Passeio do CENETI para Taquaras teve diversão, aprendizado e até sol. De quebra, inspirou uma Crônica linda, escrita por Ivonita Di Concílio

 


O Passeio do Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI, para Taquaras, no município de Rancho Queimado, na Serra Catarinense, foi só elogios. Encantado com o que viu e curtiu, o Grupo que foi a Taquaras usou expressões como “espetacular”, “maravilhoso” e “gratificante” nos agradecimentos à Equipe organizadora, alguns dos quais compartilhados com o Blog pela presidente do CENETI, Beth Goidanich. O passeio teve caminhada, jogo de palavras, visita a Museu, bingo, comidinha gostosa e até sol, como conta Beth. O cenário de harmonia e felicidade ganhou uma moldura especial na crônica da escritora Ivonita Di Concílio, umas das cabeças do evento, a partir de detalhes que mostram desde a partida do Grupo, de ônibus, em Florianópolis, até o momento da despedida. Confira as delícias desses momentos!  

 

Por Beth Goidanich

No último dia 3 de maio, o CENETI levou um grupo de quarenta pessoas para passar o dia na Pousada Pinheiral, localizada em Taquaras, no município de Rancho Queimado/SC. A véspera do passeio foi marcada por preocupações com o clima. Chegavam notícias das enchentes do Rio Grande do Sul e da possibilidade de que a chuva viesse para o Estado de Santa Catarina. A equipe do CENETI manteve-se atenta às previsões e em contato com a empresa de ônibus e com a Pousada para decidir se o passeio aconteceria ou não. Às cinco horas da manhã do dia 3, depois de conversar com o pessoal da pousada e observar que a noite transcorreu sem precipitações, a decisão foi tomada: “vai ter passeio!”
No comando da equipe estavam Graciela Baigorria, apoiada por Isolete, Mirian, Derio, Janilda, Ivonita, Maria Thereza e Urilda. Essa equipe fez bonito! Teve caminhada pelos arredores da Pousada, jogo de palavras, visita ao Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, bingo, comida gostosa e teve até sol!
Para Graciela, tudo estava ótimo e a equipe trabalhou em harmonia. Ela destaca “especialmente a visita ao Museu: como é interessante nos passeios colocar a oportunidade do aspecto cultural. Foi uma aula de história e cultura que todos adoraram.”
Durante o dia, o grupo de whatsapp do passeio foi inundado de fotos. Foram mais de 150 registros enviados por participantes. Por whatsapp, também, a equipe recebeu depoimentos carinhosos das pessoas que estiveram lá:

Passando para agradecer a organização, as meninas da coordenação do passeio. Foi tudo maravilhoso, obrigada a cada um que tirou seu tempo livre para nos proporcionar um dia lindo como esse. Obrigada!!! (Elizabeth Silva)

Obrigada a todas e todos pela participação que resultou numa tarde de confraternização super agradável.   Espero que possamos repetir outras vezes.  Bjs Paz e Saúde (Mirian Cardoso)
 
Obrigada a todos que proporcionaram esse passeio. Foi um dia muito agradável, um lugar lindo. (Rosilda)

Obrigada a todos da organização que proporcionaram pra gente um dia memorável, que façamos outras viagens iguais a essa,  estava tudo perfeito! (Angela Maria Zimmermann)

O passeio foi bom com pessoas maravilhosas... Beijos no corações de  todas.(Maria Lucia)

Obrigada por mandar eles aqui. Muito queridos! (Ivete, dona da Pousada)
Foi Maravilhoso o passeio..Parabéns aos organizadores..Tudo Perfeito.. (Angela do Nascimento)

O passeio estava maravilhoso, tudo bom. Comida, atenção,  turma da viagem. Muito obrigado pelo passeio. (Urilda Coutinho)

Muito bom o passeio.. (Graciela Scasso)

O passeio foi espetacular, alegre, descontraído, instrutivo, gostoso, com pessoas muito simpáticas, atenciosas e receptivas, e as orientadoras foram perfeitas, enfim, estava tudo MARA, queremos mais, bjs a todas. (Lisete Maria Kremer)

Tivemos mais um passeio maravilhoso  e especial. Pessoas legais. A todos os envolvidos, gratidão  pelo comprometimento de cada um de nós. (Dalva)

O passeio  foi muito legal  e divertido  eu adorei  o grupo do CENETI. Obrigada (Leci)

Para mim só agradecimento a todos. Sempre acreditem que é possível ir longe. Eu quero mais. (Luis Roberto Heidemann)

Quero agradecer a coordenação do passeio. Foi tudo maravilhoso. Obrigada (Dulce Volpato)

Êta coisa boa esse passeio em Taquaras que eu não  conhecia. Foi muito gratificante,  instrutivo, alegre e saboroso.  Gratidão à coordenação.  Que venham outros e logo. A turma, então, só gente fina. Adorei tudo ! (Abdulia)

Passeio maravilhoso.  Tudo perfeito. Gente querida e atenciosa. Que venham outros. Agradecida a todos. (Iolanda)

Adorei o passeio, as pessoas e o lugar. Tudo perfeito. Fiz amizades novas no Ceneti e também amiguinhos que moram  na pousada. (Gilseia Fernandes)

O passeio foi maravilhoso, obrigada ao Ceneti por nos proporcionar momentos especiais. Que venham outros passeios. Abraços (Tania Marabiza)

Agradeço aos organizadores e a todos que me proporcionaram esse dia inesquecível!!! (Celia Maria Pedroso)

Passeio maravilhoso! Grupo sensacional! Gratidão!!! Parabéns a todos os envolvidos na organização. Saiu tudo perfeito. E que venham os próximos passeios !!!!! (Adri)

Gratidão a todos, pelo passeio maravilhoso. Que venham outros. Bom final de semana. (Geni Pilla)

UM DIA ESPECIAL - Crônica de Ivonita Di Concílio

Nosso passeio a Taquaras estava arquitetado desde o início das atividades do CENETI deste ano. A diretoria do CENETI, sempre precavida, providenciou local, transporte e toda a infraestrutura necessária.

Verdade que na véspera da excursão notícias sobre os alarmantes transtornos climáticos na Região Sul deixaram muitas participantes preocupadas, pois o tempo por aqui não era muito “amigável”.
Beth Goidanich, no comando da operação pré-embarque, procurava orientação dos meteorologistas e tranquilizava as inquietudes, possibilitando que, conforme o programado, no dia 3 de maio, às 7:30 horas de uma sexta-feira não muito santa, os horários e pontos determinados acolhessem a corajosa turma, rumo a Rancho Queimado, distante menos de duas horas de Florianópolis.
Viagem tranquila, ainda um pouco sonolenta e conforme o ônibus avançava ia-se delineando um tímido sol entre as nuvens, prenunciando um dia ameno.
A estrada já fazia parte do dia especial, com suas margens cheias de vegetação exuberante, com majestosos pinheiros, muitas flores e até laranjas e bergamotas bem maduras, na beira da estrada.
A chegada à Pousada Pinheiral foi aplaudida. Canteiros coloridos pelas flores, folhagens, árvores e palmeiras. Ao lado da casa, um jardim muito bem cuidado e também florido. No campo atrás da pousada algumas vacas pastando entre pés de frutas e sob um grande plátano. Ao fundo, recortando a paisagem veem-se montanhas recortando o horizonte.
No ambiente típico-rural já nos aguardavam, muito sorridentes, a proprietária e suas auxiliares, com uma mesa de lanche muito variado e saboroso (tudo feito em casa), sem falar nas tentadoras ‘cachacinhas’ caseiras. No local também oferecem chimias, queijos e salames artesanais. Depois desse lanche restaurador um reconhecimento do local com passeio ao acolhedor “banco-balanço” e à cachoeira ali próxima.
Teve início um jogo de palavras, “para ativar a mente”, muito aceito e nos divertimos por uns bons momentos procurando cumprir as propostas.
Outra boa surpresa que foi oferecida foi o variado almoço, com saladas e carnes para todos os gostos, além de leves e deliciosos cremes como sobremesa.
À tarde o passeio foi cultural e o grupo foi conhecer o hoje Museu, mas que foi a Casa de Veraneio do ex-governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, que adquiriu a casa de campo no então distante distrito de Rancho Queimado, que no início do século 20 pertencia ao município de Palhoça.
Em seu interior há uma variedade de objetos antigos, como coleção de moedas, mobiliário do tempo em que Hercílio Luz habitou o local, roupas e objetos doados pela comunidade e que remontam à colonização alemã na região. É utilizado também como palco para exibições de filmes, exposições itinerantes e outros projetos culturais.
Há, na frente da casa, uma igreja que o Governador mandou construir para que sua esposa, Dona Etelvina Cesarina Luz, muito católica, pudesse seguir seus ritos religiosos, mesmo nas férias da família.
No retorno do grupo à pousada foi realizado um alegre bingo e, posteriormente, “aquele” café colonial, cheio de cucas, bolos e muito mais.
Após o café, com tristeza, foi a despedida do pessoal com os sinceros agradecimentos pelo DIA ESPECIAL que eles, juntamente com a equipe que organizou o passeio, nos ofereceram.
As manifestações elogiosas atestam a aprovação do excelente passeio.
 







Fotos cedidas pelo CENETI/UNAPI

(VA) 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Grupo Teatral “Estamos Aí”, volta com força renovada e apresentações agendadas na SERTE e no Lar São Francisco