Oficina de Quimidex, do NETI/UNAPI, levou alunos a criarem seus próprios perfumes durante Encontro inédito, em Laboratório

 


Alunos do Curso de Quimidex: Oficinas criativas de Química para Pessoas Idosas do NETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, viveram uma experiência inédita com o encontro promovido na tarde de 20 de Maio último. A convite do Curso, a turma foi ao Laboratório de Quimidex, onde teve a oportunidade de criar e produzir o seu próprio perfume. “A turma botou a mão na massa. Viramos alquimistas egípcios. Foi uma experiência única e inesquecível!”, descreve a aluna Mônica Sant’Anna no relato abaixo, em que também marca sua estreia como Parceira de Conteúdo do Blog integraNETI. Apaixonada pela Oficina e encantada com o que vivenciou no Laboratório, Mônica fala da magia que é descobrir o mundo dos perfumes, enquanto remonta aos tempos da rainha egípcia Cleópatra, que segundo ela, fazia uso de fragrâncias para seduzir seus amantes. Confira abaixo!

Por Mônica Sant’Anna
 
“Na Segunda-feira, 20 de maio, a turma de Quimidex: Oficinas Criativas para Pessoas idosas,  teve a oportunidade de criar perfumes exclusivos durante a Oficina oferecida no Laboratório da Quimidex, pela UNAPI. A Oficina contou com a participação da especialista nessa arte, Dani Bitelo, que nos proporcionou uma experiência única e inesquecível. Dani é fundadora do atelier Mon Parfum Experiência Olfativa, que fica no Shopping Trindade, em Florianópolis e nos ensinou como montar nosso perfume de acordo com nossa personalidade. Primeiro, tivemos uma breve explanação de como surgiu a perfumaria e de como são compostos os perfumes.  Logo em seguida, a turma colocou a mão na massa: viramos alquimistas egípcios, provando e degustando as diversas essências trazidas pela Dani (e é claro, já estávamos familiarizados com algumas trazidas nas aulas anteriores pela professora Anelise, do Curso Quimidex). Foi um festival de cheiros e aromas, misturinhas, gotinhas, acordes, uma verdadeira Pirâmide Olfativa, desde o topo, passando pelo coração, até a base ou alma deste monumento sensorial até chegarmos ao nosso perfume, único e espetacular que se parecia mais conosco”, descreve nossa parceria estreante.
Conforme Mônica, “a cada encontro desta Oficina, os estudantes vão desvendando o mundo dos perfumes, das experiências olfativas, passando por curiosidades históricas e aprendizados e até mesmo lembranças sobre a química orgânica dos tempos de escola”.

Aprendizado contagia e se propaga

Curiosidades, pelo visto, são exploradas de forma abundante nessas Oficinas. No relato compartilhado com o Blog, Mônica cita, por exemplo, a origem do termo “Perfumum’,  que segundo ela deriva do latim e significa “pela fumaça”. “Foi assim que se usava o perfume na antiguidade, queimando ervas e resinas aromáticas, incensando. Através dos cheiros produzido pela fumaça, segundo os egípcios, as suas orações chegariam mais rápido aos deuses e deusas. As fragrâncias usadas por Cleópatra eram para seduzir seus amantes”, conta nossa alquimista.
As aulas de Quimidex: Oficinas criativas de Química para Pessoas Idosas do NETI/UNAPI, acontecem às Segundas-feiras, das 14h às 17h,  no Laboratório Quimidex e são ministradas pela Professora Anelise Maria Regiani. A Oficina do último dia 20 foi proporcionada pela Mon Parfum Experiência Olfativa, que mostra um pouco de sua atuação no Instagram, no link abaixo.





Turma de Quimidex foi clicada pela professora Anelise Regiani. 

(VA) 

Comentários

  1. Parabéns!!! Que história aromática... muito legal!!! Abraços da Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário