Cine Debate dessa Quarta-feira (16), da UnATI.Uerj exibe Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais


 

Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais foram os Documentários escolhidos pela Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj para a Sessão do Cine Debate dessa Quarta-feira (16/08). Os Documentários trazem para o Debate as preocupações voltadas para as questões de violência e vulnerabilidade das pessoas que vivem nas ruas, como explica o texto abaixo do Jornalista Marcos Teodoro, parceiro de Conteúdo do Blog integraNETI.


Olá Amigos(as)

Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais foram os Documentários escolhidos pela Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj para a sessão do Cine Debate em cartaz nessa 4ª Feira, 16 de Agosto.
O surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no atual modelo socioeconômico.
É inegável que a cada ano mais indivíduos utilizam as ruas como moradia, fato desencadeado em decorrência de vários fatores: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores.
Segundo o estudo do Ipea, o aumento de pessoas nas ruas é muito maior em proporção do que o da população em geral. No Brasil, em média cerca de 206 mil pessoas se encontram nessa situação.
O Documentário Quando a Casa é a Rua - dirigido por Thereza Jessouron -, aborda sem filtros essa questão, e se volta particularmente para as crianças e jovens que sobrevivem nas ruas da Cidade do México e do Rio de Janeiro - nos mostrando o real motivo que leva essas crianças a irem morar na rua.
Já Territórios Marginais - dirigido por Julio Matos -, traz um olhar mais subjetivo dos moradores de rua da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, em que os mesmos por meio de vídeo-cartas vão falar de si mesmos, mostrando suas rotinas, se reinventando a cada dia e revelando as diferentes dimensões das populações de rua. 
“Os Documentários – sem nenhum tom de rosa -, mostram todas as questões de violência e vulnerabilidade social que afetam os moradores de rua, alertando os espectadores para a importância da criação de políticas públicas voltadas para essa população”, alerta a Assistente Social Juliana Rosas – Coordenadora Técnica do Cine.
Logo, com o objetivo de oferecer aos alunos da UnATI.Uerj e aos demais interessados - debates sobre temas variados de filmes nacionais e internacionais -, os Documentários serão exibidos nessa 4ªFeira, dia 16 de Agosto, às 14h, na Sala 10.136 – 10ºAndar  - Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
 
Chegue cedo para garantir um bom lugar.
Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco