Universidade Federal de Sergipe-UFS tem 11 novos alunos da terceira idade matriculados nos cursos de Graduação



A Universidade Federal de Sergipe-UFS volta a ser destaque na Luta e Conquista do Diploma Superior na Terceira Idade. Na semana passada, a Universidade publicou uma lista com 11 novos alunos da terceira idade matriculados nos seus cursos de Graduaçao no segundo período letivo de 2020. A lista com o resultado preliminar do processo seletivo de preenchimento de vagas ociosas por pessoas idosas foi compartilhada com o Blog integraNETI pela professora Noemia Lima Silva (foto acima, ao centro), coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Açoes da Terceira Idade- NUPATI/UFS, que festejou a notícia! 

O ingresso desses alunos simboliza a “Luta e a Conquista do Diploma Superior  na Terceira Idade. Sabemos que prestar o ENEM é para qualquer idade. E os idosos e idosas estao participando há mais de oito anos, embora o número ainda seja pequeno nas aprovações. O sonho do diploma continua vivo”, bradou a professora!

A lista divulgada pela UFS, de Aracaju, reune 13 alunos, dos quais dois tiveram resultado indeferido por falta de abertura do processo  de matrícula. As 11 vagas preenchidas foram distribuídas entre os cursos de Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Eletronica, Psicologia, Ciencias da Religiao, Ciencias Contábeis, Turismo, Serviço Social e Administraçao.

 

Estudantes dispõem de três formas de acesso a UFS


Conforme a educadora, na Universidade Federal de Sergipe, as pessoas com 60 anos ou mais dispõem de três formas e oportunidades de inclusão social e de acesso ao mundo acadêmico e à comunidade universitária:

A primeira delas é através da UNATISE, matrícula semestral  em disciplinas da graduação dos diversos cursos. O Programa funciona desde 2002, com direito a carteira de estudante e ao histórico das disciplinas cursadas, além do conhecimento.

A segunda forma de acesso é através do ENEM, processo seletivo aberto a todos.

A terceira forma, é o Processo seletivo especial para a terceira idade,  para ocupação de 20% das vagas ociosas da UFS, medida garantida pela Resolução  número  06/ 2019/CONEPE. 

Segundo a Professora, todos os anos, em cada Universidade, são acumuladas cerca de 1500 a 2000 vagas por diversos motivos, que podem e devem ser reaproveitadas por segmentos  vulneráveis.

Essa terceira forma de acesso, segundo ela, “é  a mais recente conquista dos estudantes da terceira idade e que ocorreu recentemente, em 2019”. Explica que já foram lançados dois editais – em 2019 e 2020- para o processo seletivo, em que estao especificadas todas as regras de participação. Neste ultimo, na cota de 20% para idosos, constavam 143 vagas em 36 cursos de graduação. Atualmente, a base de classificação é a média de pontuação no ENEM. Participaram do processo 32  pessoas, das quais 16 obtiveram aprovação nos vários cursos ofertados.


Ausencia de domínio à tecnologia digital é obstáculo


Apesar da excelente notícia, a educadora identifica desafios a serem vencidos na conquista de vagas em Instituiçoes de Ensino Superior-IES por parte da terceira idade estudantil. “O grande obstáculo do momento para pessoas idosas está no acesso a essas instituiçoes: em todo o processo, desde a inscrição à seleção e matrícula. Tudo é feito via online e muitos desistem por dificuldades de acesso às plataformas”, lamenta, ao mesmo tempo em que enche a terceira idade de incentivos. “Mas, vamos firmes. O mundo, agora, é  dos mais experientes! “, pilha ela.

 

 

Abaixo, matéria veiculada pelo Blog integraNETI, em Outubro de 2019, por ocasião do FORUMNCTI 2019, realizado na UFS, em Aracaju, quando a professora Noemia Silva, então coordenadora geral do Evento, relatou a experiência brasileira na Educação de idosos, em particular no estado de Sergipe. 

 

http://integraneti.blogspot.com/2019/10/forumncti-presidente-da-abrunati-cobrou.html



Texto: Vanda Araújo/Colaboraçao Noemia Silva

 

 

 


Comentários

  1. Notícia ótima. Torço por isso faz tempo. Quando chegará a UFSC? Lembro que em uma aula inaugural do NETI, um diretor do CSE, foi palestrante, falou da luta dele para que os idosos fosse inserido na vida acadêmica. Porém encontrava diversos opositores da idéia.

    ResponderExcluir
  2. Raquel querida! Você sempre muito ligada e fazendo refletir com seus ótimos comentários no Blog! Também lembro muito dessa Aula Inaugural do NETI a que você se refere: foi em 22 de Março de 2017, no auditório do Centro Sócio Economico da UFSC, em que o palestrante convidado foi o diretor do CSE-Irineu Manoel de Souza. A palestra focou Cidadania e Educação Permanente na Terceira Idade e foi show! O palestrante sugeriu alternativas para ampliação da política de Educação Permanente para a Terceira idade na UFSC, entre as quais a matrícula de alunos desse segmento como alunos especiais, retorno de graduado (inserção em vagas que eventualmente sobram na Universidade) e acesso aos grupos de Pesquisa e Extensão e defendeu a necessidade da concessão de títulos acadêmicos a estudantes egressos dos programas de universidades da terceira idade. Essa matéria está disponível no Blog – aliás, foi a matéria de estreia do Blog- e pode ser conferida no link abaixo. Fica a dica!
    Vanda Araújo

    http://integraneti.blogspot.com/2017/07/aula-inaugural-marco2017-e-preciso.html

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desejamos e estamos trabalhando no NETI, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão para alcançar este objetivo, que é proporcionar educação permanente de nível superior ao nossos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo Enem 2021, tenho 60 anos, mas ainda não sei como funciona esse programa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães