Encontro intergeracional promovido pelo NETI/UNAPI levou alunos da Escola Tenente Almachio a refletirem sobre Envelhecimento na UFSC


Estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Tenente Almachio, do bairro Tapera, em Florianópolis, tiveram uma manhã inédita dia 14 de Setembro último, proporcionada pelo NETI/UNAPI- Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, com o Encontro “Intergeracionalidade - educação sensível para o Envelhecimento”, realizado no Espaço Cultural Gênero e Diversidade, da UFSC. Recebidos com um café da manhã por Grupos do NETI e servidores, os estudantes participaram de dinâmicas interativas e reflexivas, num encontro que fez pensar sobre o processo de envelhecer e situações enfrentadas por essa parcela significativa da população, como discriminação e preconceito. Quem compartilha o encontro com o Blog integraNETI  é a enfermeira Michele, do NETI/UNAPI, com texto e fotos que mostram momentos lindos de harmonia e de muita troca afetiva entre adolescentes da Escola e  idosos do NETI.

Grupo Vozes da Ilha mostrou seu talento e carisma


Por Deise Rateke, da Equipe NETI

Na manhã do dia 14 de Setembro de 2023, a Universidade Aberta para as Pessoas Idosas - NETI-UNAPI promoveu o encontro “Intergeracionalidade - educação sensível para o envelhecimento” com estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Tenente Almachio, do bairro Tapera e coordenadores e integrantes dos grupos do NETI-UNAPI no Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD), na UFSC. A proposta do encontro surgiu do projeto “Educação para o envelhecimento” da Profa. Elaine Lima da Silva - socióloga com estudo de mestrado na área da gerontologia, com o objetivo de problematizar as diferentes dimensões do viver, crescer e envelhecer na contemporaneidade. 
O NETI-UNAPI tem sido referência na educação permanente de pessoas idosas que buscam se manter ativas, apesar da discriminação, preconceito e estereótipo que a sociedade lhes impõe. Neste mesmo contexto, encontram-se os(as) adolescentes, que vivem um período especial de seu desenvolvimento e, em sua formação escolar, tiveram a possibilidade de experimentar o convívio com pessoas idosas, fortalecer imagens positivas sobre o processo de envelhecer, com vistas ao enfrentamento do idadismo/etarismo.
Neste encontro intergeracional foram desenvolvidas dinâmicas interativas e reflexivas com diferentes modalidades de apresentações dos grupos: “A Hora da História”, “Renascer” e o grupo de Canto “Vozes da Ilha”. O encontro contou com a participação de mais de 40 pessoas.
Os alunos da escola Tenente Almachio foram recebidos pelos servidores e grupos do NETI-UNAPI com um café da manhã. A abertura do evento foi realizada pela professora Angela Maria Alvarez, coordenadora do NETI-UNAPI e pela professora Elaine. A manhã foi repleta de boas energias, ludicidade, vivência e trocas afetivas entre jovens e idosos, contando também com momentos de reflexão sobre o envelhecimento populacional, as experiências vividas com pessoas idosas, o preconceito e a discriminação intergeracional, além de apresentar o envelhecimento como mais uma etapa da vida que pode e deve ser experenciada de forma equilibrada, saudável e feliz.

Grupo Renascer fez apresentação especial para os alunos

Margarete Melo exercitou a reflexão


Dulce Grein, do Grupo "A Hora da História", cativou com suas histórias bonitas  

Professora Elaine Lima da Silva, à esquerda, idealizadora do Encontro 


Professora Elaine, à frente, clicou a harmonia do Encontro, aberto pela Coordenadora do NETI/UNAPI, Angela Alvarez, à esquerda, abraçada com a netiana Helenice, do Grupo Vozes da Ilha

Dona Eddy, 93 anos, do Grupo Vozes da Ilha, encantou os alunos

Texto elaborado por Deise Rateke e revisado pela Equipe NETI-UNAPI. Fotos: Professora Elaine, Deise e Ana Paula.

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI