Grupo Teatral "Estamos Aí", do NETI/UNAPI, encantou residentes do Spazio Vital – Living Care com a peça "A vida depois dos 50"

 

O  Grupo Teatral Estamos Aí, do NETI/UNAPI- Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, encerrou o mês de Junho sob aplausos do residencial geriátrico Spazio Vital - Living Care, com a peça "A vida depois dos 50". O evento fechou uma série de apresentações especiais do Grupo em residenciais geriátricos. Antes do Spazio Vital, sediado na Carvoeira, em Florianópolis/SC, os atores do “Estamos Aí” fizeram duas apresentações no Norte da Ilha. "A vida depois dos 50" mostra o contraste da rotina diária de duas casas: uma com pessoas ativas e outra com pessoas mal humoradas, doentes físico e emocionalmente. Quem conta os detalhes da encenação é a atriz Elisete Ferreira, atriz e integrante do Grupo, também parceira de Conteúdo do Blog integraNETI. Confira!

Por Elisete Ferreira

“No dia 29 de  Junho foi realizada mais uma apresentação da peça  "A vida depois dos 50". O acontecimento foi no período matutino, na Carvoeira, no residencial geriátrico Spazio Vital - Living Care. O convite foi realizado em Maio, mas na agenda do Grupo Teatral só foi possível fazer a apresentação no fim de Junho. Só relembrando, ocorreram apresentações nos residenciais geriátricos: Atlântico Sul  e  Lar Cantinho dos Idosos, ambos no Norte da Ilha.
O residencial geriátrico Spazio Vital - Living Care convidou o Grupo Teatral porque   um dos objetivos da instituição é  gerar situações que trabalhem o equilíbrio mental e corporal e atividades como musicoterapia e terapias artísticas e culturais.  É proposta do Grupo "zelar pelo tratamento físico e mental dos nossos residentes através de trabalhos realizados diariamente como hidroginástica com piscina aquecida, atividades físicas, lúdicas e cognitivas".
O Grupo Teatral foi recepcionado pela equipe de trabalho do residencial geriátrico e pelos hóspedes, num muito  ambiente acolhedor, ficando claro que todos desejavam ter um momento de descontração com a arte. Nem imaginavam que também teriam um momento especial com a música.
A peça foi apresentada num espaço interno amplo, que acomodou o palco e a platéia. Nem mesmo o dia chuvoso com uma temperatura baixa estragou o espetáculo, pois atores e público estavam dispostos a estar num clima de arte e diversão.
A peça "A vida depois dos 50" mostra o contraste de rotina diária de duas casas. Uma com pessoas que são ativas, preocupadas com a  qualidade de vida e se preparam para uma animada Festa a Fantasia, essa foi chamada de Casa Feliz. A outra casa é composta por pessoas mal humoradas, doentes físico e emocionalmente, isoladas de tudo e de todos, denominada Casa Triste.
A peça possui cenas interpretadas com muita informação, mas tem até cenas com ausência de texto, momentos com tensão e outros com uma energia contagiante, com situações onde a arte e a música são temperadas com carinho e risos. Os integrantes do Grupo Teatral foram presenteados pela participação animada de quase todos os idosos. Finalizando,  a  peça gera um ensejo animado entre atores e público, como mostram as fotos.



Fotos: Grupo Teatral "Estamos Aí"

(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI