CENETI agitou férias de Agosto no NETI-Unapi. Tardes com Especialistas, tricô, histórias, brincadeiras e viagem atraíram estudantes

O Passeio à Angelina, dia 30 de Agosto, encerrou o mês em grande estilo.

Com o início oficial do segundo Semestre no NETI-Unapi apenas no início de Setembro, o CENETI ofereceu um conjunto de atividades bacanas para movimentar o mês de Agosto.
A série de conversas "Posso ser feliz?", desenvolvida pela Psicanalista Fátima Fonseca Ramos com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento, foi sucesso de público nos encontros previstos para as tardes de Terça-feira, com vagas preenchidas logo durante o lançamento. A série é composta de sete encontros e prossegue durante esse mês de Setembro. 

Estudantes se sentiram presenteados

Raquel Maia Liberato, Coordenadora Fílmica do Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao CENETI, participou dos encontros e relata que os estudantes se sentiram presenteados com o Projeto da Psicanalista. No depoimento abaixo, ela relata suas impressões e fala sobre a forma como os encontros tem sido organizados.
"Os encontros têm sido descontraídos e lúdicos. Os 3 primeiros foram dinâmicas para que nos conhecêssemos melhor, mas que, ao final, a Fátima sempre traz um ensinamento, como no caso sobre os imprevistos que acontecem em nossa vida: nunca ficarmos paralisadas, devemos agir, ter um movimento de ação diante de uma situação traumática.
No nosso último encontro Fátima iniciou uma fala sobre o processo de análise. O que leva uma pessoa a procurar um psicanalista. Em geral a pessoa tem uma queixa em relação a sua vida. A função do psicanalista é retificar a subjetividade, tornando a pessoa sujeito da ação.
Fátima tem uma comunicação muito boa, deixando o grupo muito à vontade, onde podemos colocar situações vividas dentro do contexto abordado.
Aprendemos como a família influencia nossa vida tanto positivamente, como negativamente, assim como as regras sociais e a sociedade como um todo.
Estamos ansiosas pelos futuros encontros, com novas descobertas sobre a vida e sobre nós mesmos". 

 
Série de Conversa "Posso ser feliz"? teve receptividade comprovada no primeiro encontro
                                                     

As tardes de Segunda-feira com tricô, uma iniciativa das alunas do Curso de Plantas Medicinais, também ganharam adesão. De tão bem sucedida, a iniciativa segue até o final do Semestre. É só chegar. Todas e todos são bem vindos! 
Ivone Hantschick Fernandes, uma das idealizadoras, traz um relato sobre a formação do Grupo, que ganhou o nome TRICOCHÊ:
"O grupo de encontro do TRICOCHÊ fluiu de forma espontânea,  numa necessidade de continuarmos nos encontrando nas "férias" do NETI-Unapi. Comentei com a Beth, que repassou a ideia e a coordenação do NETI-Unapi liberou uma sala para nos encontrarmos. Graças a divulgação do CENETI, as pessoas foram chegando tão de mansinho ao nosso grupo, que fomos interagindo, fluindo de uma forma espontânea, sem cobranças do fazer, errar e não concluir a peça. São trocas de conhecimentos e interação de alegria e conversas espontâneas. Mais uma oficina em atividade no NETI".


Animadas com suas obras, amigas do Tricochê festejaram cada encontro

Outro momento bacana das férias foi o encontro com o Dr. Rafael Barone, sobre Cuidados Paliativos, realizado dia 21 de Agosto. O encontro lotou e o público saiu muito contente com os aprendizados, como atesta o depoimento de Ivone Fernandes: 
'Tarde maravilhosa, proveitosa, enriquecedora. Fico admirada por ser um profissional jovem, divulgando seu conhecimento sobre cuidados paliativos. Usou uma palavra, EMOCIONÁRIO, que é trabalhar a dor, a emoção, o espiritual, social que são fenômenos que acontecem na finitude em nossas vidas. Que é necessário respeitar os valores e a vontade do paciente em questão quando os recursos parecem ser insuficientes e que podem levar o paciente à exaustão. É uma assessoria paliativa em conhecer a evolução da doença e desenvolver a fluidez da compaixão. Parabéns à equipe que nos proporcionou mais um conhecimento". 

Dulce Grein, do Grupo "A Hora da História", também vinculado ao CENETI, esteve presente ao Encontro e explicita um relato pessoal: 
"Dr. Rafael Barone foi médico paliativista da minha mãe. A condução dos seus cuidados à ela foi maravilhosa. Através do seu conhecimento, carisma e compaixão, me senti tranquila e em paz para seguir a trajetória dos cuidados até sua finitude. O CENETI está de parabéns em proporcionar aos netianos palestras como a do Dr. Rafael que auxilia a todos no entendimento do que é o tratamento paliativo. Adorei!"

Plateia esteve atenta aos ensinamentos do Dr. Rafael Barone

Agosto também foi movimentado pelo encontro com o Grupo "A Hora da História", com brincadeiras e diversão, no dia 28. Dulce contou um pouco da história do Grupo que começou em 1997. Com a atual formação, o Grupo já tem 14 anos de atuação. Começou tímido, dentro do NETI, onde continua até hoje se reunindo e se apresentando, e foi ganhando espaço em Escolas de Educação Básica e Instituições de Longa Permanência para Idosos. 
Abaixo, depoimentos da turma que prestigiou o encontro e resolveu reunir frases das pessoas participantes, montando um texto coletivo. Participaram da construção do texto, Maria Cristina Beretta Nascimento, Laci, Geni, José Cajaíba, Mirian Pizzolatti Cardoso, Cristiani e Mônica Sant'Anna.
"Uma tarde lúdica, com princesas de vestido amarelo, e senhoras  enamoradas. Por um momento, voltamos a ser crianças nos nossos 50+... Sentindo-nos maravilhosas com o nosso chapéu roxo, que virou nosso de tanto nos identificarmos com a sabedoria!"
"Como dizia um antigo ditado e que sempre vinha numa revista chamada Readers Digest “rir é o melhor remédio”. 
"Viver sorrisos que contagiam é tradução sem palavra, na expressiva forma não verbal do sentir".
"Foi isto que as meninas talentosas e mulheres potentes e incríveis, nos proporcionaram numa tarde quentinha de acolhimento, afeto e ótimas histórias" 
"Nos sentimos à vontade e levamos no coração a estrela verde da esperança!"
"Só gratidão e que venham mais encontros como este para que mais gente possa desfrutar deste deleite..."

Margarete, Abdulia, Lina, Dulce e Andréa, encantaram com a "Hora da História"

Participantes com chapéu roxo e estrelas verdes de esperança

E para fechar o mês de Agosto em Alto Astral, dia 30, teve o passeio para Angelina. 

Como em todo o passeio, não poderia ser sem emoção. Todas as viajantes chegaram no horário combinado ao NETI-Unapi, mas o ônibus, não. O motorista designado para o passeio ficou doente e a empresa teve que localizar outro. Assim, o grupo saiu um pouco atrasado, o que não tirou o brilho do passeio! No grupo de whatsapp, foram 150 fotos da aventura. O passeio receberá uma postagem específica.
"Obrigada a todas pela companhia. Adorei o passeio. Parabéns ao  CENETI pela boa condução do passeio. Sem defeito''. (Graça Oliveira)
"Agradeço às organizadoras desse passeio que foi muito bom, tivemos um dia super Agradável! Obrigada a todas as participantes pela companhia. Que venham outros!" (Rosilda)
"Eu também adorei o passeio e estar com vocês. Foi um dia espetacular. Obrigada equipe do CENETI pelo empenho e organização. PARABÉNS!! (Alba)


Plantões e promoção de camisetas também estiveram na pauta

Paralelo a essas atividades, o CENETI promoveu duas reuniões de Diretoria no mês de Agosto e esteve envolvido com outras atribuições, como a divulgação do quadro de Plantões para esse segundo Semestre a serem oferecidos em sua sala, no NETI/Unapi com os respectivos dias e horários de atendimento e a promoção de camisetas. "Vale lembrar que como o trabalho desenvolvido pelo CENETI é feito de forma voluntaria, o quadro abaixo fica sujeito a alterações", observa a presidente Beth Goidanich.



(VA)

Comentários