Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco

 


O Grupo Teatral "Estamos Aí”, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, está voltando com força renovada. Nessa Quinta-feira (16), o Grupo se apresenta na SERTE, em Florianópolis e na próxima Quinta-feira (23), tem apresentação agendada no Lar São Francisco, em Ribeirão da Ilha. Num texto cheio de emoção, escrito a três mãos (Professora Dione de Freitas e alunos), o Grupo fala de sua reestruturação para essa nova temporada, enquanto em outra iniciativa traz um relato bem bacana da Coordenadora do Voluntariado na SERTE, em que ela explica a importância das apresentações artísticas culturais para os residentes idosos daquela instituição. “Esses eventos proporcionam momentos de alegria, entretenimento e estimulação cognitiva, ajudando a combater o isolamento social e a solidão”, diz Gabriela Florêncio. Confira abaixo a beleza de material compartilhado com o Blog integraNETI pelo Produtor Cultural do Grupo "Estamos Aí", Pedro Rogério Martins.

Por Dione de Freitas e Alunos

O brilho do Grupo Teatral "Estamos Aí",  dirigido por Dione de Freitas, retorna com uma força renovada, acompanhado por novos rostos ansiosos para se juntar à nossa família artística. Estamos mergulhados em ensaios fervorosos, abrigados gentilmente na sala generosamente cedida pelo NETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, enquanto o Teatro Carmem Fossari e a Igrejinha estão em obras de renovação e transformação.
No esplendor das manhãs ensolaradas, estamos  preparando não um, mas dois eventos para iluminar as alvoradas da cidade: um marcado para o dia 16 de maio de 2024, no Lar de Idosos (SERTE) e outro para o dia 23 de Maio de 2024 no Lar São Francisco, em Ribeirão da Ilha.
Nossos ensaios estão repletos de energia criativa, com cada membro do elenco trazendo sua própria chama para o palco. Enquanto nos dedicamos à finalização da dramaturgia, inspirada na rica narrativa de "De Carta em Carta", de Ana Maria Machado, uma nova onda de entusiasmo percorre o grupo.
Com a adição de novos talentos, nossa equipe se fortalece, agora dividida entre um elenco principal vibrante e um grupo de apoio versátil, prontos para assumir qualquer desafio que o teatro nos apresente.
Thereza Christina da Silva Santos assume com maestria a Assistência de Direção, injetando suporte e uma nova camada de organização em nossos projetos futuros. E Pedro Rogério Martins, nosso incansável Produtor, lidera o caminho, coordenando desde os agendamentos das apresentações até os mínimos detalhes dos bastidores.
E essa é apenas uma amostra do que está por vir! Em cada ensaio, em cada conversa criativa, sentimos o pulso pulsante da arte e da imaginação. Viva o teatro! Viva a arte! Viva a criatividade!


Grupo "Estamos Aí" em seu último ensaio, dia 09 de Maio


Novas integrantes do Grupo, alunas do Curso de Teatro do NETI/UNAPI


Professora Dione de Freitas, à direita, em leitura artística


Apresentações Culturais e Artísticas são momentos especiais na vida dos residentes idosos, diz Gabriela Florêncio, da SERTE

A SERTE - Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação é uma instituição filantrópica que abriga idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social. Quem conta sobre a instituição é Gabriela Florêncio, Coordenadora do voluntariado na SERTE, a pedido do aluno do Grupo de Teatro e Produtor Cultural, Pedro Rogério Martins. No texto abaixo, Gabriela fala da importância do Voluntariado para a SERTE e de quanto iniciativas como essas, do Grupo "Estamos Ai" encantam e fazem bem aos idosos do Lar dos Velhinhos. Confira abaixo!

Por Gabriela Florêncio

Na SERTE, nossos idosos adoram as apresentações artísticas e culturais, e as visitas são momentos especiais para eles. As apresentações teatrais, como as do grupo NETI-UNAPI, são essenciais para estimular a mente, o corpo e a sociabilidade dos nossos residentes. 
As apresentações artísticas e culturais na SERTE desempenham um papel fundamental no bem-estar e na qualidade de vida dos nossos residentes idosos. Esses eventos proporcionam momentos de alegria, entretenimento e estimulação cognitiva, ajudando a combater o isolamento social e a solidão. Além disso, as apresentações promovem a expressão criativa e oferecem oportunidades para os idosos se conectarem com suas emoções e memórias. É uma forma de enriquecer suas vidas e proporcionar momentos de felicidade e bem-estar em seu dia-a-dia.
A criação da SERTE por voluntários é um testemunho vivo do poder e da importância do voluntariado. Desde o início, voluntários têm sido essenciais para o funcionamento e a missão da SERTE. Hoje, o voluntariado continua a desempenhar um papel vital em nossa instituição, com pessoas dedicadas oferecendo seu tempo, habilidades e amor para ajudar nossos idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. Seja fornecendo companhia e apoio emocional, organizando atividades ou compartilhando talentos e experiências, os voluntários são uma parte indispensável da nossa família SERTE, ajudando a tornar nossas obras sociais possíveis e impactantes.

Instituição abriga idosos e crianças

A SERTE é uma instituição filantrópica, assistencial e educacional dedicada ao cuidado de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social, proporcionando assistência integral e oportunidades para uma vida digna e plena. A instituição teve origem em 1956, quando o empresário Leonel Timóteo Pereira, conhecido como Nelito, recebeu uma mensagem mediúnica indicando a necessidade de auxílio na Ilha de Santa Catarina. Após essa experiência, Nelito começou um grupo de estudos espíritas que mais tarde se tornou a SERTE. Ao longo dos anos, a instituição cresceu e passou a oferecer assistência integral a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social, abrigando-os, oferecendo educação, cuidados médicos, alimentação e suporte emocional. Com mais de seis décadas de atuação, a SERTE continua seu trabalho filantrópico, buscando transformar vidas por meio da caridade e do acolhimento. Atualmente abriga 57 idosos no Lar dos Velhinhos e 10 crianças no Lar das crianças, além de atender 240 crianças em período integral no Educandário. 


Fotos cedidas pelo Produtor Cultural do Grupo, Pedro Rogério Martins


(VA)

Comentários

  1. Parabéns para esse grupo animado e cheio de alegria por este trabalho tão bonito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meus queridos. Vocês estão fazendo bonito levando alegria e descontração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns esse grupo é maravilhoso o lar geriátrico Atlântico Sul está esperando vcs denovo !

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha esta maneira de levar cultura associada com diversão. Desejo muito sucesso pra vocês!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário