Professores
e estudantes da UFSC, professores voluntários de várias idades e estagiárias do
NETI-UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas participaram da Reunião Pedagógica desse segundo
Semestre do NETI-UNAPI, realizada no NETI, na terceira semana de Agosto. O encontro
foi aberto pela Coordenadora Angela Maria Alvarez, que explicou a importância
da Reunião para o alinhamento das atividades com pessoas idosas no NETI. Na
sequência, falou a Pedagoga Deise, com abordagem para uma série de questões
relacionadas à Educação Gerontológica. Além da Coordenadora e Pedagoga, foram
convidados a falar as enfermeiras do NETI, Bárbara e Michele, o técnico em
Administração, Augusto e a também pedagoga Carolina. A reunião destacou os
objetivos do NETI/UNAPI e seus pressupostos, falou sobre os Grupos existentes
no NETI, sobre Comunicação e Saúde, com destaque para o Grupo de Ajuda Mútua
das Pessoas com Parkinson, Questões
administrativas, Perfil do estudante do NETI e sobre a avaliação estudantil
realizada no final do último semestre. A enfermeira Bárbara Tavares, também
parceira de Conteúdo do Blog integraNETI, que durante o Encontro discorreu
sobre Comunicação e Saúde, traz para nossos leitores os principais pontos da
Reunião, de fundamental importância para a Educação permanente oferecida ao
público 50+ presente no NETI.Confira!
Por Bárbara Tavares
A
Reunião Pedagógica realizada nos dias 17 e 18 de agosto de 2023 foi aberta pela
coordenadora do NETI-UNAPI, Angela Maria Alvarez, dando as boas-vindas e
explicando a importância do momento para o alinhamento das atividades com
pessoas idosas no NETI-UNAPI. Na sequência, passou a palavra para a Deise, Pedagoga, que
discutiu temas relacionados à prática pedagógica do NETI-UNAPI, assim como
apresentou princípios e fundamentos para a Educação Gerontológica, como a Gerontologia
Educacional, entre outros:
Gerontologia
Educacional é o estudo e a prática de ações educacionais para ou sobre a
velhice e indivíduos idosos (David Peterson);
Grupo
de Estudos em Gerontologia Educacional (GEGE) que iniciou em 2021: conhecer os
referenciais teórico-filosóficos do trabalho pedagógico com a pessoa idosa.
Estudar os aspectos que interferem na aprendizagem do(a) idoso(a). Compreender
as necessidades e especificidades da pessoa idosa em situação de aprendizagem.
Qualquer
pessoa pode participar e os encontros são nas últimas terças-feiras de cada
mês, on-line.
Idadismo/Etarismo:
se refere a toda forma de preconceitos, estereótipos e discriminação
relacionados com a idade. Surge quando a idade é usada para categorizar e
dividir as pessoas de maneira a causar prejuízos, desvantagens e injustiças, e
para arruinar a solidariedade entre as gerações.
Dentre
outros assuntos, como: políticas e leis, atividades educativas e intervenções
de contato intergeracional, a necessidade de repensar o modelo escolar na
educação da pessoa idosa.
Destacou-se
os objetivos do NETI-UNAPI, como: Promover os idosos no meio acadêmico e
comunitário; Fortalecer nos idosos o papel de protagonistas e de sujeitos em
transformação e transformadores; Socializar o conhecimento em Gerontologia e
desenvolver atividades interdisciplinares e Desenvolver atividades de ensino,
pesquisa e extensão.
Bem
como os pressupostos: Configura-se como uma modalidade de educação permanente
de natureza não formal, sem a intenção de certificar ou profissionalizar os
estudantes idosos; Busca inserir a pessoa idosa no ambiente universitário de
forma multidisciplinar e intergeracional; Propicia aos idosos troca de
experiências, sociabilidade e resgate da cidadania.
Foram
informadas todas as atividades de extensão de 2023-2, que estavam contempladas
no Edital 05 NETI-UNAPI PROEX UFSC 2023-2 para todos presentes: Oficina de
dança e movimento, Oficina de Yoga, Yogaterapia, Cultura e arte na promoção de
saúde para pessoas de 50 e +, Curso Introdutório de Língua e Cultura Italiana
Avanti! 1, Italiano Conversação (nível intermediário), Oficina de Novas
Tecnologias, Primavera em flores na UFSC: aprendendo a reconhecer as árvores do
campus, Aquarela para iniciantes, Biblioterapia, Oficina de Teatro, A Escrita
Dramática como uma forma de Storytelling: oficina de produção de textos
dramáticos – Turma A (nível iniciante), Grupos de Promoção da Saúde e
Estimulação da Memória e da Comunicação, Nutrição e Memória (N&M), Nutrição
é na Cozinha, A Escrita Dramática como uma forma de Storytelling: oficina de
produção de textos dramáticos (continuação) – Turma B (nível avançado), Alemão
Básico (continuação), Curso Introdutório de Língua e Cultura Italiana Avanti!
