Projeto “A Velha Dança Tradicional”, vinculado ao Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, encantou alunos e professores do NETI-UNAPI

 


Participantes do Projeto "A Velha Dança Tradicional", apresentado ao NETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas na última Terça-feira (21), encantaram a comunidade netiana. Idealizado pelo Professor Vinícius Coelho, vinculado ao Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis/SC, o Projeto faz uso da dança como ferramenta de transformação social e protagonismo das pessoas idosas. Quem compartilha a maravilha de apresentação no NETI-UNAPI é a Enfermeira Bárbara Tavares, com texto de Michele Medeiros e Deise Rateke, que também presenteia nossos leitores com lindos cliques da apresentação. Acompanhe!

Por Michele Medeiros e Deise Rateke

No dia 21 de Novembro de 2023, ocorreu no NETI-UNAPI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma ação de extensão integrada que envolveu participantes do Projeto "A Velha Dança Tradicional", idealizado e  coordenado pelo Prof. Vinícius Coelho, alunos(as) e as professoras Maristela e Bárbara, da Educação de Jovens e Adultos (EJA NETI-UNAPI) e os(as) alunos(as) do Curso de Italiano do NETI-UNAPI, atividade ministrada pela facilitadora Lusinete France de Lima.
O Projeto do Prof. Vinícius é vinculado ao Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, com aulas gratuitas, que intenta, principalmente, utilizar da dança como ferramenta de transformação social e protagonismo das pessoas idosas. O projeto visa também proporcionar atividade física, afastar a pessoa idosa do isolamento e reclusão social, além de promover o resgate das memórias de vida. É um trabalho que foca na identidade cultural de Florianópolis, por meio das danças e cirandas açorianas e alemãs.  O Prof. Vinícius ressalta que a participação em instituições que realizam atividades para as pessoas idosas estava prevista no projeto e tem um grande significado para o grupo: poder sair e conhecer outros espaços que também destinam esforços para melhorar a vida das pessoas idosas, ampliando assim o campo de visão sobre projetos futuros em suas vidas.
As apresentações trasbordaram alegria e entusiasmo do público presente. As participantes do Projeto "A Velha Dança Tradicional" dançaram lindamente, demostrando energia e concentração à cada passo. Ao final das apresentações o Prof. Vinícius apresentou seu trabalho e formação ao público, destacando a importância desse momento para suas alunas. A servidora Deise Rateke finalizou o evento agradecendo a presença de todos(as) e o envolvimento do Prof. Vinícius com a pessoa idosa, cuja proposta leva para a comunidade, inclusive com menor condições de acesso, temas basilares do NETI-UNAPI, como o protagonismo da pessoa idosa e o envelhecimento ativo e saudável.
Para o NETI-UNAPI que é um programa de extensão dentro da UFSC, promover interações que propiciem a participação social da pessoa idosa é fundamental, pois além de ser um direito, representa também passos em direção a uma sociedade mais inclusiva e melhor preparada para o envelhecer.







Fotos: Deise Rateke

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI