Aula Inaugural do NETI-UNAPI despertou para a garantia de direitos da pessoa idosa e fez ecoar histórias de luta e superação, num evento marcado pela celebração da vida


A Aula Inaugural do NETI-UNAPI sempre emociona e faz refletir. Dessa vez, tudo parece ter vindo com força ainda maior pelo ineditismo do tema e criatividade da programação. Convidada para palestrar no evento, a advogada e doutoranda em Direito da UFSC, Larissa Tenfen Silva, traçou um panorama dos direitos fundamentais da pessoa idosa e despertou para a importância do respeito às pessoas, independente da idade. A essas reflexões, se somaram histórias bonitas de luta e superação, retratadas num dos pontos altos da programação com o lançamento do livro "Predestinação: Biografia de Eddy Frantov", que chega aos seus 94 anos, produzindo e agitando, numa verdadeira demonstração de força e perseverança.  “Muito mais do que um evento acadêmico, a Aula Inaugural foi uma celebração da vida. Um tributo à humanidade, à resiliência e à beleza da jornada humana em todas as suas fases”, define Bárbara Tavares, Enfermeira e Agente de Comunicação do NETI-UNAPI, que com seu texto belíssimo nos transporta para a tarde de 28 de Março último, no Auditório do CCS/UFSC, quando o NETI-UNAPI mais uma vez escreveu um capítulo mágico de sua história. Confira no texto abaixo!


Cerimonialista, Enfermeira e Agente de Comunicação do NETI-UNAPI: Bárbara Tavares. Composição da mesa: Cordenadora Ana Maria Justo, presidenta do CENETI, Maria Elisabeth Goidanich, chefe de Gabinete do Reitor, Bernardo Meyer e Chefe do Serviço de Conexão com a Sociedade da PROEX, Alcides Milton da Silva


Por Bárbara Tavares

A Aula Inaugural do NETI-UNAPI, realizada no dia 28 de março de 2024, foi muito mais do que um evento acadêmico; foi uma celebração da vida, da sabedoria e da resiliência que permeiam a jornada da pessoa idosa na contemporaneidade. Sob os holofotes da Universidade Federal de Santa Catarina, o encontro foi um testemunho vibrante da vitalidade que transcende as barreiras da idade.
O palco foi iluminado por histórias de luta e superação, tendo como ponto focal os Direitos da Pessoa Idosa na sociedade atual. A advogada e doutoranda em Direito da UFSC, Larissa Tenfen Silva, com sua eloquência e experiência, traçou um panorama claro e inspirador sobre os direitos fundamentais dessa parcela tão valiosa e muitas vezes ainda negligenciada da nossa sociedade. Foi um convite à reflexão sobre a importância de garantir uma vida digna e plena, independentemente da idade.
Mas, o brilho da tarde não se limitou apenas às palavras proferidas. O lançamento do livro "Predestinação: Biografia de Eddy Frantov" foi um momento de celebração da história pessoal de uma mulher extraordinária. Dona Eddy, aos seus 94 anos, em meio a uma perda visual significativa, ergueu-se como um símbolo de força e perseverança. O livro, organizado pela dedicada Senhora Ivonita Di Concílio, mergulha o leitor em uma narrativa fascinante, revelando os desafios e triunfos de uma época em que as mulheres lutavam para terem suas vozes ouvidas e suas capacidades reconhecidas.
Por meio das páginas deste livro, somos transportados para o mundo de Dona Eddy, onde sua jornada é entrelaçada com a teimosia do genitor, o amor do marido, a presença constante dos amigos e o apoio inabalável dos filhos e netos. É uma saga que ecoa a resiliência humana e a capacidade de transcender as adversidades.
Na ausência física da Senhora Ivonita, a sua  filha  Laura Malta trouxe uma homenagem emocionante, compartilhando o amor e a gratidão por uma mulher cujo legado transcende o tempo e as circunstâncias. Além disso, a amiga da Dona Eddy, a professora e Doutora em Enfermagem da UFSC, Angela Maria Alvarez, mostrou seu carinho e laço de amizade quando falou sobre o prefácio deste livro, a qual foi convidada a fazer. Esse foi o momento cultural do CENETI, representado pela Presidenta do Centro de Estudantes do NETI (CENETI), Maria Elisabeth Goidanich (Beth).
E entre os presentes, destacava-se a presença do neto Alexandre Frantov e toda a família, testemunhas vivas da história e do impacto transformador de Dona Eddy.
Mas, o verdadeiro espetáculo estava na platéia, repleta de pessoas de todas as idades, unidas pelo desejo comum de aprender, celebrar e honrar aqueles que pavimentaram o caminho que agora trilhamos. Era um mosaico de experiências, onde jovens e idosos se encontravam em um abraço intergeracional, tecendo laços de compreensão e empatia.
Assim, a Aula Inaugural do NETI-UNAPI não foi apenas um evento acadêmico; foi um tributo à humanidade, à resiliência e à beleza da jornada humana em todas as suas fases. E ao sair dali, os corações estavam mais cheios de compaixão, os olhos mais abertos para a riqueza da experiência e as mentes mais despertas para a importância de garantir os direitos, deveres e o respeito de cada pessoa, independentemente da idade.

Grupo de Canto Vozes da Ilha


Larissa Tenfen Silva

Bárbara Tavares, Larissa Tenfen Silva e Michele Medeiros

Marília Fragoso, à esquerda e os pais da palestrante


Professoras Ângela Maria Alvarez e Ana Maria Justo

Dona Eddy Frantov com seus livros, que estão fazendo o maior sucesso

Professora Melissa Locks, Angela Maria Alvarez, Michele Medeiros, Lúcia Hisako Takase Gonçalves, Bárbara Tavares e a acadêmica de Enfermagem Mayara de Souza Ramos. Equipe de Enfermagem que sempre contribuiu com o NETI-Unapi e sua fundadora

Amigas inseparáveis, Eddy e Urilda Coutinho

Alexandre Frantov (neto), Eddy Frantov e Angela Alvarez


Alexandre Frantov e Laura Malta

Angela Alvarez, Lúcia Hisako, Eddy Frantov e Maria Cecília Antonia Godtsfriedt

Fotos: Equipe NETI-UNAPI
(VA)

Comentários

  1. Nossa!!! Que dia especial!!! Lindo! Recebam meu carinho! Abs Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário