Workshop de tema Cinema Para Quem Está na Universidade é um dos destaques de hoje da 32ª Edição da Uerj Sem Muros

 

Cinema Para Quem Está na Universidade será um dos Destaques da Programação de hoje (25), da 32ª Edição da Uerj Sem Muros e tema do 7º Workshop oferecido pelo Centro de Convivência da UnATI.Uerj. O encontro tem como convidada a Historiadora, Professora e Cinéfila Sonia Maciel, que apresentará o Documentário “Meu Kantinho é Nosso”, seguido de debate a ser mediado pelo Professor Leandro Almeida, da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Veja mais detalhes da Programação no convite da UnATI.Uerj.



Olá Amigos(as)
O surgimento do Cineclubismo faz parte da história do cinema, e entra em cena na década de 20, na França. No Brasil o primeiro Cineclube nasceu em 1928, na cidade do Rio de Janeiro e chamava-se Chaplin Club no Rio de Janeiro, configurando-se como espaços democráticos, educativos, políticos, sem fins lucrativos que contribuem na formação de público e crítica na medida que promovem rodas de discussões.
Por lá, os espectadores têm a liberdade para escolherem o que será exibido, a seleção costuma ser de acordo com a temática, que os colocam em contato com diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas.
Muitos cinéfilos e profissionais da área encontraram nesses locais uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e para trocar experiências a respeito da sétima arte.
Historiadora, Educadora e Professora - com muita honra -, Sonia Maciel é um destes cinéfilos que enxergam o cinema como uma arte transformadora.
Refletindo sobre a linguagem do cinema, possibilitando a experiência fílmica como ferramenta de educação, estimulando empiricamente o desenvolvimento do pensamento crítico de seus alunos, Sonia esteve à frente por décadas do Projeto Cineclube nas Escolas – realizado na Escola Municipal Aníbal Freire. 
Por trás das câmeras Sonia teve a sua experiência de trabalho no Cineclube Subúrbio em Transe, onde atuou em 2015 – junto ao Cineasta Luiz Cláudio Lima -, na produção do Documentário “Meu Kantinho é Nosso”.
O Documentário mostra uma parte do movimento cultural do subúrbio carioca, que movimenta o Bar e Centro Cultural Meu Kantinho - criado por Clóves do Violão, também conhecido como o Sete Cordas da Mangueira. Lugar de encontros, de reencontros, música boa e um sorriso nos rostos para receber quem chegava.
Neste espaço lúdico na esquina da Rua Indígena, costumavam se reunir crianças, jovens, idosos e muitos músicos, que com a tarimba dos grandes mestres, deixavam jorrar a seresta tão aclamada pelo público presente.
Para dar destaque as atividades da UnATI.Uerj na 32ªEdição da Uerj Sem Muros, Sonia foi convidada para apresentar o Workshop Cinema Para Quem Está na Universidade – Encontros, Reencontros, Reflexões, Descobertas & Entretenimento que se realizará na 2ªFeira Dia 25/09/2023 – 14h – Sala 10.136(01) – 10ºAndar Bloco F – Uerj Campus Maracanã.
Durante o Workshop Sonia apresentará o Documentário Meu Kantinho, e convidou para mediar o debate o Prof. Leandro Almeida da Faculdade de Comunicação Social da Uerj – Coordenador do Projeto de Extensão Cineclube no Décimo.
 
Chegue cedo e garanta um bom lugar!
Att, Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação da UnATI.Uerj

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI