Fórum reúne estudantes da terceira idade de todo o País em Florianópolis

 
A alimentação saudável, a prática da atividade física, o equilíbrio emocional  e suporte social estão entre os fatores determinantes do envelhecimento saudável. Indivíduos que seguem essas orientações melhoram  a imunidade, a função respiratória, a capacidade intelectual, a memória, a libido e tudo o que diz respeito ao bem-estar.
As observações são do Dr. Wilson Jacob Filho (FMUSP-USP), durante a Conferência Magna “Promoção da Saúde e do Envelhecimento Ativo”, que marcou a abertura do XV Fórum Nacional de Coordenadores e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade, na noite de ontem (03), em Florianópolis.
"A nossa recomendação é de que modifique. Não se faça somente uma coisa. A ideia é que a cada dia façamos alguma coisa de maneira diferente", disse o palestrante. Como exemplo, Wilson Jacob citou a dieta: 'quando mais colorida, melhor. Não se deve comer exatamente a mesma coisa todos os dias, fazer do hábito alimentar uma monotonia”, enfatizou, destacando o comportamento, ao lado da genética e do ambiente, como os fatores mais determinantes do envelhecimento.
Wilson Jacob Filho fez uma abordagem conceitual do envelhecimento, apontou ações protetoras para um envelhecimento saudável e também falou das principais ameaças.
Como ameaças ao envelhecimento ativo citou multimorbidades, polifarmácia e limitações funcionais. As principais ações protetoras, por sua vez, passam pela prevenção (estilo de vida, uso das vacinas), detecção precoce, terapêutica eficaz  (minimamente evasiva) e pelas adaptações (educação, políticas). “É dessa indicação de envelhecimento saudável que depende o futuro da humanidade”, observou.
Envelhecer, na ótica do palestrante, é um processo evolutivo, um fenômeno global.. Cada um de nós tem uma biografia, um livro com um número enorme de paginas a nos retratar. Seja nas capacidades do fazer, nas percepções do olhar, nas percepções de quem o vê”. Dentro dessa ótica, fez referências a um exemplar da Revista Exame, para mostrar a forte participação do idoso no mundo dos negócios.
“É uma participação expressiva, o que confere poder a nosso favor. Ser idoso ativo é isso, Exigir que sejamos tratados com as mesmas prerrogativas dos indivíduos mais jovens”, disse o palestrante.
No início de sua fala, Wilson Jacob Filho agradeceu à coordenadora do NETI, Jordelina Schier, por estar palestrando, diante do acontecimento que comoveu o Estado e o Brasil, fazendo, em seguida, uma breve homenagem ao reitor falecido da UFSC, Luiz Cancellier. “Vou fazer aqui, o que o reitor mais gostava de fazer, que era dividir conhecimentos”, observou.
A abertura do Fórum Nacional de Coordenadores e do Encontro Nacional dos Estudantes reuniu delegações de 19 estados, numa cerimônia prestigiada por autoridades, professores, alunos e especialistas na área de Gerontologia em âmbito local e nacional. O evento prossegue na manhã de hoje (04) com o credenciamento e longa programação. 


                                   Delegação de Tocantins na chegada ao Centro de Eventos
Delegação de Santa Catarina, na abertura do Fórum

Comentários

Postar um comentário