SEPEX 2023: UFSC e NETI-UNAPI expuseram a beleza e importância de dezenas de Projetos à diferentes gerações, propiciando interação no âmbito acadêmico e social

A SEPEX terminou, mas a beleza dos muitos Projetos mostrados nos cinco dias de evento - de 23 a 27 de Outubro, na UFSC - ficou gravada no coração e mente de crianças, adolescentes, adultos e idosos que por lá passaram. O NETI-UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, levou uma mega programação para o evento, coroada pelo sucesso da Feira de Ciências e pelas Apresentações Artístico-Culturais, em que as estrelas foram os alunos, professores, servidores e estagiários.  Um trabalho belíssimo, que colocou em evidência o que de melhor e de mais moderno vem sendo feito no ambiente acadêmico da UFSC e da UNAPI, com o diferencial de que desta vez tudo foi registrado e gravado para compartilhamento nas redes sociais. É com satisfação, portanto, que o Blog integraNETI revive os melhores momentos do NETI-UNAPI na SEPEX 2023 na ótica das servidoras Bárbara Tavares e Michele Medeiros, que se esmeraram para contar "tim-tim por tim-tim", tudo o que viram e vivenciaram no estande. Bárbara e Michele também fizeram fotos, numa cobertura que reuniu cliques de Ana Paula Balthazar, Deise Rateke (servidoras do NETI-UNAPI) e Maristela Sagás e Regina Seabra (professoras da EJA). Confiram a riqueza do material elaborado por nossas parceiras de Conteúdo. 

Por Bárbara Tavares e Michele Medeiros

De 23 a 27 de Outubro aconteceu, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a 20ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, a SEPEX 2023. E o NETI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI) não poderia ficar de fora deste evento que visa aproximar a comunidade dos muitos projetos realizados dentro da UFSC, visto que o NETI-UNAPI é um dos maiores Programas de Extensão desta universidade.

FEIRA DE CIÊNCIAS reuniu 65 Expositores

Na Feira de Ciências, o NETI-UNAPI esteve representado por trabalhos que são realizados dentro da UNAPI, apresentados por docentes da UFSC, estudantes da graduação, idosos ministrantes, participantes de atividades no NETI-UNAPI, servidores, estagiários e Professores da EJA e CEJA, somando aproximadamente 65 expositores no estande, nos diferentes dias da feira. As apresentações ocorreram por meio de banners, demonstrações, obras literárias de autoria dos grupos, interações com o público por meio da contação de histórias, músicas italianas e enquetes, entre outras formas de expressão.

O NETI-UNAPI fez a exposição e apresentação de banner, mostrando um pouco da história da UNAPI, como participar e disponibilizou um link de QR-Code para os visitantes entrarem no site do NETI. Apresentar em forma de banner sobre o NETI-UNAPI mostrou ser significativo por diversas razões, como: conscientização e divulgação, apresentação de informações essenciais, atração de interessados, compartilhamento de resultados, networking, transparência e accountability (prestação de contas, responsabilidade), inspiração e modelagem.


GAM buscou conscientizar e educar para cuidados a pessoas com Parkinson

O Grupo de Apoio a Pessoas com Parkinson, familiares e Cuidadores, coordenado pela professora Angela Maria Alvarez e com suporte da professora Júlia Boell (ambas do Departamento de Enfermagem da UFSC), Bárbara Tavares e Michele Medeiros (Enfermeiras do NETI-UNAPI) apresentaram em forma de banner o Projeto. Divulgar este grupo na SEPEX, mostrou várias razões e benefícios importantes, como: conscientização e educação, combate ao estigma, oportunidades de compartilhar experiências, pesquisa e inovação, inclusão e empoderamento, interação intergeracional e inspiração.


Enquete feita pelo GEGE permitirá aprofundar estudo sobre educação Gerontológica

O Grupo de Estudo em Gerontologia Educacional (GEGE), coordenado pela servidora Deise Rateke, trouxe uma enquete com várias perguntas sobre educação Gerontológica para o público com diversas idades. Teve a participação de mais de 60 pessoas. Agora vamos ler e aprofundar sobre a temática. Divulgar um grupo de estudo em Gerontologia educacional na SEPEX foi benéfico por diversas razões, como: promoção da educação para a pessoa idosa, compartilhamento de pesquisa e/ou conhecimento, incentivo à inclusão e à igualdade de oportunidades, desenvolvimento de estratégias inovadoras, consciência sobre o envelhecimento ativo, integração de gerações e capacitação de profissionais.


Turma do Curso de Italiano inovou com banners no estilo sustentáveis

As turmas do Curso de Italiano da professora Graziele Frangiotti*, trouxeram banners no estilo sustentáveis, com a pegada “Do It Yourself” (DIY), pois os professores e estudantes confeccionaram-nos manualmente e com material reutilizável. Um show de sustentabilidade e criatividade! *Cursos dessa professora: Curso Introdutório de Língua e Cultura Italiana Avanti! 1, com a Marilurdes Aparecida da Costa Garcia e o Luiz Sérgio Garcia; Curso de Cultura Italiana Benvenut@! 2, com a Vera Lúcia Milanese; Curso Introdutório de Língua e Cultura Italiana Avanti! 2, também com a Vera Lúcia Milanese; Curso Introdutório de Literatura Italiana: Panorama da Literatura Italiana– século XX, com o Francisco Degani.


EJA/NETI encantou com trabalhos como “Pão por Deus” e “Mapa de Pesquisa”

A turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostrou diversos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano, como o calendário produzido e confeccionado por professores e estudantes, que mostra as histórias da infância e fotos de cada estudante. Este trabalho emocionou pessoas de todas as idades que passaram pelo nosso estande. Não tem como esquecer o trabalho "Pão por Deus”, que de acordo com a nossa tradição, passou a ser utilizado entre os enamorados na época de nossos avós. A beleza desse trabalho trouxe encanto e envolvimento para as pessoas que passavam pelo nosso estande. Teve também o “Mapa de Pesquisa” (livro grande e amarelo), cujo cada estudante escolheu um tema e descreveu sobre seus benefícios e malefícios; o e-book trouxe histórias de momentos importantes da vida de cada estudante.



Alunas que se tornaram escritoras, após aprender a ler e escrever na EJA, expuseram seus sonhos

Da EJA surgiram duas escritoras de livros já publicados e que puderam mostrar seu trabalho. A primeira é a Maria Moraes de Andrade, que após aprender a ler e escrever na EJA, realizou o sonho de escrever os livros: “Da Enxada pro Lápis” e “Migrar Fez História do Casal Sonhador”. A segunda é a senhora Adélia Domingues, que também após aprender a ler e escrever na EJA, pode tirar da memória e realizar o desejo de escrever um livro.



Parceria entre NETI-UNAPI e Horto Didático da UFSC mostrou trabalho enriquecedor com Plantas medicinais

Em parceria com a Assistente Social Ana Paula Balthazar, do NETI-UNAPI e o bolsista Michel, do Horto Didático da UFSC, a EJA desenvolveu um trabalho sobre plantas medicinais. Este trabalho teve grande repercussão, pois eles puderam falar um pouco sobre cada planta, sua experiência de vida e o uso das plantas, realmente um trabalho enriquecedor. A EJA do NETI-UNAPI destacou-se por incentivar o protagonismo de seus estudantes, fazendo com que eles interajam com o público de todas as cidades. A promoção e educação sobre plantas medicinais na SEPEX são importantes para capacitar as pessoas idosas a tomar decisões informadas sobre sua saúde, promover a autossuficiência, preservar tradições culturais, e melhorar sua qualidade de vida de forma acessível e sustentável. Essa abordagem contribui para o envelhecimento saudável e ativo.


Professoras de Nutrição e Biodanza fizeram sucesso com livros de Receitas para criança e sobre Dança e Riso

Na SEPEX deste ano, tivemos a divulgação de mais um livro. Dessa vez, da professora Manuela Mika Jomori e suas estudantes, do “Curso de Nutrição é na Cozinha!”. O livro contém receitas para crianças e encantou a todos! Em breve ela pretende lançar e divulgar um livro de receitas junto com o NETI-UNAPI e PROEX (cenas para os próximos capítulos). Realmente, foi o ano da exposição e amostra de livros, só que desta vez, foi com a professora Geny Cantos, do Curso “Biodanza e Terapia do Riso” com o livro “A Dança e o Riso na Linguagem do Prazer”. Foi um sucesso! Mostrar um livro em um evento como a SEPEX, proporcionou pontos positivos para os autores e a UNAPI, como: incentivo à educação para a pessoa idosa, divulgação de conhecimento, promoção da leitura, feedback e avaliação direto do público, networking e parcerias, visibilidade acadêmica, educação e informação confiável, inspiração e inovação.



ABELHINHAS ARTESÃS coloriram estande com suas habilidades e trabalhos inspiradores

O Grupo de Artesanato Abelhinhas Artesãs do CENETI, coordenado pela senhora Eddy Frantov, mostraram o trabalho artesanal que desenvolvem no NETI-UNAPI. Expuseram diversos trabalhos que variaram de roupas para recém-nascidos ou touca para pessoas em tratamento de câncer confeccionadas em lã, a toalhas de mesa, bolsas em tecido de algodão. Um grupo de artesanato composto por pessoas idosas na SEPEX foi vantajoso por diversas razões, como: valorização das habilidades das pessoas idosas, promoção do envelhecimento ativo, integração e socialização, oportunidade de ensino e aprendizado, conscientização sobre o potencial da pessoa idosa, inspiração e inclusão na comunidade acadêmica. O estande ficou colorido e alegre.


Curso “Contação de Histórias” e Grupo ‘A Hora da História” aguçaram imaginação entre todas as idades

O Curso “Contação de Histórias”, da professora Marilda Aparecida de Oliveira Effting, encantou o público com sua performance narrativa envolvente em histórias para pessoas de todas as idades. O grupo superou os obstáculos e trouxe a contação de histórias para dentro da SEPEX. Parabéns! O Grupo A Hora da História do CENETI, coordenado pela Dulcirene Grein Ferreira (Dulce). Quem se lembra do avental do grupo? Ah, não tem como se esquecer! Um avental colorido e com o nome de cada contadora. Perfeito! Elas chegaram timidamente e com o passar das horas, surpreenderam o público de todas idades, com histórias que variaram de Franklin Cascaes a histórias para o público infantil. Também cantaram a música do poeta Zininho: Rancho de Amor à Ilha. Maravilhoso! Em resumo, um grupo com habilidades para contar histórias na SEPEX tem o potencial de oferecer uma experiência educativa, cultural e emocionalmente enriquecedora para pessoas de todas as idades. Pode promover a literacia, a inclusão e a preservação de histórias e tradições, enquanto estimula a imaginação e a criatividade. Além disso, pode ser uma forma eficaz de transmitir conhecimentos e valores de maneira envolvente e cativante.



Apresentações Artístico-Culturais exibiram a nata do talento netiano na dança, canto e teatro

Na modalidade "Apresentações Artístico-Culturais" da SEPEX, o NETI-UNAPI destacou-se pois a primeira apresentação foi marcada pelos nossos professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a “Dança de Pau de Fita”. Um verdadeiro espetáculo de cores e muita alegria. O público amou.
O Grupo Renascer, da professora Elsa Casalett, encantou as pessoas de diversas idades durante sua apresentação artístico-cultural “Dançar a Vida”. Elas mostraram muito movimento e passos sincronizados, além de envolver o público com sua beleza e poder feminino e, ao final, envolver o público com sua dança. Maravilhoso!
O Grupo de Canto Vozes da Ilha, coordenado pela senhora Eddy Ferreira Frantov e pelo regente Nilzon Aguiar, foram esplendorosos com suas apresentações. Eles realizaram duas apresentações pelo NETI-UNAPI, sendo a primeira com o Grupo Seresteiros da Ilha, com músicas dançantes e de época, e o segundo, com Grupo de Canto Vozes da Ilha. Eles encantaram a todas as idades, em especial um grupo de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI) que pararam para vê-los cantando, fortalecendo e mostrando como pudemos ensinar a nossas crianças sobre respeito, intergeracionalidade e combate ao idadismo. Parabéns pelas belas apresentações!
O Grupo de Teatro “Estamos Aí”, coordenado pela professora Dione de Freitas, apresentou-se com muita maestria e “tirou a atenção” do público do início ao fim, sendo que ao final todos dividiram o palco com o grupo. O espetáculo “A Vida Depois dos 50” foi lindo e de muito aprendizado!
A senhora Ivonita Di Concíllio foi “de tirar o chapéu”! Ela cantou à capela e soube representar o NETI-UNAPI muito bem, apresentou o espetáculo de música “Cantar e ser Feliz”. Ivonita estava acompanhada de sua filha (Laura Malta), que também nos encantou com sua beleza e voz (tal mãe, tal filha). Elas cantaram tanto músicas lentas, como agitadas. Um ponto auge foi a interação entre as idades, magnífico! Estudantes subiram ao palco para cantar junto com elas! Muito carisma, parabéns!









NETI-UNAPI falou à Rádio Ponto UFSC, fotografou e gravou para compartilhar a SEPEX com redes sociais

Os participantes do NETI-UNAPI tiveram a oportunidade de dar entrevista ao vivo para a Rádio Ponto UFSC e falar sobre sua história com o NETI-UNAPI e a importância da SEPEX para o envelhecimento ativo e saudável.
Outro ponto de destaque do evento foi a participação da equipe e da Enfermeira Bárbara Tavares na parte de Comunicação, registro de fotos e vídeos ao vivo e gravado, tendo destaque neste tipo de trabalho para a importância de: documentação e memória, promoção e divulgação do NETI-UNAPI, compartilhamento de experiências, compartilhamento nas redes sociais, inspiração e engajamento, inclusão social, educação e sensibilização, feedback e avaliação, integração intergeracional, captação de recursos e registro para fins científicos. Destaca-se que o material produzido foi enviado ao Blog integraNETI para que a coordenadora Vanda Araújo realizasse um compilado e divulgação.

Estande reforçou trabalho da UFSC Sustentável e promoveu conscientização ambiental

Tivemos no estande também o reforço sobre o trabalho da UFSC Sustentável, onde disponibilizamos lixeiras de resíduos comum e reciclável para todos que passaram pelo nosso estande. Apresentar informações sobre resíduos a pessoas idosas na SEPEX foi uma oportunidade de promover a conscientização ambiental, a educação, a sustentabilidade e a inclusão social. Isso contribui para a criação de comunidades mais responsáveis e comprometidas com a gestão adequada de resíduos e a preservação do meio ambiente.

Reitor e Vice-Reitora abrilhantaram evento, fortalecendo compromisso da UFSC com a educação para a pessoa idosa

Para além de toda a beleza e importância dos projetos apresentados pela UFSC à comunidade por meio da SEPEX, o público presente pode interagir com diferentes gerações (crianças, adolescentes, adultos e idosos), sob uma esfera acadêmica e social. Foram inúmeros visitantes e gostaríamos de agradecer a presença do magnífico Reitor Irineu Manoel de Souza e da vice-reitora Joana Célia dos Passos no estande do NETI-UNAPI, pois fortalece o compromisso da universidade com a educação para a pessoa idosa, promove o apoio institucional e inspira um comprometimento mais amplo com as iniciativas relacionadas à pessoa idosa. O que demonstra a importância da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativo para a instituição e a comunidade em geral. Parabéns à UFSC e aos organizadores do evento, e parabéns ao NETI-UNAPI por não medir esforços para marcar presença e enriquecer o evento concretizando aspectos fundamentais ao envelhecimento ativo e saudável, como a participação social, a intergeracionalidade e o combate ao etarismo.




Presidente do CENETI elogiou atuação do NETI-UNAPI  e achou “lindo” ver a intergeracionalidade na prática

Depoimento da Presidenta do Centro de Estudantes do NETI (CENETI), Maria Elisabeth Goidanich (Beth): “O Stand do NETI – Unapi na SEPEX estava lindo e movimentado, com bastante gente curiosa sobre o trabalho que é desenvolvido na UFSC dirigido a pessoas idosas. Mas o mais lindo de tudo foi ter a oportunidade de ver a intergeracionalidade colocada em prática, contribuindo para a desconstrução de preconceitos. Para o CENETI, foi um prazer ser parceiro do NETI nesta empreitada e dar visibilidade ao belíssimo trabalho que a equipe do NETI-Unapi está realizando.”










As fotos disponibilizadas pelo NETI-UNAPI são muitas e lindas, e podem ser conferidas no link abaixo.

(VA)

Comentários

  1. Parabéns abordos que participaram da SEPEX!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O Projeto Neti desde a sua comcretização tem oferecido ao público a partir dos 50 anos , a oportunidade de se reciclarem
    em diversas áreas da Educação , de

    ResponderExcluir
  4. O NETI desde a sua concretização.tem oferecido aos adultos a partir dos 50 anos ,a oportunidade de se reciclarem em diversos conteúdos --Aprender um idioma como o italiano, artesanatos e alfabetização.

    Parabéns aos professores voluntários que fazem um belo trabalho e aos alunos interessados .
    Sem eles ,o NETI não continuaria .
    Tânia Francallacci Schambeck

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI