A Vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, divulgou vídeo em
que convida toda a comunidade a participar do Novembro Negro, dedicado a evidenciar a cultura e contribuições das pessoas pretas, além do combate ao racismo. Desde o dia 1º e até o dia 30 de Novembro, a UFSC estará promovendo e ministrando cursos e palestras, manifestações artísticas, rodas de conversa e exposições, entre outras ações alusivas ao movimento.
As ações são planejadas pela Administração Central e por coletivos e organizações representativas. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro, é a data escolhida para celebração da cultura afro-brasileira, reconhecimento dos movimentos igualitários, luta racial e contra opressão sofrida pelas pessoas pretas e pardas no país.
“Mais que um mês para celebrar quem somos e denunciar o racismo na sociedade brasileira, o Novembro Negro precisa ser um momento para que a Universidade possa prestar contas, demonstrar o que tem feito para enfrentar e combater o racismo institucional”, ressalta Joana Célia dos Passos, em matéria divulgada no site da UFSC.
“É com essa expectativa que realizamos o primeiro Novembro Negro da nossa gestão. Este é um momento importante para debater, ampliar e finalmente implementar a Política Institucional de Enfrentamento ao Racismo”, frisa a Vice-reitora. A programação completa do Novembro Negro está disponível no site novembronegro.ufsc.br.
(VA)
Comentários
Postar um comentário