FÓRUMNCTI: NETI deu a largada rumo à Edição 2021 do evento, que acontecerá em Teresina/Piauí



O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, deu a largada rumo ao FÓRUMNCTI que acontecerá daqui a dois anos, em Teresina, no Piauí. No último dia 11, durante a Roda de Conversa Pós-Fórum Aracaju no CSE/UFSC, coordenada pela Assistente Social, Ana Paula  Balthazar, com apoio do estagiário de Serviço Social, Diogo Cirilo Martins, a equipe que foi a Aracaju fez um relato do Fórum para colegas que não viajaram, avaliou a participação do NETI no evento e elencou alguns encaminhamentos de preparação para 2021.
O primeiro passo será a solicitação de uma reunião com a Coordenadora do NETI, Maria Fernanda Neves, com vistas a discutir a organização do NETI para o Fórum. 


Diogo Martins e Ana Paula Balthazar, à direita, na condução da Roda de Conversa
Entre as proposições inicialmente apresentadas foi sugerida a criação de Comissões entre alunos e membros de Grupos com atuação no NETI para discutir aspectos gerais relacionados ao evento.  Também foi sugerida a elaboração de um Planejamento de Encontros ao longo de 2020, para dar sequência aos trabalhos das Comissões. Outra sugestão foi a de utilização da SEPEX 2020, de realização prevista para Abril próximo, como espaço de atividades a serem pensadas e realizadas no Fórum do Piauí. Durante a Roda de Conversa também foi ventilada a possibilidade de criação de um fundo para viabilizar uma participação ainda mais expressiva dos alunos na próxima edição do Fórum. Todas essas questões deverão ser apresentadas à Coordenadora do NETI já no próximo encontro.






Participação do NETI foi considerada “Positiva”

A Delegação do NETI no Fórum de Aracaju reuniu 15 participantes entre representantes da Coordenação,  alunos, coordenadores de Grupos vinculados ao CENETI e de demais grupos com atuação no NETI. Para a Assistente Social, Ana Paula Balthazar, que representou a coordenadora  Maria Fernanda Neves, no evento, “o NETI teve participação positiva, apesar da atual conjuntura”. Ana Paula fez menção aos trabalhos apresentados no Fórum e destacou a representatividade da equipe netiana nas palestras e debates. 
O NETI levou para Aracaju dois trabalhos científicos dentro do Eixo temático Gerontologia e Educação Permanente, de autoria de Ana Paula Balthazar, Diogo Martins e Bruna Flach, também estagiária de Serviço Social. O primeiro trabalho, de tema ”Informação UNATI: Direito e Cidadania do Idoso", visa trabalhar o Estatuto do Idoso e o Código de Ética do Serviço Social para articular e socializar as atividades e o acesso do NETI com o ambiente externo. Segundo os idealizadores, esse trabalho deve ganhar continuidade com a busca de contatos junto a instituições como CRAS, ILPIs e Unidades Básicas de Saúde-UBS.
O segundo trabalho, de tema “Protagonismo social e envelhecimento ativo: reflexões e possibilidades”, teve como foco o protagonismo social do idoso, exercido no 1º Seminário Reflexivo do Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia–PICG do NETI, realizado em julho desse ano, em Florianópolis. O Seminário visou a construção de uma nova proposta para o PICG no sentido de reavaliar e aperfeiçoar o trabalho feito pelas monitoras. 

GEC inovou com apresentação em Story Telling

Além dos trabalhos científicos, o NETI participou do Fórum com três atividades na área Artístico Cultural: As Açorianas, Grupo Vozes em Seresta e o Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao CENETI. Essa última apresentação, feita em formato de Story Telling, produzido pela Coordenadora Técnica do GEC, Raquel Liberato com a colaboração de José Luiz Soares e Graciela Baigorria, foi considerada inusitada pela Organização do Fórum, que diante da inexistência da modalidade Cinema nas inscrições das apresentações de Atividades Artísticas Culturais, determinou a inscrição do GEC na modalidade Teatro. 
Paralelo a essas apresentações, o NETI teve presença marcante na condução e debate dos Grupos de Trabalho 4 e 5, da última manhã do Evento, que discutiram Pessoas Idosas e participação ativa na política brasileira e Estudantes Idosos e participação política interna nas IES. 
Outro destaque ficou por conta da Plenária final do FORUMNCTI, quando a diretoria do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, representada no Fórum pela diretora Social, Graciela Baigorria, solicitou o acolhimento, pela Plenária, de um termo de Apoio em que o CENETI manifestou solidariedade ao movimento desencadeado na UFSC em defesa da Educação Pública e gratuita e contra os cortes de recursos nos orçamentos das Universidades Federais. A Plenária acatou a solicitação e o Termo de Apoio foi  lido e recebido com aplausos. O Blog integraNETI também se fez presente no Fórum, transmitindo os principais acontecimentos direto de Aracaju. No total, o Blog veiculou 10 matérias do início ao final do Evento, que podem ser acessadas no noticiário de Outubro (dias 01 a 06/10).  





Abaixo, as matérias com os trabalhos científicos e artísticos culturais do NETI, veiculadas no Blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães