Neurogeriatra coordena Workshop da Oficina da Memória nessa quarta-feira, 20, na UnATI.Uerj

A UnATI.Uerj, do Rio de Janeiro, oferece  nessa quarta-feira (20), o Mini Workshop da Oficina da Memória®, com foco na conquista e manutenção da vitalidade cognitiva e em estratégias para otimizar a memória. O Workshop acontece às 14h, no Auditório 91 – 9ºAndar da Uerj, na capital carioca e terá coordenação da Neurogeriatra professora Dra. Tânia Guerreiro.


Perda da Memória está cada vez mais presente em pessoas com mais de 60 anos

Seguindo uma definição mais científica, a Wikipédia define a Memória como a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro –Memória Biológica; seja externamente, em dispositivos artificiais – Memória Artificial. 
A perda da Memória é uma característica cada vez mais presente no grupo etário de homens e mulheres com mais de 60 anos. Nestes casos, as recordações do passado permanecem vivas, recheadas de pormenores, o que já não acontece com os acontecimentos recentes que vão sendo esquecidos gradativamente.
​​​A Memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de Memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias.

 Treinamento constante melhora desempenho da Memória

Segundo a  Neurogeriatra Profa. Dra. Tânia Guerreiro, Coordenadora da Oficina e do Workshop da Oficina da Memória da UnATI.Uerj, pesquisas demonstram que a plasticidade neural é sensível à estimulação cognitiva ao longo de todo o curso de vida, e que o treinamento constante melhora consequentemente o desempenho da Memória de pessoas de todas as idades.
Dra. Tania Guerreiro antecipa no que consistirá a Oficina: Diferente dos anos anteriores, desta vez faremos um mini workshop, mas que abordará temas relevantes para a conquista e a manutenção da vitalidade cognitiva e apresentando estratégias para otimizar a memória no cotidiano,” pontua. Tudo isto a partir de uma abordagem teórica e vivencial em um contexto onde a ciência, a arte e o lúdico se unem para dinamizar a aprendizagem.
​​​A entrada para o Workshop é franca, mas devido a grande demanda, os organizadores recomendam aos interessados que cheguem cedo, pois a inscrição é feita no local. O Workshop é direcionado a pessoas de todas as idades interessadas pelo tema proposto.

(VA)
As informações partem da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj






Comentários