Filme "Grandes Olhos", exibido pelo GEC, debateu luta das mulheres por justiça e reconhecimento de seus direitos


O Grupo de Encontros Culturais-GEC proporcionou um debate caloroso entre seus integrantes com o filme “Grandes Olhos”, exibido dia 23 de Setembro último, no auditório da Biblioteca Universitária da UFSC. Produção americana de 2014, com direção de Tim Burton, “Grandes Olhos” conta a história de luta e superação de Margaret Keane, pintora americana que teve de brigar na Justiça pelo reconhecimento de sua arte.  O filme teve apresentação de Arlete Guarezi, para quem o debate “foi bem participativo” e fez refletir sobre a condição das mulheres nos dias atuais, como mostra relato compartilhado pelo GEC. Confira!


No dia 23 de Setembro, o Grupo de Encontros Culturais-GEC do CENETI/NETI/UNAPI apresentou o filme Grandes Olhos, do diretor Tim Burton. O filme foi sugestão de Arlete Guarezi, que também se encarregou da apresentação,  brindando o Grupo com um levantamento histórico da vida e obra de Margaret Keane.

"Grandes Olhos" conta a história de Margaret Keane, artista plástica que tornou-se famosa por seu retratos com grandes olhos expressivos. Margaret teve um casamento conturbado por uma relação tóxica, cujo marido explorava sua arte, vendendo sua obra como se fosse dele.
Isso era muito comum na década de 50, quando a mulher não tinha voz e seus trabalhos não eram reconhecidos, por simplesmente serem mulheres. Com o apoio da filha adolescente, a pintora entrou na justiça revindicando a autoria de sua obra e pedindo a separação.
 Margaret teve sua obra reconhecida e viveu tranquila ao lado da filha por muitos anos.
Após o filme, o debate foi bem participativo, onde chegou-se a conclusão que até os dias atuais a mulher ainda tem muitas lutas a enfrentar para ser reconhecida como ser de direitos iguais aos homens em nossa sociedade, ainda muito machista.



 
(VA)

Comentários