2 (continuação), Oficina de Cerâmica:
Brincando com Argila 2 (continuação), Italiano para Turismo 4 (continuação), Língua
Francesa 1 (continuação), Biodanza e Terapia do Riso (continuação), Contadores
de Histórias (avançado) – Oficinas de performances narrativas (continuação), Curso
de cultura italiana Benvenut@! II (continuação), Curso Introdutório de
Literatura Italiana: Panorama da Literatura Italiana – século XX (continuação),
Treinamento cognitivo para idosos com uso de smartphone (continuação), Yoga e
Meditação para pessoas de meia idade e idosos 2 (continuação).
Foi
destacado também os grupos existentes e em funcionamento no NETI-UNAPI: Grupo
Cinco de Maio, Renascer, e os vinculados ao Centro de Estudantes do NETI -CENETI,
como Grupo de Canto Vozes da Ilha, A Hora da História, Grupo de Encontros
Culturais (GEC), Abelhinhas Artesãs, Blog IntegraNETI e Grupo de Teatro Estamos Aí.
Na
área da Comunicação e Saúde, a enfermeira Bárbara destacou a importância da
manutenção das medidas de biossegurança conforme as diretirzes da UFSC, o
descarte correto dos resíduos, a coleta seletiva solidária e o uso de canecas
ou copos, como destaca a campanha da universidade “Adote uma Caneca”.
Nas
orientações em Saúde, as enfermeira Michele e Bárbara, abordaram sobre a
prevenção e controle da Dengue nos Campi da UFSC, higienização das mãos,
etiqueta da respiração, uso de máscaras e vacinação contra a Covid-19. Também
foi falado a respeito do Grupo de Ajuda Mútua das Pessoas com Parkinson, seus
familiares e/ou cuidadores - GAM Parkinson que ocorre quinzenalmente, às
sextas-feiras, das 1oh às 11h30min no próprio NETI-UNAPI.
Estudante do NETI teve perfil revelado
Em
relação às questões administrativas, o técnico em administração, Augusto, abordou a questão do horário de funcionamento e o
teletrabalho no NETI-UNAPI, reserva de salas, dados dos estudantes, carteirinha
do restaurante universitário e bem patrimonial.
As
pedagogas Deise e Carolina entregaram o diário de classe e foi conversado com
os professores sobre a proposta de implementação de um diário on-line, onde o
professor pode fazer suas anotações em tempo real e dispensar o uso de papel. A
ideia surgiu após uma conversa com o responsável pelo sistema da Fundação de
Amparo e Pesquisa (FAPEU) da UFSC. Houve uma boa receptividade sobre o assunto.
Foi
também explanado sobre o perfil do estudante do NETI-UNAPI, coletado após as
inscrições nas atividades de extensão: maioria mulheres, brancas, classe média,
nível superior completo ou pós-graduado, aposentados.
Discorreram
também sobre a avaliação estudantil que realizaram ao final do semestre passado,
destacando positivamente o acolhimento do NETI, possibilidade de interação com
diferentes faixas etárias e grau de escolaridade, aulas dinâmicas, interativas
e com qualidade, apoio às dificuldades dos(as) participantes, inclusive via
WhatsApp e professores(as) que oportunizaram o desafio de estudantes, de se
expressarem em público.
Importante
destacar que estavam presentes, professores, estudantes da UFSC, professores
voluntários de várias idades e estágiárias do NETI-UNAPI (Bianca e Jade).
Ao
final, a coordenadora do NETI-UNAPI, Angela Maria Alvarez, convidou a todos
para participarem da Aula Inaugural, realizada em 04 de Setembro e da Semana de
Pesquisa e Extensão- 20ª SEPEX)
da UFSC, que ocorrerá de 23 a 27 de Outubro. Agradeceu a presença de todos/as e
desejou um ótimo Semestre.
Texto
produzido pela Enfermeira Bárbara e revisado pela equipe do NETI-UNAPI.
Fotos
e vídeos: Enfermeira Bárbara e Michele
(VA)
Comentários
Postar um comentário