PPA Participativo do SUAS: Segmentos da pessoa idosa em SC terão até 14 de Julho para encaminharem suas propostas ao Plano Plurianual 2024/2027


O Estado de Santa Catarina terá até 14 de Julho para encaminhar suas propostas ao PPA Participativo do SUAS-Sistema Único de Assistência Social. O lembrete é da Assistente Social Maria Cecília Antonia Godtsfriedt, Especialista em Gerontologia Social e Assessora Estadual do Fórum de Usuárias/os do SUAS SC. Nesse último final de semana, a Especialista, que por décadas também foi professora do NETI/UNAPI, enviou Convite reflexão ao Blog integraNETI em que chama atenção para a importância da Contribuição ao processo participativo na formação do Plano Plurianual (2024/2027). Conforme a Especialista, é necessário pensar uma garantia mais efetiva desses espaços nas Instituições de Ensino Superior-IES, bem como na questão da Saúde, com foco, inclusive, em políticas públicas de caráter preventivo para retardar as doenças degenerativas. 
Vejam abaixo o texto escrito pela própria Assistente Social, em que ela convida para a votação da proposta de 1% para o financiamento do SUAS e reitera a sua preocupação e vontade em ver os estudantes do NETI/UNAPI e demais segmentos da pessoa Idosa de Santa Catarina engajados na formulação de propostas para ampliar os direitos da pessoa idosa.


Por Maria Cecilia Antonia Godtsfriedt
Contribuição ao processo participativo na formação do Plano Plurianual (2024/2027)

É muito importante a participação de todos nós, cidadãs/os, na construção do PPA, pois é o caminho fundamental para garantia e a conquista de Direitos. O PPA  participativo nos propicia a oportunidade de termos uma maior diversidade de públicos manifestando de acordo com os seus segmentos e objetivos de lutas e interesses legítimos. Portanto, está sendo possibilitado essa construção coletiva com a sociedade civil. Nós, da bandeira da Assistência Social daqui de  Santa Catarina, estamos trabalhando e votando (no link abaixo a ser divulgado ) para a conquista da proposta de 1% para o financiamento do SUAS, ou seja, a aprovação da PEC 383/2017 que garante 1% da receita liquida do respectivo  exercício financeiro no financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A  exemplo dessa proposta, estamos de forma voluntária, nos dirigindo ao segmento da pessoa idosa, (os alunos idosos organizados em associações , grêmios e fóruns, entre outras formas de organização) vinculados às IES, que poderão expressar os seus pleitos de ampliar os direitos da pessoa idosa. Temos legislações destinadas, mas muitos desafios ainda nos são apresentados, tais como : Abuso e negligência contra as pessoas idosas, tanto institucionais como familiares; a questão da acessibilidade em lugares públicos e privados; a saúde na velhice e assistência em domicilio, entre outros desafios que estão de forma sublinear postos em nossa sociedade.
 
O que fazer ?! Temos que ter mais espaços para mobilizarmos e abrir um diálogo com a sociedade sobre o aumento da população que cresce também com muitas perdas econômicas e financeiras.  Por fim, gostaria de mobilizar a todos que não percam essa oportunidade de estarem expressando suas propostas, não há limites para votações, ou seja Participe, convide outras pessoas e vamos reconstruir o Brasil que queremos.
Segue abaixo o link para as votações: Para votar podes criar uma conta no sistema GOV.BR no link https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=www.gov.br&authorization_id=188e5a1261c.
Se você já tem a conta pode acessar o link de votação.
https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/3409
 
(VA)

Comentários

  1. Ola a todas e todos agradeço o espaço e espero que possamos ter vingado os anseios de todos. OBRIGADA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI