ACLC/CENETI deu posse a novos acadêmicos em solenidade que reuniu representantes do meio literário, autoridades e dezenas de convidados



Cerca de 70 pessoas, entre representantes do meio literário catarinense, autoridades e convidados  prestigiaram a solenidade de posse dos novos acadêmicos da ACLC-Academia de Canto e Letras do CENETI, na tarde de 05 de outubro, no auditório Elke Hering, da Biblioteca Central da UFSC. A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marília Celina Felício Fragoso e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Leny Baessa Nunes, também presidente da APASC e secretária da ACLC, marcaram presença na solenidade, ao lado de professores do NETI e do EJA.
No total, tomaram posse 13 acadêmicos dos 15 inscritos na ACLC, com as duas ausências justificadas por problemas de saúde e viagem.
“O espaço da Academia de Canto e Letras é um desdobramento do CENETI, que vem traduzir e destacar essa expressão literária e de canto dos seus associados, pois as atividades de Canto e Literatura são expressões marcantes da criação humana”, destacou o Cerimonial, no início da solenidade de posse. O evento também marcou a comemoração de 01 ano de criação da Academia.


Meio literário prestigiou a solenidade

O meio literário foi representado por integrantes do Grupo de Poetas da Trindade – GPT, coordenado por Vera Portella; pela presidente da Associação dos Poetas Livres do Estreito, Heralda Victor e por integrantes da Academia de Letras da Palhoça, região da Grande Florianópolis. Também prestigiaram a solenidade de posse, integrantes da OAB Cidadã, a presidente da Creche de São Francisco de Assis, a presidente da Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, Maria Aparecida Ferreira e a integrante da Academia Brasileira de Contadores de História, Ana Ester Balbao Pittan.  Representando o NETI, por sua vez, se fizeram presente a acadêmica Ana Paula Balthazar, Assistente Social do Núcleo, também Coordenadora do PICG e que no ato representou a coordenadora do NETI, Jordelina Schier e a coordenadora do EJA-Polo NETI/UFSC .


Cerimônia contou com o tradicional Acender e Apagar simbólico das Velas

Para compor a mesa foram convidadas a Sra. Osmarina Maria de Souza,  Diretora Geral da Academia de Canto e Letras do CENETI; Sra. Edyy Frantov, Presidente do CENETI; Sra. Ana Paula Balthazar e a Presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Sra. Marilia Celina Fragoso. Dando sequência, o Cerimonial convidou a Acadêmica Eddy Frantov a fazer o tradicional Acendimento das Velas, de forma simbólica, desejando que a Luz e sabedoria estivessem presentes nas manifestações artístico- culturais da Academia.
“A Vela amarela significa revelação; tirando o Homem da escuridão. A Vela Azul, representa a claridade única e absoluta; que inspira a criação. A Vela Branca significa o culto a verdadeira pureza e a Luz da Consciência Acadêmica”, explicou o Cerimonial, para em seguida convidar o Grupo de Canto Vozes da Ilha, a apresentar o Hino da Academia, composto pela acadêmica Sra. Diana Leony Pinheiro.
A solenidade teve sequência com a Leitura do Termo de Posse pela Diretora Geral  da Academia, Osmarina Maria de Souza e com o Anúncio da Posse dos Acadêmicos, feito pela Vice-Diretora, Maria Cecilia Antonia Godtsfriedt.



Acadêmicos assinaram termos e receberam certificados e medalhas

“Faremos a chamada dos Acadêmicos por ordem de classificação indicada pela Comissão que analisou as documentações recebidas, num total de 15 inscritos, onde os patronos a saber foram sorteados e seguem a mesma ordem de classificação estabelecida.  Para dar suspense na referida chamada deveremos faze-la pela Leitura por Pseudônimo de cada inscrito, nominado por flores, já que estamos em plena primavera”, disse a Vice-diretora. Acompanhados do padrinho/convidado, os novos acadêmicos foram convidados à sessão de assinaturas do termo e recebimento dos certificados pela mesa, seguido de condecoração da medalha pelo padrinho convidado.
Durante a cerimônia, a Academia prestou homenagem Póstuma à Sra. Erna Maria Pedrini de Andrade Costa, falecida em dezembro de 2017. O segundo homenageado foi o Regente do Grupo de Canto Vozes da Ilha, Sr, Nilzon Aguiar, por sua atenção e dedicação às atividades que desenvolve  no NETI.
“Queremos tê-lo sempre em nosso meio, envergando e dando voz e presença à sua patrona Vanda Renata da Silva, grande percussionista que nos deixou de forma muito precoce”, disse a Vice-diretora da ACLC.

Comemoração de 01 Ano da Academia foi destaque

O aniversário de criação da Academia também mereceu destaque na fala da Vice-Diretora da ACLC.“Gostaríamos de fazer uma reflexão simbólica frente a esse um ano de criação da Academia. Nós vivemos num mundo de Dualidades, Sol e Lua, Dia e Noite, Morte e Vida, enfim são aspectos que habitam o nosso cotidiano. Queremos simbolizar nessa comemoração de um ano, render mais uma homenagem não póstuma e sim de vida presente. Gostaríamos em nome da direção da Academia de Canto e Letras do CENETI/NETI, neste um ano de criação, propor para essa celebração, o casamento de duas grandes criações e apropriações humanas a partir da linguagem como traço cultural que nos caracteriza em nossa humanidade. Onde nos é proporcionado o Som na Palavra e a Musica na Linguagem.
Queremos trazer um pensamento, de um pensador Angolano que poderá vir a traduzir um pouco desse sentimento :
“A memória do universo é uma harpa de silêncio. Quando tangida pelo ar em movimento produz sonoridade, mas se pressionada pela atmosfera envolvente pode dar origem a relâmpagos e trovões, maremotos e terremotos. Todavia, se for tangida pelo sentimento humano produz harmonia, a matéria-prima da arte musical; então, a música é a poética vibração do silêncio. A composição musical é verdadeiramente uma poesia de sentimentos afloradas pela emoção do Homem”, destacou, numa referência ao Acadêmico Sr. Nilzon Aguiar, regente do Grupo de Canto Vozes da Ilha e autor de varias canções.
Os idosos ali presentes também mereceram destaque: “Nosso Parabéns estendendo também a todos os Idosos, pela passagem na segunda-feira passada, 01 de Outubro, onde comemoramos e destacamos a celebração do Dia Internacional do idoso. Existe duas coisas importantes na vida, motivo e o momento. Você pode ter várias vezes o mesmo motivo, mas você nunca terá o mesmo momento”, finalizou a vice-diretora da ACLC, Cecília Godtsfriedt. 













NOVOS ACADÊMICOS FORAM CLASSIFICADOS POR NOME DE FLORES

Acompanhe a relação dos novos Acadêmicos, com seus respectivos Pseudônimo, nome, patrono e cadeira. Na chamada, os acadêmicos foram classificados por nome de flor (abaixo, entre parênteses) de forma que a flor coincidisse com a letra do nome deles, numa saudação à Primavera.


1. (IRIS) Ivonita di Concilio – Elfried Kalvelage- Cadeira N°11
2. (MAGNÓLIA) Maria Antonia da Conceição- profa. Nancy Muller- Cadeira Nº12
3. (VIOLETA) Valda Valdemar de Andrade- Jose Carneiro Junior- Cadeira Nº 13 - Não compareceu por motivo de doença
4. (ORQUÍDEA) Olga Postal- Pastor Willian Richard Schisler Filho- Cadeira de Nº 14
5 . (ROSILDO) Rogerio Kremer- Odilon Conti- Cadeira De Nº 15
6. (MARGARIDA) Maria Moraes Andrade - Paulo Moritz- Cadeira de Nº16
7. (AMOR PERFEITO) Amelia Moema Veiga Lopes- Ignácio Simão Kunrath- Cadeira de Nº 17
8. (JASMIN) Jaira Elias de Lucca- Padre Ney Brasil Pereira - Cadeira de Nº 18
9. (EDELVAIS) Elisabete Ossig Andrade- Nara Costa Rodrigues- Cadeira de Nº 19
10.(AMARILIS) Ana Guimaraes Ferreira da Silva- Neidi Rodrigues- Cadeira de Nº 20 - Não compareceu por motivo de viagem
11.(JACINTO) Jaci de Souza Barzotto- Ruth Luiza Becker- Cadeira de Nº 21
12.( VALERIANA) Valuzia Manoel Luiz – Nelly Barreto Dutra -Cadeira de Nº 22
13.(IBERIS) Ines Carmelita Lohn- Valdivia Pereira Mafra- Cadeia de Nº 23
 14.(SOLIDAGO) Sidney Lino- Helena Bertho da Silva - Cadeira de Nº 24
15.(CRAVINA) Cleusa Odete Pereira- Army Candemil Capanema- Cadeira de Nº 25




























Para a vice-presidente da ACLC, Cecília Godtsfriedt, também coordenadora do CFMAG/NETI, a solenidade foi muito prestigiada. “Fizemos duas homenagens e também ficamos muito contentes com as representações”, observou.
De acordo com a dirigente, no ano que vem a ACLC deve divulgar Edital para formação de uma nova diretoria, uma vez que a direção atual foi constituída para dar criação à Academia, em setembro do ano passado. Outro plano da entidade para 2019 é instituir a criação de Academias mirim, iniciativa que já conta com negociações avançadas com duas ONGs, com a LBV de Florianópolis e com a CEAFIS-Centro de Apoio à Formação Integral do Ser.


Relação dos Acadêmicos da ACLC/CENETI/NETI
Abaixo, a relação completa dos acadêmicos da ACLC, com seus respectivos nome, patrono e número da cadeira

OSMARINA MARIA DE SOUZA
Patrona – Profa. Neusa Mendes Guedes – Cadeira Nº 01

MARIA CECILIA ANTONIA GODTSFRIEDT
Patrona – Profa. Matilde Vieira – Cadeira Nº 02

LENY BAESSA NUNES
Patrona – Profa. Raquel Quadros Seiffert- Cadeira Nº 03

AUGUSTO CESAR DE ABREU TEODORO
Patrona – Hilta Teodoro Benecevine - Cadeira Nº 04

LEILANENE ZAVIRIZI
Patrona- Maria de Lourdes Cervi Silva - Cadeira Nº 05

JORDELINA SCHIER
Patrono – Acélio Richetti - Cadeira Nº 06

EDYY FERREIRA DE SOUZA FRANTOV
Patrona- Terezinha de Jesus Rovaris- Cadeira Nº 07

NILZON AGUIAR
Patrona – Vanda Renata Silva- Cadeira Nº 08

DIANA LEONY MACCGNAN PINHEIRO
Patrona- Profa. Celia Iracema Kuertn- Cadeira Nº 09

URILDA AZEVEDO COUTINHO SOARES
Patrona – Wilma Baystorf - Cadeira Nº 10

IVONITA DI CONCILIO
Patrona -ELFRIED KALVELAGE- Cadeira N°11

MARIA ANTONIA DA CONCEIÇÃO MENDES
Patrona- Profa. NANCY H S MULLER- Cadeira Nº12

VALDA VALDEMAR DE ANDRADE
Patrono - JOSE CARNEIRO JUNIOR- Cadeira Nº 13

OLGA POSTAL
Patrono - PASTOR WILLIAN RICHARD SCHISLER FILHO- Cadeira de Nº 14

ROGERIO KREMER
Patrono - ODILON CONTI- Cadeira de Nº 15

MARIA MORAES ANDRADE
Patrono - PAULO MORITZ- Cadeira de Nº 16

AMELIA MOEMA VEIGA LOPES
Patrono - IGNÁCIO SIMÃO KUNRATH- Cadeira de Nº 17

JAIRA ELIAS DE LUCCA
Patrono - PADRE NEY BRASIL PEREIRA-Cadeira de Nº 18

ELISABETE OSSIG ANDRADE
Patrona - NARA COSTA RODRIGUES- Cadeira de Nº 19

ANA GUIMARAES FERREIRA DA SILVA
Patrona - NEIDI RODRIGUES- Cadeira de Nº 20

JACI DE SOUZA BARZOTTO
Patrona - RUTH LUIZA BECKER- Cadeira de Nº 21

VALUZIA MANOEL LUIZ
Patrona - NELLY BARRETO DUTRA- Cadeira de Nº 22

INES CARMELITA LOHN
Patrona - VALDIVIA PEREIRA MAFRA-Cadeira de Nº 23

SIDNEY LINO
Patrona - HELENA BERTHO DA SILVA- Cadeira de Nº 24

CLEUSA ODETE PEREIRA
Patrona - ARMY CANDEMIL CAPANEMA- Cadeira de Nº 25




Texto: Vanda Araújo com informações da Vice-diretoria da ACLC

Fotos: Cecília Alves de Lima 

Comentários

  1. Ola equipe editorial do BLOG parabenizamos mais uma vez pela cobertura sempre pontual dos eventos realizados em nosso meio. Adoramos a cobertura pós posse pois assim fica registrado esse momento magico, onde os novos acadêmicos todos emocionados em poder fazer parte desse espaço literário que expressa o verdadeiro sentimento humano, a linguagem e o canal de comunicação, a expressão dessa linguagem faz o elo do homem com o seu ser verdadeiro, Parenizamos a todos os acadêmicos que estão fazendo historia na ACLC CENETI NETI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário