, da professora Elsa Casalett, que dançou e interagiu com o público.
Outro ponto alto do III Encontro Cultural foi a Exposição de Talentos (poesia, artesanato e desenhos, entre outras habilidades) de diversos netianos, como o Grupo de Artesanato Abelhinhas, alunos da EJA e a AMAG. "A Exposição aconteceu no saguão do Auditório, onde o curso de Nutrição e Memória do NETI montou uma mesa com frutas e falou sobre a importância da alimentação na prevenção das demências. No final do evento foi servido um coffee-break no saguão", conta a Diretora Financeira do CENETI.








Texto: Vanda Araújo com a colaboração de Janete Becker
Fotos: Vera Sayão

(VA)


Comentários

  1. O evento foi maravilhoso com a participação e comprometimento de alunos e professores do NETI. Gratidão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI