Filme Segunda Pele abriu programação de Setembro do GEC. No último encontro de Agosto, o Grupo exibiu Festa de Família


O Grupo de Encontros Culturais-GEC, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI-Universidade para as Pessoas Idosas, abriu a programação de Setembro com o filme de produção espanhola Segunda Pele, do diretor Gerardo Vera. Em Agosto, as atividades terminaram com exibição de Festa de Família, um filme dinamarquês de 1998, do Diretor Thomas Vinterberg. Além do ineditismo das exibições, ambos encontros foram marcados pela mediação e apresentação de membros do Grupo, que se esmeraram nas interpretações e análises para conduzir os debates. Quem traz o relato de como foram esses dois últimos encontros é a Coordenadora Geral do GEC, Maria Aparecida Ferreira. Confira na sequência mais detalhes sobre os filmes e as impressões de colegas dos Grupos sobre as mediações e apresentações.


Mediações recebem aplausos dos participantes

 

Festa de Família, filme dinamarquês de 1998, do Diretor Thomas Vinterberg  foi exibido dia 21 de  Agosto. É o primeiro filme do Movimento Dogma 95, cuja intenção foi criar um cinema mais realista, menos comercial, sem cenografia, som natural, câmera na mão, colorido, sem filtro ou truques fotográficos, utilizando a luz natural, observa Maria Aparecida. A Mediadora foi a integrante do Grupo Sônia Guimarães e a apresentadora do filme, a também integrante Arlete G. Zandomênico. O filme retrata o poder do patriarcado e a hipocrisia de todos frente aos relatos de abuso do pai ao filho e recebeu elogios do Grupo: “E um filme marcante, daqueles que não se esquece, extraordinário”, manifestou-se a platéia. 

 

Nesse início de Setembro, o destaque ficou por conta de Segunda Pele, filme espanhol de 1999, do diretor Gerardo Vera, exibido na Segunda-feira (04/09). O filme aborda um relacionamento familiar tumultuado pela descoberta da esposa de um caso amoroso do marido com outro homem. Dessa vez, a mediação ficou com a gequiana Letícia Felipim, que também arrancou aplausos do Grupo.  Abaixo, alguns comentários postados no Grupo do GEC, no whatsApp e compartilhados pela Coordenadora Geral.


Parabéns para nossa colega Letícia pela condução no debate. São informações sobre temas cheios de tabus. Gratidão pela participação de todas e todos”, escreveu Arlete Zandomênico. 

“Parabenizo a Letícia pelo filme, debate que com meiguice soube conduzir. Um aprendizado pela polêmica do tema”, fez questão de frisar Ivone Hantschick Fernandes.


O GEC retomou as atividades de segundo Semestre dia 07 de Agosto, com o filme "Meu Pai", que deu a Anthony Hoppkins o Oscar de Melhor Ator. Os encontros do Grupo são quinzenais e acontecem nas manhãs de Segunda-feira, no Auditório da BU-Biblioteca da UFSC. Mantendo a tradição, os encontros começam com o filme e no meio da sessão é feito um intervalo para o cafezinho de integração.

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI