Palestrantes da UFSC e NETI/UNAPI defenderam maior inclusão da Pessoa Idosa em debates como o da OAB/SC, que discutiu Violência Patrimonial


Palestrantes da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UNAPI- Universidade Aberta Para as Pessoas Idosas, no Seminário: Violência Patrimonial contra a Pessoa Idosa, defenderam a importância de um maior número possível de pessoas idosas em debates e discussões como esse, que fazem refletir sobre o processo de envelhecimento. O Seminário ocorreu na Quarta-feira (14), na OAB/SC, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa e reuniu um público expressivo, entre autoridades, estudantes e demais pessoas da comunidade. A enfermeira Bárbara Tavares, do NETI/UNAPI, também parceira de Conteúdo do Blog integraNETI, estava lá e traz um relato do evento, com texto e fotos para nossos leitores. Confiram abaixo!

Por Bárbara Tavares

No dia 14 de junho de 2023, foi realizado na Associação dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), organizado pela Comissão do Direito da Pessoa Idosa, o "Seminário: Violência Patrimonial contra a Pessoa Idosa". O evento correu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de Junho. Foram abordados temas como o planejamento matrimonial e patrimonial da PI, curatela, crime virtual e responsabilidade da instituição bancária, hiper endividamento da PI, crimes cibernéticos e estelionato, entre outros, por especialistas da área do Direito.

O evento foi gratuito e aberto ao público. Além de palestrantes de renome na área de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de integrantes da Comissão na OAB, participaram representantes de diferentes instituições sociais (Associação Nacional de Gerontologia- ANG/SC, Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Idosa), além de alunos do curso de Direito de universidades públicas e privadas.

A Universidade Federal de Santa Catarina se fez presente não somente compondo a mesa de palestrantes com a Dra. Renata Raupp e Larissa Tenfen, (docente e doutoranda do CCJ da UFSC, respectivamente), mas também com representantes do NETI-UNAPI- Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, que há 40 anos atua em prol do fortalecimento das políticas de direitos da pessoa idosa, por meio da informação qualificada e atualizada aos seus participantes.

Como colocaram as representantes do NETI-UNAPI, "Importantes informações foram discutidas aqui e nos alertam para a necessidade de que tais debates cheguem ao maior número possível de pessoas idosas”. De acordo com as representantes, esta é uma atribuição nossa, colocar o idoso a par das discussões que envolvem seu processo de envelhecimento e a gerontologia, informando e estimulando a participação em eventos como esse, levando reflexões para nosso público, seja por meio de oficinas, palestras ou atividades". Parabéns aos organizadores do evento.








Fotos: Michele Medeiros, enfermeira do NETI/UNAPI

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco