Filme "Você não estava aqui", de Ken Loach, provocou debate sobre a Uberização da Sociedade


O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-Unapi, encerrou o terceiro Bimestre com uma sessão aberta a netianos, familiares e amigos, dia 30 de Setembro, no Auditório da Biblioteca Universitária da UFSC, quando exibiu e debateu o filme "Zona de Interesse", do diretor Jonathan Glazer. 
Outubro, por sua vez, vai prometendo novos momentos ricos em troca de experiências e conhecimentos.  No encontro da última Segunda-feira (07), o filme apresentado pelo GEC foi "Você não estava aqui", uma produção britânico-franco-belga, dirigido por Ken Loach e escrito por Paul Laverty. O filme foi lançado em 2019 e ganhou o prêmio de melhor filme do Festival de San Sebastian, pelo juri popular.
Na introdução ao filme, Beth Goidanich (foto acima) e Raquel Maia Liberato, Coordenadora Fílmica do GEC, trouxeram para o Grupo detalhes sobre o diretor da obra e seu estilo de narrativa naturalista, que procura mostrar a realidade nua e crua da sociedade britânica contemporânea, especialmente com foco nas desgastadas e precarizadas relações de trabalho. 
Efetivamente, o filme, bastante incômodo, gerou um rico debate com compartilhamento de informações sobre uma realidade que não é só britânica, mas global, em que a exploração do trabalhador tem sido maquiada de empreendedorismo - Uberização da Sociedade. É um filme que vale muito a pena assistir.


(BG)

Comentários

  1. Vi este filme com a respiração entrecortada. Ansiedade constante por uma vida SÓ de trabalho, luta, “marcando um leão por dia” e não sendo suficiente nem para as mínimas necessidades. Não há tempo nem dinheiro para lazer, programas culturais, reuniões pra entreter ou só jogar conversa fora Só trabalho precarizado, tensão, dor que vai afetando relações humanas e principalmente as relações familiares. Um retrato super real da vida do trabalhador de hoje, que apesar do prometido, pela tecnologia e novas leis trabalhistas que supostamente trariam benefícios, só piorou tudo e muito !

    ResponderExcluir

Postar um comentário