Seminário Reflexivo habilitou formandos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica da UFSC/PROEX/NETI
Foto:Cecília Alves de Lima |
Professores do NETI, alunos, colaboradores e
convidados prestigiaram o segundo Seminário Reflexivo de 2017, promovido pelo
CFMAG/PROEX/UFSC, na segunda-feira (13)
, no Auditório do CSE. O Seminário habilitou alunos da 4ª fase do Curso de
Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, para a formatura no próximo
dia 29, no Auditório da Reitoria da UFSC. Cumprindo um ritual de final de curso,
os alunos do CFMAG apresentaram relatos
de experiências, a título de estágio, nas diversas áreas escolhidas.
Professora Cecília Godtsfriedt, também coordenadora do CFMAG Foto:Solidonio Amaral |
“O Seminário é uma atividade integrativa do CFMAG,
no sentido de poder transportar todo o conhecimento germinado nos semestres. Essa
edição, cuja temática transita com o título Somos todos sementes, encerra a
premissa de que todos nós estamos imbuídos de uma missão transformadora que
começa a ser delineada. A transformação social que encerra o propósito do CFMAG
indica o alcance social de cada relato”, disse a coordenadora do CFMAG,
professora Maria Antônia Cecília Godtsfriedt, na abertura do evento.
Cecília falou sobre a importância de aprender a
conhecer o saber e a compartilhar, sobre os desafios inerentes à educação de idosos e fez uma analogia entre o projeto pedagógico
do CFMAG, baseado nos quatro pilares da Educação – Conhecer, Fazer, Conviver e
Ser - e o sentido de vida que se traduz
no ciclo de cultivo das sementes.
“As sementes podem demonstrar uma lição de vida.
Cultivadas, são capazes de germinar, crescer e frutificar. Esses ensinamentos
nos colocam à prova de que o compartilhar, o conviver, nos indicam saberes que em grupo,
de forma coletiva, podem expressar ganhos e conhecimentos que favorecem o
processo de envelhecimento saudável” ponderou.
A coordenadora identificou nos relatos apresentados propostas
simples, porém trabalhadas de forma singular. “Cada agente social pegou e levou
a semente do Curso a outras áreas. O
resultado foi um ganho coletivo de aproximação com novos espaços sociais, com
alguns alunos até podendo vir a dar continuidade às suas experiências”, frisou.
O mais importante, na sua opinião, “foi o fazer
gerontológico, que traduz toda uma simbologia de se perceber com saberes”,
enfatizou, numa referência à Gerontologia, campo da ciência que se dedica a estabelecer
os fundamentos relacionados à educação dos idosos. Para a professora Cecília Godtsfriedt, “essa
percepção de saberes tem semelhanças com a lição que tomamos da semente, que uma
vez adubada e lançada em solo fértil, cresce e prospera novos frutos”.
Experiências no Oikemera Centro Dia, na Pastoral da Criança e comemorações de 35 anos do NETI foram destaque
Experiências no Oikemera Centro Dia, na Pastoral da Criança e comemorações de 35 anos do NETI foram destaque
Os relatos feitos pelos formandos de 2017 do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica expuseram emoção, sentimento e passagens curiosas. Carlos Luiz Nunes, que falou sobre o tema “Aposentei e Agora”? lançou a semente para que todas as empresas criem de forma duradoura um Departamento de preparação para os aposentados. No trabalho que fez, de estudo comparativo entre pessoas que se prepararam para a aposentadoria e pessoas não preparadas, Carlos detectou que das seis pessoas contatadas, apenas uma havia se preparado para a nova condição de vida.
Já as alunas Eva e Evanir, que optaram por Oficinas Sócio Educativas, relataram experiências com o trabalho criativo e artesanal na construção de Fuxicos com os idosos do Oikemera Centro Dia, localizado no Estreito, em Florianópolis. “A Oficina estimula a independência e autonomia dos idosos. Foi gratificante”, definiu a dupla.
Os relatos de experiência também
versaram sobre trabalho voluntariado, apresentado pela aluna Jaci Barzotto;
Desafios no Grupo de Convivência Esperança, como projeção dos Idosos, com a aluna Maria Antonia Mendes (Toinha); Repercussões na
trajetória dos Fóruns das Instituições de Ensino Superior-IES: Um recorte
social de Palmas a Florianópolis, com o aluno José Roberto Sabino; Em favor da vida para um
futuro melhor, com as alunas Maria Marcon e Maria do Carmo) e sobre As comemorações de 35 anos
de compromisso do NETI com o Envelhecimento, relatadas pela aluna Perpétua Marafon (Pepa).
Ao término dos relatos, a coordenação do CFMAG parabenizou os nove formandos de 2017 e prestou homenagem às professoras do NETI, orientadoras dos respectivos relatos. O Seminário terminou com a
exposição do vídeo “Somos Todos Sementes em Transformação” sucedida da música “Somos
todos Sementes”, cantada de mãos dadas pelos participantes.
Entre as presenças tiveram destaque a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, a presidente do CENETI, Eddy Frantov, a presidente da Academia de Canto e Letras do Ceneti, Osmarina Maria de Souza, representantes da AMAG, da Associação dos Amigos do Hospital Universitário-HU e do Oikemera Centro Dia, entre outros convidados.
A turma da 4ª fase leva o nome da professora Elaine Lima da Silva e tem como paraninfa a professora Maria Cecília Antonia Godtsfriedt. A patronesse será a professora Eloá Aparecida Caliari Vahl.
Da esquerda para a direita: Professora Eloá e professora Cecília, patronesse e paraninfa da turma da 4ª fase, na homenagem feita por Evangelina, representando os colegas.
Entre as presenças tiveram destaque a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, a presidente do CENETI, Eddy Frantov, a presidente da Academia de Canto e Letras do Ceneti, Osmarina Maria de Souza, representantes da AMAG, da Associação dos Amigos do Hospital Universitário-HU e do Oikemera Centro Dia, entre outros convidados.
![]() |
A turma da 4ª fase leva o nome da professora Elaine Lima da Silva e tem como paraninfa a professora Maria Cecília Antonia Godtsfriedt. A patronesse será a professora Eloá Aparecida Caliari Vahl.
Da esquerda para a direita: Professora Eloá e professora Cecília, patronesse e paraninfa da turma da 4ª fase, na homenagem feita por Evangelina, representando os colegas.
Comentários
Postar um comentário