Cine Debate dessa Quarta-feira (16), da UnATI.Uerj exibe Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais


 

Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais foram os Documentários escolhidos pela Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj para a Sessão do Cine Debate dessa Quarta-feira (16/08). Os Documentários trazem para o Debate as preocupações voltadas para as questões de violência e vulnerabilidade das pessoas que vivem nas ruas, como explica o texto abaixo do Jornalista Marcos Teodoro, parceiro de Conteúdo do Blog integraNETI.


Olá Amigos(as)

Quando a Casa é a Rua & Territórios Marginais foram os Documentários escolhidos pela Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj para a sessão do Cine Debate em cartaz nessa 4ª Feira, 16 de Agosto.
O surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no atual modelo socioeconômico.
É inegável que a cada ano mais indivíduos utilizam as ruas como moradia, fato desencadeado em decorrência de vários fatores: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores.
Segundo o estudo do Ipea, o aumento de pessoas nas ruas é muito maior em proporção do que o da população em geral. No Brasil, em média cerca de 206 mil pessoas se encontram nessa situação.
O Documentário Quando a Casa é a Rua - dirigido por Thereza Jessouron -, aborda sem filtros essa questão, e se volta particularmente para as crianças e jovens que sobrevivem nas ruas da Cidade do México e do Rio de Janeiro - nos mostrando o real motivo que leva essas crianças a irem morar na rua.
Já Territórios Marginais - dirigido por Julio Matos -, traz um olhar mais subjetivo dos moradores de rua da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, em que os mesmos por meio de vídeo-cartas vão falar de si mesmos, mostrando suas rotinas, se reinventando a cada dia e revelando as diferentes dimensões das populações de rua. 
“Os Documentários – sem nenhum tom de rosa -, mostram todas as questões de violência e vulnerabilidade social que afetam os moradores de rua, alertando os espectadores para a importância da criação de políticas públicas voltadas para essa população”, alerta a Assistente Social Juliana Rosas – Coordenadora Técnica do Cine.
Logo, com o objetivo de oferecer aos alunos da UnATI.Uerj e aos demais interessados - debates sobre temas variados de filmes nacionais e internacionais -, os Documentários serão exibidos nessa 4ªFeira, dia 16 de Agosto, às 14h, na Sala 10.136 – 10ºAndar  - Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
 
Chegue cedo para garantir um bom lugar.
Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários