Documentário russo "Anna dos 6 aos 18" encerrou programação de Setembro do Grupo de Encontro Culturais-GEC/CENETI/UNAPI


O Grupo de Encontro Culturais-GEC escolheu o Documentário "Anna dos 6 aos 18" para encerrar sua programação de Setembro. O Documentário foi lançado em meados da década de 90 e permitiu ao Grupo revisitar a Rússia dos anos 80 a 91 na exposição histórica feita pela debatedora e participante do GEC, professora Maria Bernadete Silva. O compartilhamento é da Jornalista Aline Cubas, também integrante do GEC, que mais uma vez agracia nossos leitores com seu texto impecável e de depoimentos ricos. Confiram!

Por Aline Cubas

Encerrando a programação de Setembro, os participantes do Grupo de Encontros Culturais (GEC), vinculado ao Centro de Estudantes do NETI-CENETI/UNAPI-Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, reuniram-se no último dia 18 para assistir ao documentário "Anna dos 6 aos 18", do cineasta russo Nikita Mikhalkov.
Lançada em 1995, a obra é construída a partir das filmagens que o cineasta fez de sua filha, Anna, ao longo de 13 anos, e nas quais ela é chamada a responder perguntas como “do que você mais tem medo?” e “o que você mais ama”. Os trechos são mesclados com registros da história da Rússia desse mesmo período, que abrange os anos de 1980 a 1991.
A apresentação do filme coube à professora e participante do GEC, Maria Bernadete Silva, que fez uma breve exposição histórica sobre o momento retratado pelo documentário e conduziu as discussões ao final da exibição.
A obra envolveu os participantes e gerou um debate com variados pontos de vista. “O filme e o debate de hoje foram super interessantes”, comentou a colega Dulce Grein. Estimulado pela obra, o colega Henrique disse que iria voltar a leituras sobre o assunto. “Ao assistir ao filme de hoje vivamente me recordei de um livro que ainda não terminei: ‘Um País Terrível’, de Keith Gessen: um romance que expõe ambiguidades da Rússia sem piedade. (...). Vou retomar a leitura ainda hoje”, afirmou.
“Sempre é bom debatermos vários assuntos sobre visões diferentes de muitos povos para termos mais conhecimentos globais. Achei o debate de hoje muito bom.”, concluiu a professora Bernadete.

Foto cedida pelo GEC
(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI