A tradicional Aula Inaugural do NETI-Unapi aconteceu no dia 4 de Setembro e quebrou a tradição. A Coordenação optou por realizar um evento menos formal: em vez de uma mesa de abertura, a Aula teve início com a fala da Coordenadora Ana Maria Justo. Em seguida, o Professor Narbal Silva, Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC reiterou a importância do NETI-Unapi para a UFSC e, para marcar simbolicamente esta importância, colocou um broche da PROEX na Coordenadora Ana Maria. Em seguida, Ana Maria chamou toda a equipe do NETI presente ao evento e apresentou cada uma das pessoas, falando um pouco de suas atribuições. Logo foi a vez da Presidenta do CENETI, Beth Goidanich, dar as boas vindas e desejar um excelente semestre aos estudantes presentes no auditório lotado.
Da esquerda para a direita: Ana Maria, Bárbara, Augusto, Ana Lucia, Deise, Michele, Isadora, Renata, Raíssa, Marina, Franciele e Jaqueline |
O momento principal do evento foi a palestra da Profa. Dra. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Diretora de Ações Afirmativas e Equidade, sobre as atividades desenvolvidas pela PROAFE - Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC, com o título Avanços e Desafios Rumo ao Enfrentamento das Desigualdades Rumo à Equidade. A palestrante abriu a fala se apresentando e destacando que o NETI-Unapi é uma Ação Afirmativa da UFSC, senão a primeira, já que tem mais de quarenta anos e trabalha a integração das Pessoas Idosas à Universidade.
A palestra foi muito rica em definições do que são ações afirmativas e em relatos do que vem sendo feito na UFSC no sentido de integrar e atender os diferentes públicos necessitados de atenção que compõem a comunidade: Pessoas Pretas, Indígenas, Quilombolas, Mulheres, LGBTQIA+, PCD (Pessoas com Deficiência) e Pessoas Idosas. Marilise mostrou ao público de que forma a equidade é entendida na PROAFE/UFSC e apresentou números que ilustram a evolução do trabalho de inclusão desses públicos, com base nos números de ingressos por vestibular desde 2013 até agora.
Intenção de abrir vagas na graduação para Pessoas Idosas foi reiterada
Mesmo com o crescimento da atenção às questões relacionadas às necessidades desses públicos, Marilise reconhece que ainda há muito por fazer, especialmente no sentido de garantir não só o ingresso, mas, também, a permanência. No que diz respeito às Pessoas Idosas, Marilise destaca a urgência de preparar o Campus com vistas à acessibilidade, esclarecendo que quando os prédios mais antigos do Campus foram construídos, essa preocupação não estava presente em nossa sociedade. Além disso, há a intenção de abrir espaços/vagas nas graduações para as Pessoas Idosas.
O público presente aproveitou a oportunidade para contribuir com o debate e fazer reivindicações. A mais importante é uma já antiga reivindicação dos estudantes do NETI-Unapi: estacionamento próximo ao prédio.
Após a palestra, o destaque cultural foi a apresentação do Grupo Renascer, liderado pela Professora Elsa, que encerrou o evento com um convite à participação das pessoas. E, logo, o momento de integração: uma mesa cheia de gostosuras, em torno da qual as pessoas se reuniram e conversaram livremente.
Elogios ao formato mais espontâneo da Aula Inaugural foram muitos durante as conversas.
Comentários
Postar um comentário