NCTI2019: Música, dança, teatro e cinema fizeram do 2º dia do Fórum de Aracaju um festival de alegria e descontração



O segundo dia do FÓRUMNCTI 2019, que acontece em Aracaju, transformou o auditório da Universidade Federal de Sergipe num grande festival de alegria protagonizado pela Terceira Idade Estudantil. No total, oito delegações apresentaram Atividades Artísticas Culturais, numa programação que reuniu música, dança, teatro e cinema e fez a platéia cantar e dançar. A Bahia abriu a programação e Santa Catarina fechou. O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC, apresentou dois trabalhos na área Artístico Cultural: Grupo Vozes em Seresta e o Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI.


Delegação do NETI no Fórum, após as apresentações

Bahia abriu programação e Santa Catarina encerrou

O primeiro Grupo a se apresentar foi o Pot-Pourri da Cultura Baiana, da UNATI- Itaberaba-UNEB, na modalidade Dança. As baianas simbolizaram uma oferta de flores e frutas, para encerrar a apresentação com uma grande roda de samba animada por pandeiros.



O segundo Grupo apresentou “Aparência e Velhice”, da  UATI-EACH-USP/São Paulo, na modalidade Teatro. O Grupo fez o público reviver os tempos de Chacrinha, com a representação de um programa em que fizeram parte calouros, jurados e As Frenéticas. Figuras marcantes como Araci de Almeida, Emilinha Borba e Wilza Carla, foram interpretadas pelas estudantes da UATI, que arrancaram aplausos. Ao som de "Maria sapatão, sapatão, sapatão... de dia é Maria, de noite é João", Chacrinha perguntava  "Voces querem abacaxi"? "Quem quer a cueca do Fábio Junior"? atirando uma cueca de cor escura para o público.



Outro ponto alto da programação foi “A Comitiva de Alegria”, da UMI-UCDB, de Mato Grosso do Sul, inscrita na modalidade Dança. De vestido azul longo, em que ganhavam destaque figuras de aves e animais selvagens, o Grupo subiu ao palco ao som de um berrante para dar início à apresentação na modalidade dança.


O quarto Grupo a se apresentar,  da Universidade Adulto Maior, da UNIAMA-UNISC, levou ao palco a Mensagem Rio Grande do Sul: envelhecer ativo e feliz. De lenços verdes, vermelhos e amarelos nas mãos, o grupo cantou "Querência Amada", de Teixeirinha, para na segunda parte da apresentação arrancar os estudantes da poltrona. O auditório da Reitoria, que estava lotado, caiu na dança.


A Delegação de Palmas, da UMA-UFT-Tocantins, inscrita na modalidade dança e que apresentou Pot-Pourri de lembranças dançantes, foi outro ponto alto da programação Artística Cultural do Forum. O Grupo exaltou o romantismo, com um casal cantando "Não se Vá", teve número com dança e música de Ney Mato Grosso e também apresentou trevo e forró.


A programação foi encerrada com dois trabalhos artísticos culturais do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, nas modalidades Musical e Teatro - Grupo Vozes em Seresta e Grupo de Encontros Culturais-GEC - ambos vinculados ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI. 
O grupo Vozes em Seresta surgiu em 2011 e tem um repertório de músicas sentimentais. Suas componentes se apresentam a rigor, em vestidos de senhoras, com luvas, chapéus, bolsas e pérolas e encantam pela graciosidade e elegância. O repertório apresentado no Fórum reuniu quatro músicas - Quatro Semanas de Amor, Arco-Iris, Carinhoso e Tema de Lara e fez o público cantar junto. "O Grupo canta a dor-de-cotovelo e é muito bem aceito, empolga muito", observou Eddy Frantov, coordenadora do Grupo de Artesanato "Abelhinhas", do NETI, que no mês que vem completa 90 anos. 


O Grupo de  Encontros Culturais-GEC/CENETI, inscrito na modalidade Teatro,  encerrou a programação com a trajetória do GEC desde a sua criação. O Grupo foi representado por Sonia Magalhães, Maria Graciela Baigorria, Lilian Goulart e José Luiz Soares. 

Sônia apresentou o trabalho justificando a sua inclusão no Grupo de Atividades Artísticas Culturais tendo em vista que o trabalho se enquadra na sétima arte, representada pelo Cinema.
A apresentação fez menção à equipe que elaborou o Projeto a partir do Cinedebate, curso ministrado até 2017 pela professora Monica Joesting Soedler. Destacou, ainda,  que a apresentação do Projeto em formato de Story Telling foi produzida pela Coordenadora Técnica do GEC, Raquel Maia Liberato, com sua colaboração e dos colegas José Luiz e Graciela, a partir da Oficina dessa atividade, ministrada no NETI.  





Para a coordenadora geral do Evento, Noemia Lima Silva, o Projeto do GEC e a sua apresentação representam “uma ideia brilhante, maravilhosa e sobretudo implementa novas tecnologias ao aprendizado da terceira idade. O Fórum se propôs a isso, para que ocorra uma maior integração com o aprendizado vivo e ativo", observou.

Coordenadora Geral do Fórum, Noêmia Lima Silva, ao microfone








Texto: Vanda Araújo, Sonia Magalhães e Graciela Baigorria
Fotos: Vanda Araújo, Lilian Goulart e José Luiz Soares 

Comentários

  1. Parabens Netianos!!! Grande orgulho por ter participado e aprendido tanto com esse Núcleo! Abs da Nina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à todos envolvidos, aos que foram representar o NETI e CENETI no fórumde Aracajú; vendo as fotos me emocionei relembrando as apresentações do fórum aqui. Que mais Netianos se envolvam e participem com satisfação e alegria nos eventos e fóruns vindouros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães