NETI-UNAPI se fez presente no Seminário que discutiu os 20 Anos do Estatuto da Pessoa Idosa, na ALESC, e foi destaque em Projeto inovador

 


O NETI-UNAPI- Universidade Aberta para as Pessoas Idosas teve forte participação no Seminário que discutiu os 20 Anos de criação do Estatuto da Pessoa Idosa: Conquista e Desafios, realizado na última Quarta-feira (06), no Auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina-ALESC, em Florianópolis. O Encontro defendeu uma participação política ativa da pessoa idosa nos Conselhos e demais espaços políticos de reivindicação, entre outras questões, e apresentou Projetos educacionais inovadores como o desenvolvido pelo IFC Camboriú, que teve o NETI-UNAPI como inspiração. O relato é de Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI-UNAPI e de Renata Cantisani Rivas, Pedagoga, que trazem um panorama geral das discussões, com destaque para pontos e aspectos importantes. Confiram no texto abaixo!

 
Encontro 20 Anos do Estatuto da Pessoa Idosa: conquistas e desafios
Estatuto do Idoso - onde estamos?
Foi o tema central do evento que ocorreu ontem (06/12) na ALESC. As palestrantes avaliam que houve ganhos para a pessoa idosa com a chegada do Estatuto do Idoso, mas ainda há muito a ser realizado em termos de implementação e ampliação de políticas públicas que atendam as demandas atuais, em especial, considerando o aumento da população idosa no Brasil. No evento também fora demonstrado que a Covid-19 desencadeou uma série de questões de saúde mental e emocional junto as pessoas idosas e a necessidade de criar espaços de acolhimento e socialização para os mesmos.
As diferenças socioeconômicas, culturais, educacionais e a própria região do país que a pessoa idosa convive foram citadas como fatores que levam a uma população idosa diversa a ser vista com suas singularidades pela sociedade civil e a gestão pública.
Outro ponto destacado no evento foi a importância da participação política ativa da pessoa idosa nos conselhos e demais espaços políticos de reivindicação e decisão da pessoa idosa.
Houve também:
• Ênfase na atual concepção de velhice como um processo ao longo de toda a vida e o lugar central que as propostas educacionais ocupam nessa construção. Foram apresentados projetos educacionais inovadores e intergeracionais, como por exemplo o que foi desenvolvido pelo IFC Camboriú, que teve o NETI-UNAPI como inspiração.
• Visão mais ampliada do EPI e suas "múltiplas esferas".
• Mudança da imagem/estereótipo que se tem do idoso e consideração às diversas realidades que os sujeitos deste grupo vivem hoje: "novo envelhecimento".
O evento foi transmitido pelo canal de YouTube Conselho Estadual do Idoso, o qual convidou para todos/as para acompanharem as informações e o trabalho deste Conselho nas redes sociais. Profissionais do NETI-UNAPI estiveram no evento.
Confira aqui no YouTube da Assembleia Santa Catarina (assembleiasc)











Texto: Ana Paula Balthazar (Assistente Social) e Renata Cantisani Rivas (Pedagoga)
Fotos: Ana Paula Baltazar

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI