Semana Pedagógica do NETI-UNAPI expôs Estudos em Gerontologia Educacional e fez refletir sobre Envelhecimento


O NETI-UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas promoveu de 12 a 15 de Março último, a "Semana Pedagógica do NETI-UNAPI 2024.1", evento que teve como objetivo fazer refletir sobre o processo de Envelhecimento e o trabalho educacional com pessoas idosas. O Encontro teve como convidada especial a Profª Drª Stella Bettencourt da Câmara, estudiosa na área de Gerontologia Social e reuniu servidores e ministrantes das atividades de extensão do NETI/UNAPI, representantes de organizações governamentais e não governamentais e de grupos de convivência, entre outros profissionais e estudantes envolvidos com a temática do Envelhecimento. Quem compartilha o evento são as integrantes da Equipe NETI/UNAPI- Deise Rateke, Renata Rivas e Bárbara Tavares - com textos e fotos dos três dias de Encontro. Confira!

GEGE abriu evento com a Oficina “Gerontologia Educacional e Aprendizado das Pessoas Idosas”

Na manhã do dia 12/03, o Grupo de Estudos em Gerontologia Educacional (GEGE) do  NETI-UNAPI iniciou as atividades da "Semana Pedagógica do NETI-UNAPI 2024.1" com a oficina “Gerontologia Educacional e Aprendizado das Pessoas Idosas". Foi uma manhã muito agradável de trocas entre o Grupo de Estudos e a convidada, Profª Drª Stella Bettencourt da Câmara. Neste rico momento formativo, a professora Stella, estudiosa da área da Gerontologia Social, compartilhou com o grupo um pouco da sua trajetória acadêmica e conheceu o trabalho desenvolvido no GEGE desde 2021. Este encontro foi uma oportunidade ímpar para os presentes ao possibilitar a reflexão sobre o processo de envelhecimento e o trabalho educacional com pessoas idosas.

Servidores e Ministrantes de Atividades participaram do segundo dia de Encontro

Na tarde do dia 14/03, o NETI-UNAPI organizou o "Encontro Pedagógico 2024.1". Participaram desta atividade a equipe de servidores do NETI-UNAPI e os ministrantes que desenvolverão as atividades de extensão ofertadas a partir da semana que vem. Pela primeira vez, esta reunião foi além das questões administrativas e organizacionais, para proporcionar um espaço de formação e trocas entre todos os profissionais que atuarão no NETI-UNAPI neste semestre. Com a colaboração da nossa convidada especial nessa Semana Pedagógica, a professora Dra. Stella Bettencourt da Câmara, tivemos um precioso momento para pensar sobre quem são  nossos estudantes e quais metodologias de ensino melhor se adequam ao nosso público. Mais que uma palestra, esta foi uma oportunidade de os ministrantes se conhecerem, compartilharem experiências e refletirem sobre sua prática pedagógica.

Último encontro focou Comunidade e Práticas solidárias intergeracionais

Na manhã do dia 15/03, o NETI-UNAPI organizou o último encontro da Semana Pedagógica. O evento, "NETI-UNAPI na Comunidade: Práticas solidárias intergeracionais", foi um encontro de diversos representantes de organizações governamentais e não governamentais, de grupos de convivência, entre outros profissionais e estudantes envolvidos com a temática do envelhecimento. A palestrante, professora Dra. Stella Bettencourt da Câmara, trouxe diversas provocações sobre  envelhecimento e possibilidades de trabalho dentro da perspectiva intergeracional, convidando os presentes a refletir e fazer a transformação que está ao alcance de cada um. Uma conversa muito construtiva, que encerrou com chave de ouro a semana de formações promovida pelo NETI-UNAPI.


Da esquerda para a direita: Prof Regina (EJA), Ana Maria Justo (Coordenadora do NETI/UNAPI), Franciele Forcelini (Design), Profª Drª Stella Bettencourt da Câmara (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa - Portugal - USCSP), Monica Pedrozo Gonçalves (Pedagoga, servidora da UFSC),   Marilúcia Marques (professora recém aposentada da EJA e atual estudante do NETI-UNAPI), Bárbara Tavares (Enfermeira Educacional e Agente de Comunicação do NETI-UNAPI), Renata Cantisani Rivas (Pedagoga do NETI-UNAPI), Deise Rateke (Técnica em Assuntos Educacionais do NETI-UNAPI), Maristela Sagas (professora da EJA), Michele Medeiros (Enfermeira Educacional do NETI-UNAPI).








(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães