Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração



A Confraternização de Fim de Ano do Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI, realizada na segunda-feira (03), num condomínio em Sambaqui, no norte da Ilha de Florianópolis, ganhou nota Dez dos integrantes do Grupo. Presentes na sua quase totalidade, os integrantes do GEC comemoraram as realizações de 2018 com um animado churrasco, num ambiente cercado pela natureza, onde se ouvia o agradável canto dos pássaros, e em que predominou a harmonia e a integração. Havia até um lago habitado por tartarugas e jacaré, expostos ao sol, enquanto garças exibiam seus vôos, como que a pousar para os visitantes.














O ponto alto da Confraternização foram as brincadeiras articuladas pelas animadoras Dulcirene Ferreira Grein e Margarete Mello, também integrantes do Grupo. Na primeira delas, a dupla formou uma grande roda e convidou 12 voluntários a integrar a atividade. Sem que eles vissem, foram fixados em seus rostos, nomes de filmes exibidos  pelo Grupo ao longo de 2018 para que pudessem advinhar os seus títulos, a partir de dicas dadas pelo Grupo.  A turma fez mímica, teatro e puxou pela memória para ajudar os voluntários a identificarem os filmes citados.






Outra brincadeira legal foi a dos balões coloridos. O grupo recebeu um quadradinho de papel em branco e com uma só palavra tinha que expressar “O que o GEC representou em 2018”. Escrita a palavra, deveriam colocar o papel dentro do balão, soltá-los na grande roda e depois pegá-los no ar, para na sequência estourar e ler o que estava escrito. Palavras como Conhecimento, Integração, Vida e Surpreendente, iam sendo citadas, com cada um de seus leitores explicando o seu significado no contexto do Grupo. Além de divertida, essa dinâmica colocou em evidência diversos aspectos trabalhados pelo GEC ao longo de 2018, abrindo espaços inclusive para reflexões acerca do que poderá ser melhorado em 2019.






Mas foi a terceira dinâmica – a da Direita e da Esquerda – desenvolvida a partir da história “Uma menina triste”, que vivia triste por não conhecer Deus, contada pela colega Dulcirene,  que mais agitou o Grupo. Com os presentes que levaram para participar do Amigo Secreto, em mãos, o Grupo acompanhava o trajeto da menina na procura por Deus traçado pela contadora, ora passando o presente que tinha em mãos para o colega da direita, ora para o colega da esquerda,  até que a menina avistou Deus. Nesse ponto da história, quem estava com o presente em mãos, era o seu verdadeiro dono. A história é linda e merece ser lida (confira abaixo).
Ao final do encontro, a Coordenadora Geral do GEC, Maria Aparecida Ferreira, recebeu homenagens e agradeceu a presença maciça do Grupo.  Foi mais um momento bonito de integração vivido pelo GEC e por seus integrantes em 2018.










UMA MENINA TRISTE
Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo. Certo dia, perguntaram-lhe o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:
- Sou triste porque não conheço Deus.
Então, vou lhe indicar o caminho para  Deus.
-Siga por esse caminho e vire a primeira à esquerda. Ali se abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda  e em poucos passos avistará um rio à sua direita. Atravesse a ponte de madeira à direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e à esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire à direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire à direita novamente. À sua frente haverá  uma pequena cidade. Vire à esquerda após passar pela delegacia, depois vire à direita e direita novamente, você verá um armazém à sua direita e uma loja de presentes à sua esquerda. Vire à direita após passar a loja de presentes e à sua direita verás uma linda igreja. Entre na igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verás à sua direita uma portinha bem estreita. A maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta haverá um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistarás Deus.
A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá  quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz tremula disse’:
- Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, que esta simbolicamente representada num altar do lado direito de sua cama.

Texto: Vanda Araújo
Fotos: Vanda Araújo, Maria da Graça Ferreira e José Luiz Soares

Comentários

  1. Realmente foi um dia maravilhoso, onde a alegria, e a amizade foram contagiante. A Cida nossa coordemadora e anfitriã esmerou- se em cuidados e atenção. Tudo muito lindo e a natureza em torno contribuiu para uma confrternizacao inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Excelente cobertura.
    Expressou toda a alegria contagiante que reinou na nossa reunião festiva de final de ano.
    Muito entrosamento, amizade, descontração e união.
    Obrigada amigos! Foi um enorme prazer recebe-los no meu ninho e poder compartilha-lo com vocês!
    Até 2019 !

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Vanda. Como sempre, muito bem escrito e descrito. Parabéns Cida pela organização e carinho e a todos os membros da equipe que se esforçam para que cada encontro seja único, repleto de alegrias e confraternizacoes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães