Reitor da UFSC visitou Estande do NETI na 19ª. SEPEX. Exposições do CENETI, AMAG, PICG, GEC, Abelhinhas e EJA encantaram visitantes
O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Professor Irineu Manoel de Souza, foi uma das presenças ilustres a visitar o estande do NETI na 19a. SEPEX. A agenda de segundo dia do NETI no evento também contou com uma programação diversificada, levada a público por integrantes de Grupos vinculados ao Centro de Estudantes-CENETI, como o Grupo de Encontros Culturais-GEC, Abelhinhas Artesãs e Grupos do NETI como a Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG e o Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG).
Quem conta em detalhes o segundo dia do NETI na SEPEX é a enfermeira Bárbara Tavares, que também fez cliques bacanas dos espaços e atividades trabalhadas no Estande netiano. Confira na sequência!
Por BárbaraTavares
O estande do NETI foi movimentado por muita gente ilustre, como alunos (intergeracional), egressos, professores, técnicos administrativos (TAE’S). O professor Narbal da Silva (PROEX) marcou presença pela manhã, com seu jeito tranquilo e animado de ser. Tivemos também a presença do Reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza e do chefe de gabinete da reitoria Bernardo Meyer, do professor Lúcio Botelho (idealizador da SEPEX), da professora Marilda Aparecida de Oliveira Effting, da atividade socioeducativa Contação de Histórias e do TAE André Tiago, que trabalhou no NETI.
“Mãos de Abelhinhas” encantaram pela delicadeza de seus trabalhos
Tivemos muita linha, lã, botões, agulhas. Adivinhem quem estava expondo? Isso, mesmo o Grupo de Artesanato das Abelhinhas Artesãs e quem estava representando era a Zilda e a Dóris (umas fofas!). Muita gente interessada no trabalho de qualidade, e nas “mãos de abelhinhas” (termo inventado por mim)! O Grupo é coordenado pela Dona Eddy Frantov (93 anos de idade) e elas fazem roupas, cobertores para bebês, toucas para doar a hospitais e instituições. Bom lembrar que elas aceitam doações de linha, lã, botões, tecido, agulhas para se manterem e deixarem muitas famílias agradecidas pelo seu belo trabalho. Quer participar? Elas se reúnem todas as terças-feiras, a partir das 14h, no NETI.
Projeto “Velho, Eu?” trouxe temáticas como idadismo
Também tivemos novamente o grupo de estudantes representando o “Velho, Eu? ” coordenado pela professora Ana Maria Justo. Teve jogos educativos com a temática do idadismo e muita diversão.
CENETI cativou público ao falar sobre o NETI
O Centro de Estudantes do NETI (CENETI) participou conversando com as pessoas a respeito do NETI. Foi muito legal e divertido!! Estavam presentes Pedro Rogério Martins, presidente do Centro estudantil, Janete Becker, Diretora Financeira e Graciela Baigorria, Diretora Cultural. Sim, um grupo de peso!!
Professoras e estudantes do EJA arrasaram na programação
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) arrasou hoje novamente. As professoras Maristela, Regina e Marilúcia trouxeram os estudantes que estavam muito animados com toda a organização do estande deles, bem como por participar de um evento tão grande da UFSC. Os estudantes podem ir até o NETI e conversar com elas para estudar no ensino fundamental. Essas “profs” são demais! Sempre incentivando seus alunos a serem independentes e participativos em tudo que produzimos de bom na universidade! Mega parabéns a vocês!!
O Grupo de Encontros Culturais-GEC participou esplendidamente com a apresentação “Cinema e suas Repercussões na Terceira Idade” proferida por Maria Leonilda Scherner Rossi (fera!). Também estavam presentes Maria Aparecida Ferreira (Dona Cida), Coordenadora geral do GEC e Maria Graciela, da Coordenação Fílmica. Ainda foi passado um filme do Charlie Chaplin para que todos pudessem assistir. O Grupo se encontra quinzenalmente às Segundas-feiras, a partir das 9h, no NETI. Eles debatem filmes, fazem lanche, são muito “tops”!!!
Um arraso foi a Oficina de Macramê ofertada pelo Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG), sendo ministrado por Maria Aparecida Ferreira (Dona Cida). Além da Cida, estavam Maria Marcon, Arlete, Regina e Maria Cristina. Foi uma oficina intergeracional, visto que pessoas de várias idades participaram. Aprenderam a fazer uma folha (planta) em macramê! Todos levaram o artesanato para casa. Para integrar o grupo, é necessário fazer o Curso de Monitores da Ação Gerontológica (CMAG). Uma preciosidade de trabalho!
Outro destaque foi a nossa bolsista do curso de Jornalismo da UFSC, Lethícia Siqueira, extraordinária na cobertura do evento! Também estiveram presentes os TAE’S do NETI: Michele Medeiros, Deise Rakete e Bárbara Tavares. Realmente foi muito agradável!
Expositores, visitantes, alunos e voluntários posaram para cliques no segundo dia do NETI na 19a. SEPEX
![]() |
Bárbara Tavares, à esquerda e Michele, brilharam na cobertura da 19a. SEPEX |
Texto e fotos: Bárbara Tavares - Material revisado pela Equipe NETI.
(VA)
Foi um evento de muito sucesso. Além de participar, também valeu muito visitar os interessantes e diversos trabalhos apresentados em toda a SEPEX.
ResponderExcluirFoi um ótimo evento.
ResponderExcluirVariedade de trabalhos apresentados.
SEPEX sucesso total!