Lembranças, perspectivas e emoção comandaram Roda de Conversa "Caminhos da Contação de Histórias", com mediação de Marilda Effting


Da esquerda para a direita: Gilka, Felícia, Joel e Marilda

No dia 7 de Outubro, participantes do projeto Contação de Histórias - aproximações intergeracionais, do NETI-UNAPI, promoveram a Roda de Conversa "Caminhos da Contação de Histórias", com convidados importantes no cenário da narração de histórias de Florianópolis falando sobre passado, presente e futuro da atividade de Contação de Histórias. Quem nos conta os detalhes da tarde agradável prestigiada por um auditório cheio é Marilda Effting, coordenadora do Projeto. 

Organizadoras e Convidados

O evento Roda de Conversa  - Caminhos da Contação de Histórias, realizado no dia 07 de Outubro, contou com a participação da Profa. Gilka Girardello, do PPGE/UFSC, ela que deu destaque para a importância das comunidades narrativas e desenhou um pequeno panorama do movimento em Florianópolis, além de resgatar um pouco do histórico do Projeto “Roda de histórias da Igrejinha da UFSC”, coordenado por ela durante a vigência no período de 1999 a 2011. 
Participou, também, Felícia Fleck, contadora de histórias e formadora que falou sobre a profissionalização do contador de histórias e das vertentes possíveis dessa arte, bem como a atuação dela voltada à prática da contoterapia. Felícia fechou a sua explanação brindando as pessoas presentes com uma bela narrativa. 
Joel Vigano, contador de histórias, arte-educador e membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), descreveu a criação da ABCH e suas funções junto à Entidade. Também salientou sobre o como contar, com a pergunta: “Histórias: para contar, basta começar?” Joel ainda apresentou a sua personagem Sinhá Ninha, criada por ele inspirada na sua avó materna. 
A mediação foi conduzida por Marilda Effting, coordenadora do Projeto Contação de Histórias – Aproximações intergeracionais. Marilda contou sobre a trajetória do Curso Contadores de Histórias do NETI-UNAPI, iniciado em 1997, idealizado e coordenado, à época, pela profa. Eloá Vahl e pela psicóloga Virgínia Grünewald, sendo, portanto, uma das ações mais antigas e duradouras do Núcleo, proporcionando às pessoas com 50 anos e mais ocuparem lugares de fala e oportunidades para que essas vozes continuem a ecoar em direções diversas, com narrativas distintas. 
Em momentos alternados, a Roda de Conversa foi enriquecida com performances narrativas realizadas por participantes do Projeto que promoveu o evento e por ex-alunas do curso Contadores de Histórias. Para completar a beleza daquela tarde, se fez presente a ex-aluna, dona Osmarina de Souza, 95 anos, que fez uma intervenção memorável. Pode-se dizer que foi uma grande aula sobre a milenar arte de narrativa oral. Quem lá esteve pode confraternizar, reencontrar pessoas, receber afetos, ouvir muitas histórias e tomar café quentinho com bolachas. Foi lindo!



A plateia aplaudiu de pé a história da Dona Osmarina 

Redação de Marilda Effting, especial para o Blog integraNETI

Comentários