Grupo Teatral Estamos Aí, do CENETI/NETI-UNAPI, abriu a Agenda de Junho com apresentações no Residencial Geriátrico Atlântico Sul e Lar Cantinho dos Idosos


Eles são poucos, mas estão enchendo de alegria os corações de idosos que residem em casas de repouso. Quem conta mais essa experiencia bonita do Grupo Teatral Estamos Aí, do CENETI/NETI-UNAPI, é a integrante do Grupo, Elisete Ferreira, com detalhes de duas apresentações teatrais inéditas, escolhidas para abrir a Agenda de Junho. Num só dia, o Grupo levou descontração, arte e música ao Residencial Geriátrico Atlântico Sul e Lar Cantinho dos Idosos, num trabalho que encantou e faz refletir sobre a importância de um olhar carinhoso a essa parcela carente da população, que tanto precisa de atenção e cuidados. Confiram abaixo o relato bonito e enriquecedor de Elisete, que desta vez pousa no Blog IntegraNETI na condição de atriz e parceira de Conteúdo!



Por Elisete Ferreira

Nos dias 18 e 25 de  maio foram realizados dois dias intensos com vários ensaios gerais da peça  "A vida depois dos 50". Esses ensaios foram preparatórios para o dia 01 de Junho, quando ocorreram duas apresentações em casas de repouso.  No período matutino, o Grupo se apresentou no Residencial Geriátrico Atlântico Sul na Vargem Grande,  às  10h30min. No período vespertino, foi a vez do Lar Cantinho dos Idosos em Ratones, às 13h30min.
O Residencial Geriátrico Atlântico Sul aceitou a atividade do Grupo Teatral, pois vem ao encontro de um dos objetivos: "gerar situações para o  restabelecimento do equilíbrio corporal, como por exemplo, a musicoterapia, a terapia artística e a terapia ocupacional." Um dos lemas  da instituição é: PORQUE PARA A ARTE, MÚSICA E MOVIMENTO NÃO EXISTE IDADE!
No Lar Cantinho dos Idosos em Ratones, também encontramos um ambiente muito  amigável. Eles destacam a importância da musicoterapia, bem como de terapias artísticas. Então, aceitaram a presença do Grupo Teatral para ter um momento de descontração, com arte e música.

Grupo mostrou o contraste da rotina diária de duas casas: a Feliz e a Triste

A peça foi apresentada ao ar livre. Aproveitando o dia maravilhoso, com uma temperatura agradável e luz natural perfeita. Durante o período matutino a varanda se tornou o palco, e a plateia se acomodou num pátio, na sombra das árvores. No período vespertino, palco e plateia se encontraram num mesmo ambiente, também cercados por árvores.
Os personagens da peça "A vida depois dos 50" desempenharam seus papéis mostrando o contraste de rotina diária de duas casas. Uma com pessoas ativas, que buscam qualidade de vida, e se preparam para uma Festa à Fantasia, a Casa Feliz. A outra com pessoas tristes, mal humoradas, isoladas de tudo e de todos, a Casa Triste. A peça possui 5 cenas, que foram vividas com uma energia contagiante.
“Esses momentos de interação dos "hóspedes das instituições" com a arte e a música, regado a carinho e risos são mais que momentos de lazer” observaram profissionais das instituições.
Os integrantes do Grupo Teatral sentiram muita emoção ao ver a participação de alguns idosos. Muita música e dança fizeram do final da peça um grande momento de interação entre atores e público. E percebeu-se como pequenas ações, realmente fazem a diferença.


Fotos cedidas pelo Grupo Teatral Estamos Aí
(VA)

Comentários

  1. Eu estava na apresentação do grupo no residencial Atlantico Sul ...foi maravilhoso vê os idosos interagindo com esse maravilhoso grupo com certeza fizeram o dia deles mais feliz parabéns 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo por levar alegria e atenção com seu trabalho tão bonito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco