"Ser jovem significa aceitar que podemos mudar" afirmou o psicanalista Oscar Reymundo em palestra sobre novas sexualidades


A palestra "Ser Jovens no Século XXI - Novas sexualidades sob o olhar da psicanálise", promovida pelo CENETI e ministrada pelo psicanalista Oscar Reymundo, aconteceu no auditório da biblioteca universitária, no dia 21 de Outubro, e reuniu um público de mais de 35 pessoas, apesar da chuva. 
Oscar começou a palestra afirmando que a ideia de normalidade é um delírio do ser humano, justamente para poder abordar em sua fala como pensa e o que estuda a psicanálise com relação às novas sexualidades. Aliás, ele destaca que de novo só há os novos modos de o ser humano lidar com o enigma da sexualidade e que a sexualidade, como todo enigma, precisa de uma resposta. Esta resposta, porém, não existe e ninguém tem o direito de impor uma resposta ao enigma da sexualidade dos outros, pois não há, como ressalta, um saber absoluto [uma resposta], isto é, todo o "saber é algo vivo que não se deixa dominar." 
Com uma linguagem clara, Oscar passou por conceitos bastante complexos e trouxe inúmeros exemplos para facilitar a compreensão do público.
As pessoas presentes na palestra deixaram-se dominar pelo saber do palestrante e aprenderam muito, assim como participaram bastante no momento das perguntas, convencidas de que, como disse Oscar, "ser jovem é uma condição do ser, não se limita à condição de idade. O ser está sempre em formação." Para Oscar, "é necessário ter a cabeça jovem para não se deixar levar por preconceitos que pesam sobre a comunidade LGBTQIAPN+." 

Público atento ao palestrante

Ao final, jovens reunidos


(BG)

Comentários

  1. Oscar foi incrível da 1ª até a última palavra. Perdeu quem não foi. Parabéns e que retorne brevemente ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário