UnATI.Uerj e Cedepi.Rj promovem Live amanhã (15/06) em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa


A Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro -Cedepi.Rj, promovem Live Especial nessa Terça-feira  (15), às 20h, de Tema “A Violência Contra o Idoso no Estado do Rio de Janeiro”,  em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O convite aos nossos leitores é compartilhado pelo assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj, Marcos Teodoro, que traz mais detalhes no texto abaixo.


Olá Amigos(as)


A Epifania da recente história da humanidade pode ser contada a partir do surgimento da Pandemia da Covid(19) – um dos acontecimentos mais relevantes e trágicos -, onde os danos do ponto de vista das famílias e do cotidiano podem ser comparados aos anos de guerra.

O fechamento radical das atividades aliado ao distanciamento físico e ao isolamento social é um remédio amargo, mas necessário para continuar contendo a disseminação da doença – remédio esse que vem mexendo muito com o equilíbrio físico e mental de grande parte da humanidade.

No epicentro deste furacão, estudos apontam que as notificações de Abuso e de Violência contra a Pessoa Idosa - um problema que remonta a tempos passados e sempre esteve presente em todos os tipos de sociedade -, vem crescendo muito nesse período pandêmico a partir da imposição do isolamento social.

Notabilizado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos.Inpea O “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa” passou a ser oficialmente comemorado no dia 15/06/2006.

A Violência contra o Idoso pode ser definida como um ato único, muitas vezes repetido ou mesmo como a falta de ação apropriada contra esses atos, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento ao mesmo.

E para registrar a importância desta data a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj - em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro -, realizará uma Live Especial na 3ªFeira Dia 15/06/2021 – 20h com o Tema “A Violência Contra o Idoso no Estado do Rio de Janeiro”.  

Tendo como norte o Dossiê da Pessoa Idosa.2019, que com base em Boletins de Ocorrência Criminal notabilizaram principalmente casos de violência interpessoal – em especial a familiar -, a Live trará informações atualizadas sobre como vem se desenvolvendo o enfrentamento dessa questão no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo Sandra Rabello de Frias – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj -, a Violência é uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

“Esta data representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos, a Violência e aos sofrimentos infligidos ao grupo etário dos 60+.” Defende Sandra.

Apresentada por Sandra,  a Live que terá como convidada Especial a Assistente Social Andreia de Souza Carvalho – Gerontóloga, Doutora em Serviço Social e Conselheira do Cedepi.Rj, será apresentada pela Canal Oficial do Cedepi.Rj no Facebook www.facebook.com/conselhoestadualcedepi.rj e podendo ser acessado diretamente pelo link: https://www.facebook.com/conselhoestadualcedepi.rj/?ref=pages_you_manage

E inserindo-se no Novo Normal, incentivando o processo de Imunização dos 60+ e seguindo todos os protocolos sanitários e comportamentais - mesmo de longe a UnATI.Uerj continua sempre junto de você!

Att, Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação da UnATI.Uerj



(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado