Associação Indígena Aldeia Maracanã é a Convidada do Roda de Conversa da UnATI.Uerj dessa Sexta-feira (02)



A Associação Indígena Aldeia Maracanã é a Instituição convidada a participar do Ciclo de Debates da 5ª Edição.2023 do Roda de Conversa da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, dessa Sexta-feira (02). O Roda acontece às 14h, no 10ºAndar, do Bloco F, da Uerj Campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Confira detalhes no texto abaixo, da Assessoria de Comunicação Social.

 
Olá Amigos(as)

Seguindo o ciclo de debates do Projeto Roda da Conversa – Projeto Extensionista da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj – que tem o Voluntariado como objeto de estudo -, “Atividades nos Espaços de Atuação” a convidada para a 5ª Edição do encontro, nessa 6ª Feira (02), será a Instituição Associação Aldeia Maracanã.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário.Cimi - a violência contra os Povos Indígenas aumentou de forma drástica nos últimos anos. Essa violência envolve o racismo, a expropriação de terras indígenas e o pior - a omissão do poder público.
Uma das agressões que mais chamam a atenção, está a de invasões possessórias, exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio – com um crescimento de mais de (256) casos até 2022.
E como forma de ir na contramão dessas suscetíveis histórias, provando que os Povos Indígenas possuem protagonismo e voz, e que que fazem parte efetiva da cultura do nosso povo - a Aldeia Maracanã se tornou um lugar de resistência indígena no estado do Rio de Janeiro.
Localizado ao lado do Estádio do Maracanã – o Aldeia é um espaço comunitário e de referência para o movimento indígena -, onde foi implantada a Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Maracanã, que oferece oportunidade para que esse grupo afirme a sua identidade e estabeleça uma ponte entre os nossos saberes ancestrais e a sociedade civil.
Tem como missão mostrar as lutas e os preconceitos ainda vividos pelo povo indígena, desmistificando aquele modelo primitivo a ele atribuído como um povo cruel, bárbaro, canibal, preguiçoso e traiçoeiro.
A Aldeia possui atividades voltadas para as práticas sagradas, rodas de maracá, aulas de língua, cultura, bioconstrução, plantio, tear, artes gráficas, mostras de cinema indígena, visitação regular de alunos de escolas e universidades, entre outros saberes.
E para falar dos valores do Projeto, do respeito, cuidado e a valorização dos direitos e memórias adquiridas com o passar dos anos por esse grupo. Representantes do Projeto foram convidados pela Coordenação do Rodas de Conversa para estarem no centro do próximo debate.
O Roda acontece quinzenalmente – com Encontros presenciais - sempre às Sextas-feiras, às 14h na Sala 10.136 – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã. E Mais informações podem ser obtidas pelo e.mail julianarosas.unati@gmail.com e/ou WhatsApp (21)96701.6049.
 
Participe, venha ser um Voluntário.
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários