Samba, filme francês que aborda questão dos imigrantes irregulares na França, abriu programação de Abril do GEC/CENETI
O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, deu início à sua programação de Abril nessa segunda-feira (08), com o filme Samba, produção francesa de 2014, que aborda a questão dos imigrantes irregulares na França. A primeira sessão do mês contou com a presença de 32 dos 42 membros do GEC. Como já é tradição, a sessão realizada no auditório Elke Hering da BU/UFSC, teve intervalo para o cafezinho e brinde das canequinhas e foi sucedida de debate. Desta vez, a apresentadora e mediadora foi Maria Leonilda Scherner Rossi, integrante do Grupo, com apoio da Coordenadora Técnica do GEC, Raquel Maia Liberato.
"O filme Samba, escrito por Olivier Nakache e Eric Toledano, é simpático e leve. Fala de sonho, das batalhas por realizá-lo e principalmente do poder de alguns em destruí-lo", antecipou Leonilda, observando que os diretores são os mesmos do filme "Os Intocáveis", assim como Omar Sy, que ganhou o filme de melhor ator na ocasião.
![]() |
Omar Sy é Samba Cissé |
Trilha sonora traz clássicos da MPB
O filme tem músicas brasileiras como "Palco", de Gilberto Gil e "Take It Easy My Brother Charles, de Jorge Ben Jor e ganhou aplausos do Grupo.
"Com toda a problemática enfrentada em países longe dos seus, os imigrantes não perdem a alegria", observou Maria Bernadete da Cruz.
"Os europeus sofreram duas guerras, também são blindados. O povo tem medo", enfatizou Sônia Magalhães, salientando que a França, como outros países europeus, ainda não tem essa questão muito bem resolvida. "O choque cultural é muito grande. Os países que recebem os imigrantes demoram para entender essa diferença", complementou.
Maria Graciela Baigorria, que também é da Coordenação Técnica do GEC, destacou como a falta de emprego, tratada de forma forte em "Samba", afeta a vida das pessoas. "Uma pessoa que não tem emprego, um lugar na sociedade, não é ninguém. Perde até a identidade", ponderou. O filme Samba é baseado no livro "Samba pour le France". Compõem o elenco, Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim e Izïa Higelin.
![]() |
Leonilda Rossi, na apresentação de "Samba" |
Texto: Vanda Araújo, com colaboração de Leonilda Rossi
Fotos: Vanda e Maria das Graças Ferreira
Este ano está sendo muito especial, o GEC está mostrando a qie veio, e a participação dos integrantes no debate é cada vez maior. Para mim que estou no GEC desde seu unicio, percebo uma clara evolução. Muito bom participar do GEC
ResponderExcluirEste ano está sendo muito especial, o GEC está mostrando a qie veio, e a participação dos integrantes no debate é cada vez maior. Para mim que estou no GEC desde seu unicio, percebo uma clara evolução. Muito bom participar do GEC
ResponderExcluir