Grupo Teatral "Estamos Aí" encantou com a última apresentação do ano, no Teatro Carmen Fossari

 


Por onde passa, o Grupo Teatral “Estamos Aí”, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, vem recebendo aplausos. Seja pela contemporaneidade do texto, escrito pela Criação Coletiva, seja pela excelente direção de Dione de Freitas, também Ministrante da Oficina de Teatro do NETI-UNAPI, ou pelo brilhantismo do elenco, a Peça tem encantado o público. Com a última apresentação desse ano, realizada na Quinta-feira (07), no Teatro Carmen Fossari, não foi diferente. Encantada com o que viu, a convidada Vera Mossmann, 66 anos, que foi e voltou do espetáculo em transporte coletivo de Florianópolis, descreveu de forma emocionante o quanto foi tocada pela peça. O Blog compartilha o depoimento de Vera com seus leitores e também traz um texto de Thereza Christina Santos, em que nossa parceira de Conteúdo relata em detalhes os bastidores da apresentação.
Mas, o Grupo não para por aí. Segundo o ator revelação Pedro Rogério Martins, ex-presidente do CENETI, o Grupo Teatral já trabalha em nova Peça, de nome “Work in Progress”, inspirada no Livro de Carta em Carta, de Ana Maria Machado, conforme também relata Tereza. Confira os compartilhamentos, a começar pelo encantamento de Vera.
 
Por Vera Mossmann
 
Que incrível foi estar presente no Teatro Carmen Fossari na quinta-feira, 07 de Dezembro! Fui assistir ao grupo teatral “Estamos Aí” com uma peça que leva a pensar sobre como vivemos o nosso tempo. O trabalho dos atores foi me envolvendo, fazendo com que me sentisse parte do grupo, descontraindo…
Uma experiência muito feliz! Vi também técnicas de preparação para novos atores e exercícios com texto para nova montagem. Muito interessante conhecer o processo! 
O teatro é um espaço pequeno visto de fora, mas ao passar aquela porta marcada pelo tempo, é grandioso, pois abriga a Arte! Foram momentos de descontração e reflexão! Obrigada, primo Pedro Rogério, pelo convite. E parabéns pela tua atuação e dos teus pares, bem como da professora e diretora!
 
Por Thereza Cristina Santos
 
No dia 07 de Dezembro de 2023 o Teatro Carmen Fossari foi palco das apresentações dirigidas pela Professora Dione de Freitas.
Foram três apresentações, iniciando por um “Work in Progress”, com o Grupo Teatral Estamos Aí, inspirado no Livro de Carta em Carta, de autoria de Ana Maria Machado, onde os autores construíram cenas partir da leitura deste livro. 
Depois foram as participantes da Oficina de Teatro, que demonstraram ao público através de exercícios, que todos podem superar seus limites e descobrir a alegria de apresentar-se em público.
Para finalizar,  o Grupo Teatral Estamos Aí, apresentou “A vida depois dos 50”, um texto coletivo de autoria dos próprios participantes, que retrata como pode ser a vida das pessoas com mais de 50 anos, que depende muito das nossas opções de como enxergar o mundo.
Todos os trabalhos foram dirigidos por Dione de Freitas e contaram com a participação na iluminação, de Nando de Moraes. Tanto a Oficina de Teatro, como o Grupo Teatral Estamos Aí, são vinculados ao NETI/UNAPI da UFSC.
 
SINOPSE DA PEÇA "A VIDA DEPOIS DOS 50"
 
A peça "A Vida depois dos 50", apresenta a rotina diária de duas casas. A primeira, denominada de Casa Triste, é formada por pessoas rancorosas, isoladas de tudo, que passam o tempo assistindo televisão, discutindo e se alimentando mal. A segunda casa é o oposto da primeira, com pessoas comunicativas, leitores assíduos, que buscam qualidade de vida e ressignificação da atual idade, chamada de Casa Feliz.
A peça inicia com a presença de dois narradores e possui 5 cenas que se intercalam entre as duas casas. Como fechamento, fica o convite dos atores e direção para uma roda de conversa entre o elenco e a plateia sobre a peça e a "longevidade".
Direção: Dione de Freitas
Texto: Criação Coletiva
Apoio Técnico: Nando Moraes
Maria do Carmo Andrade
Direção de Arte: Maria Eduarda de Freitas Bernardo

Grupo Teatral de 2022/23




Fotos da Peça "Work in Progress", trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo,
inspirado na obra de Ana Maria Machado


Fotos cedidas por Pedro Rogério Martins
(VA) 

Comentários

  1. Vanda!

    Obrigado pela dedicação da qual se empenha com grandiosidade no que faz, mesmo com seus particulares não deixa de alimentar o blog IntegraNeti.
    Tudo de melhor.

    ResponderExcluir
  2. Vanda
    Muitas vezes eu leio o blog e não me manifesto, mas todas as vezes me emociono. Desta vez você conseguiu se superar ainda mais. Muito emocionante! Agradeço imensamente suas palavras e seu trabalho. Que continuemos por muito tempo levando este trabalho lindo do NETI UNAPI, que conta com o apoio de pessoas especiais, além de você, toda a diretoria do CENETI. Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. PS: o comentário acima foi meu, Dione de Freitas. GRATIDAO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI