Aula Inaugural do NETI-UNAPI exaltou a arte de Envelhecer cantando, numa celebração aos 15 anos do Grupo Vozes da Ilha

Eles estavam esplêndidos! Estilosos, versáteis e esbanjando naturalidade, os cantores do Grupo Vozes da Ilha embalaram a Aula Inaugural de segundo Semestre do NETI-UNAPI- Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, que buscou inspiração na comemoração de 15 anos do Grupo para desejar as boas-vindas a calouros e veteranos. Convidado a palestrar, o professor Walter Ferreira de Oliveira, da UFSC, fez refletir sobre o papel da Arte no Envelhecimento Saudável, enquanto o Grupo Vozes da Ilha, regido pelo músico Nilzon Aguiar, encarregou-se de ilustrar o tema ao vivo e em cores, com a dança e vozes marcantes de seus integrantes. Aonde quer que vá e são muitos os palcos percorridos ao longo dessa década e meia, “o Grupo Vozes da Ilha transmite alegria e um repertório que expressa a arte de envelhecer cantando”, observa Bárbara Tavares, da Equipe NETI, que traz para o Blog um relato bonito e cheio de emoção sobre a Aula Inaugural de 04 de Setembro último. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades e convidados e foi marcado por recordações e homenagens. Confira abaixo!

Por Bárbara Tavares

Sorrisos, cumprimentos, descontração, troca de saberes e muita música marcaram a Aula Inaugural de segundo semestre do NETI-Universidade Aberta para as das Pessoas Idosas (NETI-UNAPI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na última Segunda-feira (04), no auditório da Reitoria 1 da UFSC. O tema da aula não poderia ter sido diferente: “Arte e Envelhecimento Saudável,” tendo como palestrante o professor Walter Ferreira de Oliveira, do Departamento de Saúde Pública da UFSC e coordenador da atividade Cultura e Arte na Promoção de Saúde para pessoas de 50 + no NETI-UNAPI. Nessa Aula comemorou-se os 15 anos de criação do Grupo Vozes da Ilha, vinculado ao Centro de Estudantes do NETI (CENETI), do NETI-UNAPI. O Grupo é coordenado pela Senhora Eddy Ferreira de Souza Frantov (93 anos) e pelo regente Nilzon Aguiar e conta com mais de 30 integrantes com idade igual ou superior a 50 anos.
Representando o Magnífico Reitor, Irineu Manoel de Souza, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Olga Regina Zigelli Garcia; o Diretor Executivo da PROEX - Prof.  Narbal Silva; a coordenadora interina do NETI-UNAPI -   Profa.  Angela Maria Alvarez; a presidenta do Centro de Estudantes do NETI (CENETI) -  Sra.  Maria Elisabeth Goidanich (Beth) e a coordenadora do Grupo Vozes da Ilha, compuseram a mesa de convidados para a abertura do evento. Em suas palavras, destacaram-se a empatia do Reitor Irineu com o NETI-UNAPI, bem como de sua história de professor atuando neste setor. Houve também uma homenagem à Profa. Lúcia Hisako Takase Gonçalves (presente) que juntamente com a Profa. Neusa Mendes Guedes foram fundadoras do NETI, por atuarem na implementação e manutenção do NETI-UNAPI. Muitos se emocionaram e podia-se notar olhos marejados e sentimentos de lembrança e gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo NETI-UNAPI.

Professora Ângela Alvarez, Coordenadora interina do NETI-UNAPI, na abertura do evento





A Aula Inaugural reuniu mais de 120 pessoas, entre autoridades da mesa, palestrante, servidores do próprio NETI-UNAPI, integrantes do Grupo de Canto Vozes da Ilha e seus convidados, estudantes, egressos, professores, ministrantes, coordenadores dos grupos, CENETI (Beth, Janete Becker, Graciela e Irmã), além das professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e convidados. Da equipe do NETI-UNAPI estavam presentes: Angela Maria Alvarez (coordenadora), estagiária Jade (curso Administração UFSC), Bianca (estagiária da Enfermagem UFSC), a senhora Mazi, o Adminstrador Augusto, as Enfermeiras Bárbara e Michele, a Assistente Social Ana Paula Balthazar e a Pedagoga Deise. Neste evento que marca o início das aulas de segundo Semestre, toda a equipe do NETI-UNAPI trabalhou com empenho e dedicação, que se fez notar pelos participantes.
Um ponto de destaque foi a palestra do Professor Walter, na qual realçou o papel da Arte no envelhecimento saudável e a importância de conhecermos e compreendermos a “diversidade da velhice nas diferentes faixas etárias” para viver bem. Sua aula foi de muita sabedoria e de conhecimento científico.





Logo após, a Enfermeira Bárbara apresentou a história do Grupo Vozes da Ilha. Ela compartilhou que buscou informações sobre o grupo em livros, no caderno de anotações da senhora Eddy (tem anotações desde 2008), com a senhora Urilda Coutinho (também do Vozes da Ilha), no Blog integraNETI, com o regente Nilzon e com as ex-coordenadoras do NETI-UNAPI (Jordelina Schier e Angela Alvarez). Dona Eddy sempre destacou que nem tudo foram flores e que é preciso lutar para melhorar cada situação vivida e a manutenção do Grupo. Na apresentação, Bárbara frisou que o Hino do NETI foi composto pela senhora Diana Leony Pinheiro, em 2002. Bárbara lembrou que o Magnifíco Reitor acompanha as redes sociais do NETI-UNAPI e compartilha publicações relativas ao NETI, bem como do Grupo. A plateia e o grupo ficaram encantados com a história e sua representatividade tanto no âmbito  da UFSC, quando fora dela.



A equipe do NETI, com a presença da Pró-reitora e o diretor Executivo da Proex homenageou o Grupo com entrega de flores e placa de agradecimentos além de uma agenda institucional. Todos os integrantes receberam lembrancinhas: uma placa de acrílico, flores e um presente especial do Gabinete da Reitoria da UFSC. Foi muito bonito perceber a emoção de cada integrante ao verem o trabalho de anos reconhecido. Valeu a pena! Não podemos deixar de dizer, a professora Angela Maria Alvarez é a madrinha do Grupo! Que maravilha! Parabéns a todos(as)!!






A senhora Eddy estava muito feliz e o regente Nilzon, tocou seu teclado com maestria. Durante todo o evento o Grupo apresentou um repertório de 10 músicas, entre elas: Hino Nacional, Rancho de Amor à Ilha, Hino em Homenagem ao NETI, Eu Vou Sonhar, Velha Rendeira, As Folhas Verdes de Verão, Taí, Banho de Lua, Ê Baiana, Muié Rendeira, e Isso Aqui o Que É? . Essa última, interpretada pela senhora Urilda Soares.
O Grupo de Canto Vozes da Ilha há 15 anos é chamado para os palcos de Florianópolis e Região. Com vestimenta formal ou com camiseta do NETI-UNAPI, os participantes se apresentam transmitindo muita alegria e com um repertório que expressa a arte de envelhecer cantando.
Atualmente o grupo é composto pela coordenadora Eddy, o regente Nilzon e os seguintes integrantes em ordem alfabética: Adalgisa, Ana Guimarães, Claudete, Denecy, Elisabete, Elizete, Helenice, João Correia, Katiely, Leda Aguiar, Leda Mônica, Ligia Ribeiro, Luiza, Luiza Julia, Maria da Graça, Maria de Lourdes, Maria Helena, Marli, Nair, Ney Brasil, Nicia, Olinda, Pedro, Rosa, Tania, Thais, Urilda, Verino e Zeni.
Deseja participar do grupo? É preciso ter 50 anos de idade ou mais e conversar com a senhora Eddy ou o regente Nilzon nos ensaios que ocorrem às sextas-feiras, no Templo Ecumênico da UFSC, das 14h às 17h.









Texto produzido pela Enfermeira Bárbara e revisado pela equipe do NETI-UNAPI.
Fotos e vídeos: Enfermeira Bárbara e Michele, Regente Nilzon e Graciela Baigorria, do CENETI.

(VA)

Comentários

  1. Primeiramente quero agradecer a todos os envolvidos, para que esse evento se tornasse tão maravilhoso e verdadeiro. Tenho 3 anos de participação no Coral Vozes da Ilha e não penso nunca em deixar esse "maravilhoso grupo" no qual me sinto em casa. Obrigado mais um vez pelo privilégio de fazer parte desse maravilhoso Coral.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! Parabéns ao Grupo de Canto Vozes da Ilha e ao NETI pela belissima trajetória! Eu tenho lembranças inesquecíveis desse Grupo que tanto embalou o meu coração! Obrigada. Recebam meu carinho, bjs da Nina Schier

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI