Envelhecendo com Cidadania: Elaine Lima da Silva antecipa tópicos da Oficina que fará dia 27 de Setembro, no NETI/Unapi
![]() |
Elaine Lima da Silva, Mestre em Sociologia Política, Professora. Muito admirada por suas alunas no CMAG |
A palestra Envelhecendo com Cidadania, programada para o dia 27 de Setembro, às 14h, no NETI-Unapi, terá como foco principal as políticas públicas para o envelhecimento. A mestra Elaine Lima da Silva, que já ministrou a disciplina de Antropologia do Curso de Monitores em Gerontologia, traz para o Blog integraNETI um resumo do que será abordado na tarde a ser promovida pelo CENETI, que promete ser de grande aprendizado. Veja abaixo como vale muito participar:
"Construí a palestra a partir do conceito aristotélico do que é Política enquanto ciência, que tem por objetivo a felicidade humana e que se associa às ações individuais na pólis, admitindo-se como Política, nas conjunturas atuais, as ações governamentais que ditam as diretrizes com metas e objetivos em prol do bem comum.
Num segundo momento, será traçado um breve resumo de como as velhices foram percebidas ao longo da história, a partir dos estudos de Simone de Beauvoir: as concepções de envelhecimento para os chineses, judeus, gregos e japoneses, no intuito de desmistificar a ideia de que velhos no passado sempre foram ou desqualificados ou acolhidos.
A seguir, serão perpassados marcos na história ocidental que ditaram as políticas para esta faixa etária, pautadas nas mudanças socioculturais e político-econômicas, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
O surgimento da ciência do envelhecimento, a Gerontologia, fez multiplicarem-se uma série de estudos que compreendem o envelhecimento humano como um processo vivido pelos seres humanos, enquanto seres vivos, mas marcados pela heterogeneidade das experiências enquanto homens e mulheres. É possível atestar que não há como compreender a velhice sem um entendimento básico dos conceitos de classe, raça e gênero.
Após uma dinâmica em que os participantes da palestra poderão contribuir com as discussões, a última parte do evento será destinado às políticas públicas no âmbito da educação e do envelhecimento, demonstrando como os marcos educacionais nas sociedades ocidentais contribuíram para a compreensão do envelhecimento humano".
Para participar, os interessados com carteirinha do CENETI devem se inscrever e pagar uma taxa de R$20,00. Já os que não têm carteirinha pagam R$25,00. A diretora do CENETI, Maria Graciela Baigorria, explica que esta taxa é destinada à ajuda de custo para a ministrante.
(BG)
Estarei lá. Inscrição realizada.
ResponderExcluirSerá um prazer estar junto com vocês!
ResponderExcluiransiosa! professora Elaine é excelente
ResponderExcluir