
A Mostra Fotográfica de tema "Envelhecer comCiência para aproximar diferenças" mobilizou o estande do NETI no primeiro dia da SEPEX. Estudantes fotografados, que só conheceram o trabalho na abertura da Exposição, mostraram satisfação com a iniciativa dos colegas do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, idealizadores do Projeto.
No total, estão sendo mostradas 20 fotos. No texto de apresentação, exposto no banner ao lado direito das fotos, ganha destaque o título da Mostra, "Envelhecer comCiência para aproximar diferenças", bolado para concatenar com o tema da SEPEX desse ano, "A Ciência para redução das desigualdades". Para os alunos, o Envelhecer comCiência a que o título se refere vem de encontro aos ensinamentos obtidos em Gerontologia, ciência multidisciplinar que estuda o Envelhecimento, amplamente trabalhada pelo NETI.
A mostra reúne idosos do NETI com idade entre 62 e 89 anos, que continuam desenvolvendo algum tipo de atividade. Os astros do NETI, a que o texto de apresentação se refere, dançam, cantam, escrevem, recitam, interpretam, atuam como voluntários e de quebra, adoram ser fotografados! A mostra fica em cartaz até o meio dia de sábado, terceiro e último dia da SEPEX.
Tema da Mostra:
Envelhecer comCiência para Aproximar Diferenças
Apresentação
Quiseram as circunstâncias que as pessoas aqui retratadas, oriundas dos mais diversos lugares, com suas crenças e ideais, resolvessem fazer parada num lugar comum, até então desconhecido, chamado NETI. A força desse encontro, que como bagagem reunia histórias bonitas de vida para contar, anunciava a descoberta de um novo horizonte, em que prevaleceria o acesso ao conhecimento, a novos saberes e a possibilidades incontáveis de realização.
Assim ganhou forma o contingente de idosos que hoje povoa o NETI, que se firma como referência de mudança na representação da velhice. Ancorados na aprendizagem da Gerontologia, ciência que estuda o Envelhecimento, os idosos do NETI fazem do talento que possuem, de suas habilidades profissionais, espírito de liderança e determinismo, um exemplo de vida, um trampolim para suas satisfações pessoais, deixando para trás o antigo modelo de envelhecimento passivo.
Seja através do cantar, dançar, compor, tocar, bordar, escrever,
os astros da velhice ativa, aqui representados por alunos e voluntários do
NETI, com idade a partir de 60 anos, acrescem aos dons que possuem e ao
conhecimento adquirido, um conjunto de novos saberes, em que ganham importância
a autonomia e independência, para se transformar em multiplicadores, em
defensores da valorização da memória e assim garantir nossa identidade
cultural. É o idoso ativo, exercitando a cidadania, contribuindo para uma
cultura de paz, tão desejada em nossos dias, de inclusão social, respeito mútuo
e de aproximação das diferenças entre gerações.
Ficha técnica:
Número de fotografias: 20 imagens dimensão 48cm x 33cm
Impressão em
papel fotográfico fosco
Coordenação:
Curso de
Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI
Coordenadora –
Profª Maria Cecília Antonia Godtsfriedt
Fotografia:
Cecília Alves
de Lima
Solidonio
Amaral
Vanda Araújo
Assistente de Fotografia:
Marlene Buzzi
Maiochi
Assistente Geral:
Edna Schmidt
Curadoria:
Cecília Alves
de Lima e Vanda Araújo
Apoio Institucional:
Núcleo de
Estudos da Terceira Idade – NETI
Gestão: Coordenadora Jordelina Schier
Período de Realização e Local da Mostra:
17ª SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, de 18 a
20 de outubro, na Reitoria da UFSC
Texto: Vanda Araújo
Fotos: Marlene Buzzi Maiochi
A sessão da Mostra de fotos dos integrantes do NETI retratam todos aqueles que não estão clicados pelas lentes da emoção, pois todos nos que estamos nesse mundo maravilhoso do NETI , precisam se sentir orgulhoso e contemplado, com mais esse trabalho que mais uma vez abrilhantou o inicio das atividades da 17a. SEPEX, impossível focar a todos, pois somos muitos, Parabéns a todos que estão e querem fazer parte dessa história.
ResponderExcluirA sessão da Mostra de fotos dos integrantes do NETI retratam todos aqueles que não estão clicados pelas lentes da emoção, pois todos nos que estamos nesse mundo maravilhoso do NETI , precisam se sentir orgulhoso e contemplado, com mais esse trabalho que mais uma vez abrilhantou o inicio das atividades da 17a. SEPEX, impossível focar a todos, pois somos muitos, Parabéns a todos que estão e querem fazer parte dessa história.
ResponderExcluirTrabalho sensível e lindo, enfocando a quebra de paradigma e o lugar social dos idosos em nossa sociedade: o de protagonista construindo e ensinando saberes. Parabéns!
ResponderExcluir