Oficina de Embelezamento orientou netianas sobre cuidados com a pele e deu dicas de como fazer sua própria maquiagem
Arlete Zandomeneco deu dicas sobre uso do blush, sombra e batom, ao maquiar Osmarina
As netianas que participaram da “Oficina de Embelezamento e Higienização da Pele Madura”, ministrada na tarde de 14 de setembro último, no NETI, prometem “causar” com as dicas da esteticista Arlete Guarezi Zandomeneco.
Num clima de interação, em que predominou a curiosidade, a oficina abriu espaço para que as participantes mostrassem como se
maquiam, o que permitiu conhecer suas dificuldades, e também para que fossem maquiadas. Das 20
participantes, oito foram maquiadas
durante o período de três horas da
Oficina, com a esteticista detalhando passo-a-passo, os segredos de uma boa
maquiagem.
Mentora de curso técnico e ex-professora no SENAC, Arlete destacou benefícios da maquiagem correta
Pintar os olhos e usar blush: o que elas mais queriam aprender
Conforme a esteticista, o que mais despertou a curiosidade das netianas foi a pintura dos olhos, em especial, a sombra, e o uso do blush, de grande efeito na maquiagem.
Conforme a esteticista, o que mais despertou a curiosidade das netianas foi a pintura dos olhos, em especial, a sombra, e o uso do blush, de grande efeito na maquiagem.
No
caso da sombra, Arlete deu duas dicas: deve-se localizar o côncavo do olho (parte em que se sente o osso), situado no
canto externo da pálpebra, e prestar atenção no jogo de cores, entre o
claro e o escuro.
"Se aplicarmos sombras claras e brilhosas em toda a pálpebra, ela vai ficar mais saltada, mais saliente e até mais caída. Já a sombra escura, é usada nos cantos dos olhos, para dar profundidade ao olhar", salienta.
"Se aplicarmos sombras claras e brilhosas em toda a pálpebra, ela vai ficar mais saltada, mais saliente e até mais caída. Já a sombra escura, é usada nos cantos dos olhos, para dar profundidade ao olhar", salienta.
A outra dica ficou por conta de como substituir o lápis
de sombrancelha e o delineador na pintura dos olhos. “Podemos molhar o pincel
na água, passar na sombra escura e depois passar junto ao cílio. O efeito é
surpreendente”, mostrou.
Oficina mostrou poderes da aveia no tratamento da pele
Uma terceira dica valiosa, que a Oficina demonstrou na
prática, foi a de uso da aveia em flocos finos no tratamento da pele cansada. O
procedimento é simples: num recipiente, colocar água fresca, aveia em flocos
finos e mexer. Feita a mistura, aplicar no rosto e deixar secar por cerca de 20
minutos. Enquanto a máscara age, recomenda-se esfregar suavemente a pele.

- A aveia tem um componente que atua como calmante.
Também pode ser usada para fazer uma esfoliação suave, deixando a pele fresca
e bonita”, orienta a esteticista,
lembrando que esse tratamento só não é recomendado para pessoas alérgicas.
Trabalho feito em parceria alia beleza ao envelhecimento saudável
Apesar dos avanços na estética facial, Arlete observa que
não existe milagre; que não há cosmético que penetre na pele e faça a pessoa
rejuvenescer. Na sua opinião, a qualidade da pele de uma pessoa depende de uma
série de fatores.
“É preciso se alimentar bem, não fumar, ingerir bastante
água e usar filtro solar. O sol é o maior vilão”, diz Arlete, para quem as
rugas deveriam estar longe de ser motivo de preocupação.
“As rugas fazem parte da nossa história, dos anos que a
gente vive. Na plástica, elas só mudam de lugar uma vez que nós continuamos com
a mesma pele”, observa.


Da esquerda para a direita: Maria Aparecida Ferreira (blusa rosa), assessora Arlete nas Oficinas |
A Oficina de Embelezamento é resultado de um trabalho de
parceria entre Arlete Zandomeneco e Maria Aparecida Ferreira, também integrante
do NETI e assessora nesse Projeto. Juntas, elas organizaram oficinas semelhantes na Legião
Brasileira de Assistência-LBA e na Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho
e Educação-SERTE/Florianópolis.
O encontro do último dia 14, no NETI, foi realizado no âmbito do Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia-PICG, do qual ambas fazem parte.
Excelente matéria ! muito Boa.
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