Associação Indígena Aldeia Maracanã é a Convidada do Roda de Conversa da UnATI.Uerj dessa Sexta-feira (02)



A Associação Indígena Aldeia Maracanã é a Instituição convidada a participar do Ciclo de Debates da 5ª Edição.2023 do Roda de Conversa da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, dessa Sexta-feira (02). O Roda acontece às 14h, no 10ºAndar, do Bloco F, da Uerj Campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Confira detalhes no texto abaixo, da Assessoria de Comunicação Social.

 
Olá Amigos(as)

Seguindo o ciclo de debates do Projeto Roda da Conversa – Projeto Extensionista da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj – que tem o Voluntariado como objeto de estudo -, “Atividades nos Espaços de Atuação” a convidada para a 5ª Edição do encontro, nessa 6ª Feira (02), será a Instituição Associação Aldeia Maracanã.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário.Cimi - a violência contra os Povos Indígenas aumentou de forma drástica nos últimos anos. Essa violência envolve o racismo, a expropriação de terras indígenas e o pior - a omissão do poder público.
Uma das agressões que mais chamam a atenção, está a de invasões possessórias, exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio – com um crescimento de mais de (256) casos até 2022.
E como forma de ir na contramão dessas suscetíveis histórias, provando que os Povos Indígenas possuem protagonismo e voz, e que que fazem parte efetiva da cultura do nosso povo - a Aldeia Maracanã se tornou um lugar de resistência indígena no estado do Rio de Janeiro.
Localizado ao lado do Estádio do Maracanã – o Aldeia é um espaço comunitário e de referência para o movimento indígena -, onde foi implantada a Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Maracanã, que oferece oportunidade para que esse grupo afirme a sua identidade e estabeleça uma ponte entre os nossos saberes ancestrais e a sociedade civil.
Tem como missão mostrar as lutas e os preconceitos ainda vividos pelo povo indígena, desmistificando aquele modelo primitivo a ele atribuído como um povo cruel, bárbaro, canibal, preguiçoso e traiçoeiro.
A Aldeia possui atividades voltadas para as práticas sagradas, rodas de maracá, aulas de língua, cultura, bioconstrução, plantio, tear, artes gráficas, mostras de cinema indígena, visitação regular de alunos de escolas e universidades, entre outros saberes.
E para falar dos valores do Projeto, do respeito, cuidado e a valorização dos direitos e memórias adquiridas com o passar dos anos por esse grupo. Representantes do Projeto foram convidados pela Coordenação do Rodas de Conversa para estarem no centro do próximo debate.
O Roda acontece quinzenalmente – com Encontros presenciais - sempre às Sextas-feiras, às 14h na Sala 10.136 – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã. E Mais informações podem ser obtidas pelo e.mail julianarosas.unati@gmail.com e/ou WhatsApp (21)96701.6049.
 
Participe, venha ser um Voluntário.
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco