FORUMNCTI 2019: NETI/UFSC expõe dois trabalhos científicos no Forum de Aracaju



O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, da Universidade Federal de Santa Catarina apresentou hoje dois trabalhos científicos no FORUMNCTI 2019, que acontece em Aracaju, de autoria da Assistente Social, Ana Paula Balthazar dos Santos e dos estagiários de Serviço Social, Bruna Flach Ortmann e Diogo Cirilo Martins. Os trabalhos estão expostos no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, ao lado de outros 36 Posters de diversas Universidades Abertas da Terceira Idade e estão inseridos no Eixo Gerontologia e Educação Permanente, em discussão no Fórum.


O primeiro deles, de tema ”Informação UNATI: Direito e Cidadania do Idoso, visa trabalhar o Estatuto do Idoso e o Código de Ética do Serviço Social para articular e socializar as atividades e o acesso do NETI com o ambiente externo, explica Diogo Martins. Conforme Diogo, a intenção do Grupo é dar continuidade a esse trabalho, com o próximo passo, a ser tomado provavelmente no final desse semestre, envolvendo a busca de contatos com instituições como CRAS, ILPIs e Unidades Básicas de Saúde-UBS.



O segundo trabalho, de tema “Protagonismo social e envelhecimento ativo: reflexões e possibilidades”, teve como foco o protagonismo social do idoso, exercido no 1º Seminário Reflexivo do Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia–PICG do NETI, realizado em julho desse ano, em Florianópolis. Esse Seminário visou a construção de uma nova proposta para o PICG no sentido de reavaliar e aperfeiçoar o trabalho feito pelas monitoras.




Para a Assistente Social do NETI, Ana Paula Balthazar, que coordenou o Grupo e está representando a Coordenação do NETI no Fórum, estar em Aracaju participando do FORUMNCTI 2019 é motivo de grande alegria. “Nossa participação foi fundamental. Este é um evento nacional, uma oportunidade única de mostrar o trabalho feito no NETI. Mesmo com todo o contexto em que vive a Universidade, conseguimos escrever e trazer nossos projetos”, festeja a Assistente Social, observando que como o NETI é um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão  com certeza esses trabalhos científicos levarão a novas possibilidades. “Nossos estagiários já estão vislumbrando isso”, observou.
O Fórum de Aracaju reúne cerca de 800 pessoas e conta com representantes de 17 delegações estaduais. Hoje pela manhã o destaque da programação foi o Painel Integrado “A questão da formação de professores e profissionais para o envelhecimento humano e as inovações tecnológicas e sociais”.
Além dos trabalhos científicos, o NETI participa do Fórum com três trabalhos na área Artístico Cultural: As Açorianas, bastante aplaudidas na apresentação de ontem à tarde, Grupo de Encontros Culturais-GEC e Grupo de Seresta Vozes da Ilha, de apresentação marcada para daqui a pouco, às 17h.

Apresentação de trabalhos científicos no Hall
da Reitoria da UFS



Texto: Vanda Araújo

Fotos: Vanda Araújo e Lilian Goulart

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães