GEC encerrou 2023 com passeio de catamarã até a Ilha de Ratones Grande, em Florianópolis/SC

 

O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, levou suas integrantes a um passeio extraordinário de Confraternização de fim de ano. Ciceroneadas pelo guia Manezinho, o Grupo saiu da capital catarinense à bordo de um Catamarã para visitar a Ilha de Ratones Grande, de expressivo acervo arquitetônico e paisagem natural exuberante. Quem conta as aventuras desse passeio de descobertas e de belas histórias é a Jornalista Aline Cubas, da área de Comunicação do GEC, em texto e fotos que retratam a alegria e encantamento do Grupo.

Por Aline Cubas

Um passeio de confraternização reunindo cultura e história em um dos mais belos cenários de Florianópolis. Assim foi o encontro de encerramento das atividades de 2023 do Grupo de Encontros Culturais (GEC).
A atividade foi realizada na última Segunda-feira de Novembro (27/11) e levou as participantes do animado grupo pelas águas da baía norte da Ilha de Santa Catarina até a Ilha de Ratones Grande. A bordo do Catamarã Floripa, o GEC contou com a companhia do guia Rodrigo Stüpp, mais conhecido como guia Manezinho, que aproveitou o roteiro para contar curiosidades e “causos” da região.
Na Ilha de Ratones, todos puderam conhecer um pouco mais a história do sistema defensivo e modo de vida do período colonial na região durante a visita à Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. A construção, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também já foi utilizada como enfermaria para o isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas, como hanseníase, assim como ponto de resistência em diferentes revoluções, até o século XIX.
Organização
Mais uma vez, as organizadoras do evento receberam dezenas de elogios durante e ao fim da confraternização, em especial a coordenadora do GEC, Maria Aparecida Ferreira, e a tesoureira Arlete Guarezi Zandomêneco. “Adorei o passeio e o aprendizado com Manezinho. Obrigada. Ótima escolha de encerramento, Cida”, disse uma das participantes. E a colega Dulce Grein complementou: “Gratidão, Cida. Gratidão, Arlete, por terem cuidado tão bem do nosso dim-dim”.






Fotos cedidas pelo Grupo de Encontros Culturais-GEC
 
(VA)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI